Notícias

por tol publicado 17/12/2015 15h20, última modificação 05/01/2016 15h05
Câmara ouve comunidades sobre proposta de distrito

Câmara ouve comunidades sobre proposta de distrito

por Paulo Torres — última modificação 29/05/2015 10h59

O plebiscito para ouvir a população sobre a criação do Distrito de Bom Princípio teve a participação de 388 votantes (47,37%), faltando 22 eleitores para que tivesse valor legal. Seria necessário que 50% mais um dos eleitores votassem a favor ou contra a proposta, a qual precisaria então de 50% mais um dos votos para ser aprovada. A votação foi realizada no sábado, dia 23, quando servidores da Câmara Municipal e integrantes das comunidades das três localidades receberam os votos dos eleitores. A apuração mostrou que dos 819 eleitores aptos a votar 388 compareceram, sendo que 383 votaram no “Sim” à criação do Distrito de Bom Princípio e 5 votaram “Não” à proposta. O maior comparecimento foi em Bom Princípio, onde compareceram 280 de 444 eleitores (63,06%), enquanto em Linha Gramado 41 dos 71 aptos a votar compareceram à urna (57,74%) e em Vista Alegre foram à urna apenas 67 de 280 votantes inscritos (23,92%).

Câmara ouve comunidades sobre proposta de distrito - Leia mais…

Parceria viabiliza curso de atualização de servidores da Câmara

Parceria viabiliza curso de atualização de servidores da Câmara

por Paulo Torres — última modificação 25/05/2015 10h10

Uma parceria da Escola do Legislativo com a Escola de Administração Pública viabilizou um curso de atualização dos servidores da Câmara Municipal de Toledo na área de redação de documentos e projetos. O curso, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, contou com cerca de 30 participantes, entre servidores e assessores, e na sua abertura a presidente da Escola do Legislativo, Sueli Guerra, destacou a necessidade de estar sempre aprendendo, além de sua alegria em ver o número de inscritos. O ato, realizado na antiga sede da UFPR junto à Funet, também reuniu na sede da Escola de Administração Pública, a sua diretora, Cláudia Piacenti, além dos professores Janete Márcia Nascimento e Afonso Simch, que ministraram as aulas, e os servidores que integram a atual composição da Escola do Legislativo.

Parceria viabiliza curso de atualização de servidores da Câmara - Leia mais…

Câmara consulta população sobre criação de novo distrito

Câmara consulta população sobre criação de novo distrito

por Paulo Torres — última modificação 22/05/2015 14h54

As comunidades de Bom Princípio, Gramado e Vista Alegre serão consultadas neste sábado, dia 23, sobre a proposta de criação do Distrito de Bom Princípio. O plebiscito, organizado pela Câmara Municipal, será realizado das 13h às 17h e deve ouvir a população sobre a proposta de consulta popular aprovada na Câmara Municipal. Podem votar no plebiscito 840 eleitores inscritos em Vista Alegre, Bom Princípio e Gramado. A consulta será feita em cédula impressa que será depositada em urnas distribuídas nos locais de votação tradicionais das três comunidades.

Câmara consulta população sobre criação de novo distrito - Leia mais…

Audiência na Câmara expõe saúde no quadrimestre

Audiência na Câmara expõe saúde no quadrimestre

por Paulo Torres — última modificação 21/05/2015 13h02

A Câmara Municipal de Toledo realiza no próximo dia 21, audiência pública para exposição dos dados relativos à saúde pública municipal no primeiro quadrimestre do ano pela Secretaria Municipal de Saúde. A audiência, a cargo da Comissão da Saúde e Seguridade Social, será realizada na quinta-feira, às 18:30h, contando a presença da secretária da Saúde, Denise Helena Campos, além de equipe da Secretaria da Saúde. Integram a Comissão da Saúde e Seguridade Social da Câmara Municipal os vereadores Marcos Zanetti, como presidente; Edinaldo Santos, Renato Reimann, Neudi Mosconi e Sueli Guerra, como vice-presidente.

Audiência na Câmara expõe saúde no quadrimestre - Leia mais…

Câmara desafeta e autoriza venda de imóveis para 312 residências

Câmara desafeta e autoriza venda de imóveis para 312 residências

por Paulo Torres — última modificação 19/05/2015 14h56

A Câmara Municipal aprovou na sessão de segunda-feira, dia 18 de maio, em votação final, os projetos de leis 53 e 54, desafetando e autorizando a doação de áreas para investimentos em dois projetos de habitação. Um é no Loteamento Nascer do Sol, com 104 unidades que serão feitas pelo Programa Minha Casa Minha Vida em convênio com a Cohapar e outro de 208 apartamentos no bairro São Francisco, pelo programa Carta de Crédito FGTS. A sessão contou com professores estaduais que, com roupas pretas e mordaças, manifestaram-se contra a reprovação do Requerimento nº 132, que propunha moção de repúdio ao governador Beto Richa pela violência de 29 de abril em Curitiba. A sessão também votou e aprovou em turno final, por unanimidade, outros três projetos de leis.

