Notícias

por tol publicado 17/12/2015 15h20, última modificação 05/01/2016 15h05
Emdur presta contas na Câmara em audiência da CFO

Emdur presta contas na Câmara em audiência da CFO

por Paulo Torres — última modificação 08/10/2019 11h39

A Câmara de Toledo encerrou na sexta-feira, dia 27, uma série de audiências públicas para prestação de contas de atividades, receitas e despesas em várias áreas da administração toledana. Na sexta-feira a audiência pública foi para que a Emdur realizasse a apresentação semestral das contas aos vereadores da CFO-Comissão de Finanças e Orçamento. A CFO é integrada pelos vereadores Ademar Dorfschmidt, presidente; Gabriel Baierle, vice-presidente; Renato Reimann, secretário e os membros Vagner Delabio e Corazza Neto. A audiência reuniu representantes da Emdur e ainda os vereadores Walmor Lodi e Janice Salvador, entre outros.

Emdur presta contas na Câmara em audiência da CFO - Leia mais…

Audiência na Câmara expõe dados da Educação

Audiência na Câmara expõe dados da Educação

por Paulo Torres — última modificação 30/09/2019 09h22

A Câmara de Toledo reuniu na quarta-feira, dia 25, às 14h, os vereadores integrantes da CEC-Comissão da Educação, Cultura e Desporto para prestação de contas da SMED-Secretaria Municipal de Educação e Cultura sobre o segundo quadrimestre do ano. A audiência na Câmara de Toledo, prevista em lei municipal, ouviu a secretária da pasta, Edna Schaeffer Amaral, sobre as atividades previstas e as ações desenvolvidas. A audiência reuniu os vereadores da CEC Janice Salvador, Pedro Varela, Ascânio Butzge e Marly Zanete e ainda Marcos Zanetti, além das presenças dos vereadores Airton Savello e Corazza Neto, além da secretária e vários integrantes de sua equipe.

Audiência na Câmara expõe dados da Educação - Leia mais…

Boletim traz audiências, silêncio por Nesello e Massing e moções

Boletim traz audiências, silêncio por Nesello e Massing e moções

por Paulo Torres — última modificação 25/09/2019 09h39

O boletim Toledo Legislativo n° 215 está on-line com informações das audiências do mês de setembro em diferentes Comissões Permanentes e que seguem nos dias 25, 26 e 27, todas na Câmara Municipal. Traz ainda a homenagem com minuto de silêncio na sessão de segunda-feira a Lautério Massing e a Henrique Nesello, além de moção proposta lembrando os 25 anos do CMEI Nono Giacomazzi. Outra moção destaca a empresa Sferriê pelo 1º lugar geral na 46º Festa do Porco e outras aplaudem as paratletas Vanderléia Gimenes e Maria Olinda dos Santos por sua convocação para a Seleção Brasileira de Handebol e a Fernando Aloisio Henz Müller, da Unioeste, pelo 1º lugar no 29º Prêmio Paraná de Economia, entre outras notícias.

Boletim traz audiências, silêncio por Nesello e Massing e moções - Leia mais…

Moção aplaude Sferriê por vitória no Caça e Pesca

Moção aplaude Sferriê por vitória no Caça e Pesca

por Paulo Torres — última modificação 24/09/2019 14h59

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 23 de setembro, teve apresentada moção de aplausos à empresa Sferriê Água Mineral pelo 1º lugar geral no concurso do Clube de Caça e Pesca. A proposição foi apresentada através do Requerimento nº 311, o qual propõe “moção de aplausos à empresa Sferriê Água Mineral pela conquista do 1º lugar geral no concurso realizado durante a 46º Festa do Porco no Rolete”.

