Notícias

por tol publicado 17/12/2015 15h20, última modificação 05/01/2016 15h05
Pesquisa da Prati-Donaduzzi motiva moção na sessão da Câmara

Pesquisa da Prati-Donaduzzi motiva moção na sessão da Câmara

por Paulo Torres — última modificação 03/05/2018 10h57

Vereadores apresentaram moção de aplausos à Prati-Donaduzzi pelos investimentos na área da saúde, na 13º sessão ordinária, na segunda-feira. De acordo com o Requerimento nº 72/2018, a empresa estabeleceu, em parceria com a USP, o primeiro centro exclusivo para pesquisa do Canabidiol no mundo. A Prati-Donaduzi investiu cerca de 30 milhões em todo o processo.

Pesquisa da Prati-Donaduzzi motiva moção na sessão da Câmara - Leia mais…

Moção destaca 20 anos de carreira de policial de Toledo

Moção destaca 20 anos de carreira de policial de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 03/05/2018 10h43

Na 13º sessão da Câmara de Toledo foi apresentada uma moção de aplausos a Gilberto Paim de Andrade, pelos quase vinte anos de dedicação à segurança pública atuando na Polícia Militar do Município de Toledo, através do Requerimento 73/2018. Ingressou na Polícia Militar do Paraná em 01 de junho de 1998, na antiga Companhia de Choque, atualmente Bope, em Curitiba, e no ano de 2001 foi classificado na então 3ª Companhia de Polícia Militar de Toledo, hoje 19º Batalhão da PM.

Moção destaca 20 anos de carreira de policial de Toledo - Leia mais…

Vereadores aplaudem cantor lírico de Toledo em moção

Vereadores aplaudem cantor lírico de Toledo em moção

por Paulo Torres — última modificação 03/05/2018 10h11

Nesta segunda-feira, dia 30 de abril, na 13º sessão ordinária da Câmara de Toledo, foi apresentada uma moção de aplausos ao artista Eric Rafael Afonso Fernandes que representou o Município de Toledo no Masterclass Internacional de Canto Lírico. A homenagem foi proposta através do Requerimento 75/2018. O evento ocorreu em Aracaju (SE) e em Salvador (BA) e a etapa faz parte do Circuito de Masterclasses, direcionado a cantores profissionais e estudantes em canto lírico.

Vereadores aplaudem cantor lírico de Toledo em moção - Leia mais…

Requerimento destaca data do escotismo e Grupo Vicentino

Requerimento destaca data do escotismo e Grupo Vicentino

por Paulo Torres — última modificação 03/05/2018 11h10

A sessão da Câmara de Toledo teve apresentado o Requerimento nº 74, manifestando aplausos do Poder Legislativo ao Grupo Escoteiro Vicentino “pelo belíssimo trabalho desenvolvido em Toledo”. O documento subscrito por 9 vereadores lembra a comemoração mundial no dia 23 de abril, há mais de 100 anos, do Dia do Escoteiro e destaca a atuação do movimento em Toledo. O Grupo Escoteiro Vicentino surgiu no Colégio Vicentino Incomar, onde funcionou até conseguir sua sede junto ao Parque das Araucárias, no Jardim Concórdia, contando com 127 integrantes

Requerimento destaca data do escotismo e Grupo Vicentino - Leia mais…

Antônio Zóio eleito à Mesa após saída de Leandro Moura

Antônio Zóio eleito à Mesa após saída de Leandro Moura

por Paulo Torres — última modificação 03/05/2018 10h24

A Câmara Municipal de Toledo elegeu o vereador Antônio Sérgio Zóio, do PSL, como novo segundo- vice-presidente. A escolha foi feita por 12 votos em sessão preparatória realizada antes da sessão ordinária da Câmara. A vereadora Marly Zanete, também do PSL, recebeu 5 votos, além de um voto ter sido anulado. Com a eleição fica novamente completa de forma proporcional a Mesa Diretora da Câmara após a renúncia do vereador Leandro Moura ao cargo, no dia 20 de abril.