Câmara desafeta e autoriza venda de imóveis para 312 residências - Leia mais…

Presidente da Câmara destaca mudanças na proposta da reforma política

Presidente da Câmara destaca mudanças na proposta da reforma política

por Paulo Torres — última modificação 26/05/2015 10h33

O recuo do relator da reforma política na sua proposta de mandato de dois anos para os próximos vereadores foi saudada pelo presidente da Câmara Municipal de Toledo, Ademar Dorfschmidt, por atender a posição da UVB-União dos Vereadores do Brasil. O vereador toledano manteve contato com o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) em Brasília como presidente da Comissão Especial da Reforma Política da UVB, a qual teve como relatora a vereadora Sueli Guerra. Ademar esteve em Brasília na terça e quarta-feira, retornando na madrugada desta sexta, dia 15 de maio. Para os vereadores da UVB não se justifica fazer duas eleições em dois anos como propunha o relator.

Presidente da Câmara destaca mudanças na proposta da reforma política - Leia mais…

Alunos de São Luiz visitam a Câmara e pedem melhorias

Alunos de São Luiz visitam a Câmara e pedem melhorias

por Paulo Torres — última modificação 26/05/2015 15h42

Um grupo de alunos da Escola Municipal de São Luiz do Oeste esteve acompanhando a sessão da Câmara Municipal na segunda, dia 11. Juntamente com a diretora Marilda Lira e com a professora Giselle Makus e a professora auxiliar Liane Basi, os 14 alunos do terceiro ano da escola do Distrito de São Luiz acompanharam a abertura e as primeiras manifestações e em seguida a sessão foi suspensa e receberam a palavra. O aluno Igor Amâncio falou em nome dos alunos, usando cadeira e microfone o invés da tribuna devido ao seu tamanho. Ele leu uma carta destacando a estrutura que o distrito possui, apontando que São Luiz “é maravilhoso”. O estudante também propôs que o posto de saúde tenha um dentista, sejam implantadas calçadas com acesso para deficientes e outras melhorias, incluindo pista de skate.

Alunos de São Luiz visitam a Câmara e pedem melhorias - Leia mais…

Ademir Paludo toma posse como vereador pela terceira vez

Ademir Paludo toma posse como vereador pela terceira vez

por Paulo Torres — última modificação 18/05/2015 09h30

O suplente Ademir Paludo assumiu o mandato de vereador de Toledo nesta terça-feira, dia 12 de maio, assinando termo de posse em ato na Presidência do Legislativo, a partir das 11h, com as presenças também dos vereadores Airton Paula e Marcos Zanetti. No ato o presidente da Câmara, Ademar Dorfschmidt, ao assinar a sua posse, desejou sucesso ao novo vereador em seu período e Ademir Paludo agradeceu e lembrou das mudanças na Câmara Municipal nesta nova interinidade. Ele comentou que agora a presidência passou a Ademar Dorfschmidt enquanto em seu último período o presidente era Adriano Remonti e o titular Luiz Johann era segundo secretário. Paludo destacou ainda que é a primeira vez que assume com os vereadores titulares da bancada do PP e por isso espera uma experiência diferente. Para Paludo o período na Câmara Municipal equivale a uma faculdade de cinco anos pelo que se aprende no Legislativo em um mês.

Ademir Paludo toma posse como vereador pela terceira vez - Leia mais…

Luiz Carlos Johann se licencia da Câmara Municipal

Luiz Carlos Johann se licencia da Câmara Municipal

por Paulo Torres — última modificação 12/05/2015 14h52

O vereador Luiz Carlos Johann, que é também segundo vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, licenciou-se de seu mandato. A licença de 30 dias do vereador foi anunciada na sessão de segunda-feira, dia 11 de maio, quando Johann disse na tribuna que sai da Câmara Municipal por um mês para tratar de assuntos sobre os quais não pode comentar agora, mas que tem certeza absoluta que serão para o bem do município e da comunidade. No lugar de Johann assume o primeiro suplente Ademir Paludo, que recebeu 733 votos nas eleições de 2012 pela coligação PP-PRP, ficando como segundo suplente. Com a posse neste ano do primeiro suplente Odair Maccari, Ademir Paludo assumiu a primeira suplência da coligação.

Luiz Carlos Johann se licencia da Câmara Municipal - Leia mais…

Ações do documento