Moção aplaude Sferriê por vitória no Caça e Pesca - Leia mais…

Moção aplaude concessionária por transporte de jovens

Moção aplaude concessionária por transporte de jovens

por Paulo Torres — última modificação 24/09/2019 14h54

A sessão da Câmara de Toledo teve apresentado o Requerimento nº 312, o qual propõe moção de aplausos à Viação Sorriso de Toledo por seu apoio ao curso “Jovens na Universidade”. A proposição foi apresentada na sessão de segunda-feira, dia 23 de setembro, sendo subscrita por onze vereadores.

Moção aplaude concessionária por transporte de jovens - Leia mais…

Câmara registra 25 anos do CMEI Nono Giacomazzi

Câmara registra 25 anos do CMEI Nono Giacomazzi

por Paulo Torres — última modificação 25/09/2019 09h10

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 23 de setembro, teve apresentada moção de aplausos ao CMEI Nono Giacomazzi, pelos vinte e cinco anos de sua atuação. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nono Giacomazzi completou 25 anos de existência em Toledo, atendendo a região da Vila Paulista.

Câmara registra 25 anos do CMEI Nono Giacomazzi - Leia mais…

Moção aplaude toledano pelo 29º Prêmio Paraná de Economia

Moção aplaude toledano pelo 29º Prêmio Paraná de Economia

por Paulo Torres — última modificação 24/09/2019 14h43

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 23, teve apresentado o Requerimento nº 314, o qual propõe moção de aplausos a Fernando Aloisio Henz Müller, estudante da Unioeste, pelo 1º lugar no 29º Prêmio Paraná de Economia. A manifestação da Câmara de Toledo foi proposta em documento subscrito por 14 vereadores.

Moção aplaude toledano pelo 29º Prêmio Paraná de Economia - Leia mais…

Moção aplaude paratleta por convocação a seleção

Moção aplaude paratleta por convocação a seleção

por Paulo Torres — última modificação 24/09/2019 14h38

A sessão da Câmara de Toledo teve apresentado o Requerimento nº 315, o qual propõe moção de aplausos a Vanderléia Gimenes, pela convocação para o treinamento da Seleção Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas. A proposição foi apresentada na segunda-feira, dia 23 de setembro, sendo subscrita por 15 vereadores.

Moção aplaude paratleta por convocação a seleção - Leia mais…

Moção parabeniza atleta por convocação inicial ao Parapan

Moção parabeniza atleta por convocação inicial ao Parapan

por Paulo Torres — última modificação 24/09/2019 14h34

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 23, teve apresentado o Requerimento nº 316, o qual propõe moção de aplausos à atleta de HCR-Handebol em Cadeira de Rodas Maria Olinda dos Santos. A homenagem da Câmara de Toledo foi proposta pela sua convocação para o treinamento da Seleção Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas.

Moção parabeniza atleta por convocação inicial ao Parapan - Leia mais…

Câmara tem novas audiências públicas para fechar setembro

Câmara tem novas audiências públicas para fechar setembro

por Paulo Torres — última modificação 26/09/2019 09h26

A Câmara de Toledo prossegue nesta quinzena final de setembro a série de audiências programada ao longo do mês em diferentes Comissões Permanentes. Após a prestação de contas à CFO-Comissão de Finanças e Orçamento a Câmara realiza audiências de prestação de contas da educação, da saúde e da Emdur. As audiências serão desenvolvidas nos dias 25, 26 e 27 de setembro, todas no Edifício Vereador Güerino Viccari, sede da Câmara Municipal.

Câmara tem novas audiências públicas para fechar setembro - Leia mais…

Silêncio homenageia Lautério Massing e Henrique Nesello

Silêncio homenageia Lautério Massing e Henrique Nesello

por Paulo Torres — última modificação 26/09/2019 09h25

A Câmara de Toledo realizou um minuto de silêncio em homenagem a Lautério Massing e Henrique Nesello, falecidos no domingo e na manhã de segunda-feira, respectivamente. A homenagem dos vereadores foi solicitada na abertura da sessão da Câmara de Toledo, nesta segunda-feira, dia 23, quando Ademar Dorfschmidt solicitou a homenagem ao produtor rural, pai do ex-presidente da Câmara de Toledo, Rogério Massing, cuja atuação como esportista foi destacada por Valtencir Careca.

