Moção aplaude atuação de enfermeira na saúde de Toledo

por Paulo Torres publicado 01/11/2017 09h55, última modificação 08/11/2017 11h00
A Câmara Municipal teve apresentado o Requerimento nº 181, que propõe moção de aplausos à enfermeira Adiles Dasoler Friedrich, pela dedicação à saúde pública no Município de Toledo. O documento subscrito por 10 vereadores expressa “votos de aplausos desta Casa de Leis pelos seus anos de dedicação à saúde pública”. Nascida em Concórdia, SC, há 78 anos, ela veio residir em Toledo com seu marido, construiu sua família e firmou raízes, sendo a primeira enfermeira contratada pelo Município. Inicialmente atuou no antigo CSU, em 1983, passando ao Mini Hospital e trabalhando na saúde municipal até 2009, tendo idealizado a unidade volante para atender o interior, além de dirigir departamentos no setor.
Moção aplaude atuação de enfermeira na saúde de Toledo

Requerimento de homenagem à enfermeira foi entregue antes da sessão com a presença de colegas e familiares

A Câmara Municipal teve apresentado o Requerimento nº 181, que propõe moção de aplausos à enfermeira Adiles Dasoler Friedrich, pela dedicação à saúde pública no Município de Toledo. O documento foi proposto na sessão de segunda-feira, dia 30, subscrito por 10 vereadores e expressa “votos de aplausos desta Casa de Leis pelos seus anos de dedicação à saúde pública”. Nascida em Concórdia, SC, há 78 anos, ela veio residir em Toledo com seu marido Rosauro Dalcino Friederich, construiu sua família e firmou raízes, sendo a primeira enfermeira contratada pelo Município de Toledo. Inicialmente atuou no antigo Centro Social Urbano-CSU, em 1983, passando ao Mini Hospital após a sua consolidação.

É profissional referência na área da saúde”, aponta o documento da Câmara, subscrito pelos vereadores Leandro Moura, Airton Savello, Edmundo Fernandes, Genivaldo Paes, Luís Fritzen, Neudi Mosconi, Olinda Fiorentin, Renato Reimann, Valtencir Careca e Walmor Lodi. Os vereadores destacam a enfermeira Adiles Dasoler Friedrich como “referência e exemplo” em dedicação e integridade, “representando brilhantemente a profissão”. A enfermeira trabalhou para o Município até o ano de 2009, passando também um período no Hospital Bom Jesus, além de ter integrado como membro o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), desenvolvendo o projeto “Joia Rara”. Adiles também foi precursora no projeto fitoterápicos em Toledo, após curso de formação fornecido pela Itaipu Binacional sobre o desenvolvimento e aplicação de plantas medicinais. Da mesma maneira atuou chefiando alguns departamentos na Secretaria de Saúde e idealizou a implantação da “Unidade Volante” para atendimento à população nos distritos, que na época não tinham as UBS’s. Ela também lecionou no Colégio Estadual Dario Vellozo em cursos de enfermagem, além de sua atuação como enfermeira, um dos principais protagonistas do sistema de saúde, “ativamente assistindo aos pacientes, monitorando o progresso e resultados, desenvolvendo cuidados, educando os pacientes e outros membros da equipe multidisciplinar de assistência”, destaca o documento da Câmara Municipal.

Além de uma enfermeira com ampla formação acadêmica e vasta experiência profissional é, também, um ser humano ímpar, de grande generosidade e solicitude, sempre disposta a ajudar aqueles que recorreram a ela, oferecendo compaixão e dignidade, acima de tudo desenvolvendo sua vocação cuidando de vidas”, finaliza o Requerimento nº 181, apresentado na Câmara Municipal na sessão ordinária de 30 de outubro. A entrega do documento à enfermeira Adiles Dasoler Friedrich foi feita antes da sessão de segunda-feira, dia 6, em ato que contou com a presença também de seu esposo, neto e familiares e colegas de enfermagem e da saúde.