Silêncio homenageia Lautério Massing e Henrique Nesello - Leia mais…

Audiência expõe folha em 49,59% e destaca asfaltamento

Audiência expõe folha em 49,59% e destaca asfaltamento

por Paulo Torres — última modificação 23/09/2019 15h43

As contas municipais de Toledo no segundo quadrimestre de 2019 mostram gastos com pessoal em 49,59%, enquanto as despesas com educação ficaram em 22,07% contra uma exigência legal de 25% e os gastos com saúde atingiram 26,89% contra um percentual previsto de 15%. Os dados foram expostos na Câmara nesta quarta-feira, dia 18, em audiência de prestação de contas à CFO-Comissão de Finanças e Orçamento a partir das 14h. A audiência reuniu o prefeito Lucio de Marchi e o secretário da Fazenda Balnei Rotta, além dos vereadores da CFO Ademar Dorfschmidt, presidente; Gabriel Baierle, vice-presidente; Renato Reimann, secretário; e Vagner Delabio, membro.

Audiência expõe folha em 49,59% e destaca asfaltamento - Leia mais…

Boletim traz GR na tribuna, Acamop e moções a fanfarras e Aconchego

Boletim traz GR na tribuna, Acamop e moções a fanfarras e Aconchego

por Paulo Torres — última modificação 18/09/2019 10h49

O boletim Toledo Legislativo n° 214 está on-line com informações da participação da Associação Toledana de Ginástica Rítmica, onde expôs antes da sessão de segunda, dia 16, o risco de encerramento do projeto existente há mais de 20 anos em Toledo. O presidente da Câmara, Antônio Zóio, disse que vai estudar o repasse de R$ 100 mil via devolução ao Poder Executivo. Na manhã de segunda-feira o presidente da Acamop, Gabriel Cadini, esteve em visita ao presidente da Câmara, Antônio Zóio, juntamente com seu vice-presidente, Ronaldo Pohl, e assessores. A sessão da Câmara teve ainda moções pelos 47 anos da Fanfarra de São Luiz do Oeste, ao Grupo Aconchego pelo trabalho de combate à depressão e aos 27 anos da Fanfarra de Novo Sobradinho, entre outras notícias.

Boletim traz GR na tribuna, Acamop e moções a fanfarras e Aconchego - Leia mais…

Moção aplaude Fanfarra de Novo Sobradinho por seus 27 anos

Moção aplaude Fanfarra de Novo Sobradinho por seus 27 anos

por Paulo Torres — última modificação 17/09/2019 15h12

A Câmara de Toledo teve apresentado na sessão de segunda-feira, dia 16 de setembro, o Requerimento nº 303, que propõe moção de aplausos à Fanfarra da Escola de Novo Sobradinho pelos 27 anos de existência. A homenagem da Câmara, dirigida a Clóvis Scarton, expressa “os aplausos desta Casa de Leis à Fanfarra da Escola de Novo Sobradinho, pelos vinte e sete (27) anos de existência”, comemorados no dia 7 de setembro.

Moção aplaude Fanfarra de Novo Sobradinho por seus 27 anos - Leia mais…

Câmara aplaude Fanfarra de São Luiz pelos seus 47 anos

Câmara aplaude Fanfarra de São Luiz pelos seus 47 anos

por Paulo Torres — última modificação 17/09/2019 15h09

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 16, teve apresentado o Requerimento nº 304, que propõe moção de aplausos à Fanfarra das Escolas Municipal, Estadual e Comunidade de São Luiz do Oeste pelos 47 anos de atuação. O documento é dirigido ao professor Cristiano Kronbauer, maestro da Fanfarra de São Luiz do Oeste, que neste ano desfilou no Parque Ecológico Diva Paim Barth no dia 7 de setembro com 40 integrantes.

Câmara aplaude Fanfarra de São Luiz pelos seus 47 anos - Leia mais…

Moção apoia incluir Guarda Municipal em aposentadoria especial

Moção apoia incluir Guarda Municipal em aposentadoria especial

por Paulo Torres — última modificação 17/09/2019 14h56

A Câmara de Toledo teve apresentado na sessão de segunda-feira, dia 16, o Requerimento nº 305, que propõe moção de apoio à inclusão da Guarda Municipal de Toledo e de todas as cidades brasileiras, na aposentadoria especial da PEC que modifica o sistema de previdência social. A moção apoia a inclusão da Guarda Municipal de Toledo e de todas as cidades brasileiras, na aposentadoria especial da PEC que modifica o sistema de previdência social, estabelece regras de transição e disposições transitórias.

Moção apoia incluir Guarda Municipal em aposentadoria especial - Leia mais…

Moção aplaude ginastas acrobáticas por título nacional

Moção aplaude ginastas acrobáticas por título nacional

por Paulo Torres — última modificação 17/09/2019 14h50

A sessão da Câmara de Toledo teve apresentado o Requerimento nº 306, que propõe moção de aplausos à Equipe Toledana de Ginástica Acrobática, Campeã Nacional sub-16, categoria iniciantes. As disputas foram realizadas em São Bernardo do Campo, SP. O documento foi subscrito por 16 vereadoras e vereadores e foi apresentado na sessão de segunda-feira, dia 16.

Moção aplaude ginastas acrobáticas por título nacional - Leia mais…

Moção aplaude escola por projeto sobre formigas cortadeiras

Moção aplaude escola por projeto sobre formigas cortadeiras

por Paulo Torres — última modificação 17/09/2019 14h42

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 16, teve apresentado o Requerimento nº 307, que propõe moção de aplausos à Escola Municipal Miguel Dewes pela implementação do Projeto de Combate à Formiga Cortadeira. O projeto incluiu o curso de Manejo e Controle de Formiga Cortadeira, realizado na escola e aberto à comunidade. A manifestação da Câmara à escola do Distrito de Dez de Maio foi subscrita por 16 vereadoras e vereadores.

Moção aplaude escola por projeto sobre formigas cortadeiras - Leia mais…

Moção aplaude Aconchego pelo trabalho contra a depressão

Moção aplaude Aconchego pelo trabalho contra a depressão

por Paulo Torres — última modificação 17/09/2019 14h37

A Câmara de Toledo teve apresentado na sessão de segunda-feira, dia 16 de setembro, o Requerimento nº 308, que propõe moção de aplausos ao Aconchego: Grupo de Apoio aos Depressivos e seus Familiares. A manifestação da Câmara de Toledo foi justificada “pelo excelente e relevante trabalho realizado pelo Grupo de Apoio aos Depressivos e seus Familiares.

Moção aplaude Aconchego pelo trabalho contra a depressão - Leia mais…

Acamop visita Câmara de Vereadores de Toledo

Acamop visita Câmara de Vereadores de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 18/09/2019 16h25

O presidente da Acamop-Associação de Câmaras Municipais do Oeste do Paraná, Gabriel Cadini, esteve em visita à Câmara de Toledo na manhã de segunda-feira dia 16, sendo recebido pelo presidente toledano, Antônio Zóio. Acompanhado do vice-presidente, Ronaldo Pohl, e do assessor jurídico da Acamop, Antônio Marcos Espínola, Cadini expôs ao presidente da Câmara de Toledo as ações que vêm sendo desenvolvidas pela entidade e seu trabalho em prol do municipalismo e da valorização do Poder Legislativo.

Acamop visita Câmara de Vereadores de Toledo - Leia mais…

GR de Toledo expõe crise na Câmara e técnica Anita chora

GR de Toledo expõe crise na Câmara e técnica Anita chora

por Paulo Torres — última modificação 25/11/2019 12h22

A Câmara de Toledo abriu espaço nesta segunda-feira, dia 16, para a Associação Toledana de Ginástica Rítmica, a qual expôs o risco de encerramento do projeto existente há mais de 20 anos em Toledo. Usaram a tribuna antes da sessão o coordenador do projeto, Franz Menegasso, bem como a técnica Anita Klemann, os quais foram acompanhados no plenário pelo presidente da Associação Toledana de GR, Sérgio Constantino Cerem. A técnica Anita, que recupera-se de um acidente, disse que as meninas teriam o Sul Americano de GR, no Peru, mas não têm os recursos para participar e foi às lágrimas ao falar da situação.

GR de Toledo expõe crise na Câmara e técnica Anita chora - Leia mais…

Boletim traz LDO 2020, CTG faz 50, suplente abre vaga, CPI e moções

Boletim traz LDO 2020, CTG faz 50, suplente abre vaga, CPI e moções

por Paulo Torres — última modificação 13/09/2019 14h25

Está on-line o boletim Toledo Legislativo n° 213, que traz a aprovação em turno final da LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020, com a diretrizes para a elaboração da LOA-Lei Orçamentária Anual para o próximo ano. O boletim traz ainda os 50 anos do CTG Galpão Gaúcho, além de moções de aplausos à Polícia Militar do Paraná pelos 165 anos e à aluna da Unioeste Amanda Hissamura Dias, que conquistou o 1ª lugar no 29º Prêmio Paraná de Economia. Outra moção aplaude o investigador Edvaldo Torres, pelos 44 anos de serviços à segurança pública do Paraná, que incluíram a atuação como delegado nomeado em Ouro Verde e Toledo e a possível vaga na Câmara para o segundo suplente, Beto Scain, além de moção à pioneira Vilma Romilda Spohr Follman pelos seus 102 anos. Traz ainda reunião da CPI sobre as denúncias em torno da coleta de lixo e a moção pela corrida noturna organizada pelo 19° Batalhão, entre outras informações da semana na Câmara de Toledo.

Boletim traz LDO 2020, CTG faz 50, suplente abre vaga, CPI e moções - Leia mais…

TC aprova contas da Câmara de Vereadores de Toledo

TC aprova contas da Câmara de Vereadores de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 12/09/2019 15h13

O Tribunal de Contas do Paraná aprovou a prestação de contas da Câmara de Toledo, conforme o Processo n° 180950/2019. A decisão, publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE no dia 9, foi tomada na apreciação das contas de 2018, no último dia 27 de agosto, pela Segunda Câmara do TCE, integrada pelos conselheiros Artagão de Mattos Leão, Ivan Lelis Bonilha e Ivens Zshoerper Linhares.

TC aprova contas da Câmara de Vereadores de Toledo - Leia mais…

Sincoeste visita Câmara e convida para evento do Dia do Contador

Sincoeste visita Câmara e convida para evento do Dia do Contador

por Paulo Torres — última modificação 17/09/2019 09h24

O presidente da Câmara de Toledo, Antônio Zóio, recebeu no Gabinete da Presidência do Poder Legislativo o presidente do Sincoeste-Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Toledo e Região, Leandro Ramos. A entidade prepara o evento que vai marcar as comemorações do Dia do Contador, no próximo dia 21 de setembro, no Toledão. Acompanhou a visita na manhã desta quinta-feira, dia 12, o diretor-geral da Câmara, Jadyr Donin, que é também contador.

Sincoeste visita Câmara e convida para evento do Dia do Contador - Leia mais…

Câmara aplaude a Polícia Militar por 165 anos de história

Câmara aplaude a Polícia Militar por 165 anos de história

por Paulo Torres — última modificação 12/09/2019 10h02

Na 30º sessão ordinária da Câmara de Toledo, realizada na segunda-feira (09), foi apresentada uma moção de aplausos à Polícia Militar do Paraná pela comemoração dos 165 anos de história. A história da corporação começa com a emancipação da Província do Paraná da Província de São Paulo e é entrelaçada a importantes episódios históricos. A manifestação do Poder Legislativo de Toledo à PM foi proposta por meio do Requerimento nº 297/2019.

Câmara aplaude a Polícia Militar por 165 anos de história - Leia mais…

Batalhão da PM recebe moção por organizar corrida noturna

Batalhão da PM recebe moção por organizar corrida noturna

por Paulo Torres — última modificação 12/09/2019 09h42

Na segunda-feira (09), na 30º sessão ordinária da Câmara de Toledo, foi apresentada uma moção de aplausos ao 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo pela realização da 1ª Corrida Noturna de Toledo. Participaram do evento disputado nas ruas e avenidas de Toledo 570 pessoas. A manifestação do Poder Legislativo foi proposta por meio do Requerimento nº 296/2019.

Batalhão da PM recebe moção por organizar corrida noturna - Leia mais…

Acadêmica da Unioeste recebe moção por 29° Prêmio Paraná

Acadêmica da Unioeste recebe moção por 29° Prêmio Paraná

por Paulo Torres — última modificação 12/09/2019 09h31

Na 30º sessão ordinária da Câmara, realizada na segunda-feira (09), foi apresentada uma moção de aplausos a Amanda Hissamura Dias, estudante da Unioeste – Campus Toledo, pela conquista do 1ª lugar no 29º Prêmio Paraná de Economia, na categoria Economia Paranaense. A moção à acadêmica vencedora do prêmio estadual foi proposta através do Requerimento nº 298/2019.

Acadêmica da Unioeste recebe moção por 29° Prêmio Paraná - Leia mais…

Investigador Edvaldo Torres recebe moção por 44 anos de serviços

Investigador Edvaldo Torres recebe moção por 44 anos de serviços

por Paulo Torres — última modificação 12/09/2019 09h23

Na segunda feira (09), durante a 30º sessão ordinária da Câmara de Toledo, foi apresentada uma moção de aplausos ao Investigador de Polícia, Edvaldo Torres, pelos 44 anos de serviços prestados à segurança pública do Paraná. A homenagem foi proposta por meio do Requerimento nº 295/2019, que destaca a trajetória de Torres, que foi delegado em Ouro Verde do Oeste e Toledo.

Investigador Edvaldo Torres recebe moção por 44 anos de serviços - Leia mais…

CPI da Transportec tem primeira reunião após prorrogar prazo

CPI da Transportec tem primeira reunião após prorrogar prazo

por Paulo Torres — última modificação 12/09/2019 12h00

A CPI que apura as denúncias em torno da coleta de lixo pela Transportec em Toledo realizou sua primeira reunião após a prorrogação dos seus trabalhos, atendendo requerimento do presidente, Marcos Zanetti, aprovado pela CPI em 14 de agosto e depois pelo plenário em sessão no dia 19. A reunião nesta quarta-feira, dia 11 de setembro, contou com os vereadores presidente Marcos Zanetti, vice-presidente Airton Savello e membros Renato Reimann e Ademar Dorfschmidt, enquanto a relatora Janice Salvador não compareceu por ser jurada do 7° Concurso de Crônicas e Poesias Edy Braun.

CPI da Transportec tem primeira reunião após prorrogar prazo - Leia mais…

Vereador quer informações sobre guarda-volumes em bancos

Vereador quer informações sobre guarda-volumes em bancos

por Paulo Torres — última modificação 11/09/2019 15h43

Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 9 de setembro, o Requerimento n° 302, que requer informações sobre a instalação de guarda-volumes em estabelecimentos dotados de portas com detector de metais do Município de Toledo. O documento solicita informações sobre ações de fiscalização visando ao cumprimento da Lei “R” nº 129/2016, que prevê a instalação de guarda-volumes em estabelecimentos dotados de portas com detector de metais.

Vereador quer informações sobre guarda-volumes em bancos - Leia mais…

Ações do documento