Antônio Zóio eleito à Mesa após saída de Leandro Moura - Leia mais…

Câmara aprova CPI da obra do Hospital Regional

Câmara aprova CPI da obra do Hospital Regional

por Paulo Torres — última modificação 02/05/2018 16h07

Foi apresentado na sessão da Câmara na segunda-feira, dia 30, o Requerimento nº 81/2017, para “instituição de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias apresentadas pela Auditoria instalada pela Portaria n° 529, de 2017, para verificar a execução do contrato e aditivos da construção do Hospital Regional de Toledo”. O documento foi subscrito por 16 vereadores. “Conforme veiculado pela imprensa local e regional, a Auditoria encontrou irregularidades na ordem de R$ 1.632.642,91”, aponta o documento. Os líderes partidários e de blocos vão agora indicar os membros da CPI.

Câmara aprova CPI da obra do Hospital Regional - Leia mais…

CFO ouve superintendente da Emdur sobre números e projetos

CFO ouve superintendente da Emdur sobre números e projetos

por Paulo Torres — última modificação 26/04/2018 10h46

A CFO-Comissão de Finanças e Orçamento realizou uma reunião extraordinária para tratar da situação financeira da Emdur-Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural. Os vereadores convidaram o superintendente da Emdur, Rodrigo Bortolotto Sales, o qual durante mais de 2 horas expôs números da empresa e respondeu questionamentos sobre as mudanças na empresa e efeitos sobre ações no asfalto rural e outras e o seu desempenho financeiro. A CFO é composta pelos vereadores Leoclides Bisognin como presidente, Walmor Lodi vice-presidente, Corazza Neto como secretário e como membros Airton Savello e Janice Salvador e também participaram da reunião a vereadora Olinda Fiorentin e os vereadores Ademar Dorfschmidt, Leandro Moura e Marcos Zanetti.

CFO ouve superintendente da Emdur sobre números e projetos - Leia mais…

Vereadores apreciam projeto que exige cartazes contra asfixia

Vereadores apreciam projeto que exige cartazes contra asfixia

por Paulo Torres — última modificação 02/05/2018 11h28

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 23, teve a leitura de sete projetos de leis, entre eles o Projeto de Lei nº 53, que dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes ilustrativos sobre a técnica de socorro contra asfixia denominada Manobra de Heimlich. A proposição estabelece a obrigatoriedade de cartazes nas instituições de ensino e nos estabelecimentos que comercializam alimentos para consumo no local sobre a Manobra de Heimlich. O procedimento visa o socorro de pessoa com as vias aéreas bloqueadas, ou engasgada, para evitar que a asfixia resultante cause uma súbita queda de oxigenação que pode levar à morte.

Vereadores apreciam projeto que exige cartazes contra asfixia - Leia mais…

Aprovados 154 cargos de professor, isenção do EstaR, afetações e Plano de Mobilidade

Aprovados 154 cargos de professor, isenção do EstaR, afetações e Plano de Mobilidade

por Paulo Torres — última modificação 25/04/2018 15h35

A Câmara Municipal aprovou em votação final na segunda-feira, dia 18, quatro projetos de leis. O Projeto de Lei nº 42, cria 154 cargos no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do magistério público municipal de Toledo, enquanto o Projeto de Lei nº 190 institui o Plano de Mobilidade Urbana de Toledo e o Projeto de Lei nº 28 desafeta imóveis e autoriza sua transferência aos respectivos possuidores, a justo título, e define a destinação de áreas municipais na cidade e interior para o Parque do Povo, Centro de Integração Social, parque no Panorama e outros fins.

Aprovados 154 cargos de professor, isenção do EstaR, afetações e Plano de Mobilidade - Leia mais…

Câmara inicia apreciação de 7 projetos, incluindo novo prazo no Cense

Câmara inicia apreciação de 7 projetos, incluindo novo prazo no Cense

por Paulo Torres — última modificação 25/04/2018 12h03

A sessão da Câmara na segunda-feira, dia 23, teve a leitura de sete projetos de leis que desta forma passaram a ser apreciados pelo Poder Legislativo. Seis proposições encaminhadas pelo Poder Executivo em seguida foram despachadas às Comissões Permanentes para sua apreciação inicial. Também foi lido o Projeto de Lei nº 53, que prevê a obrigatoriedade da afixação de cartazes sobre o método pré-hospitalar denominado Manobra de Heimlich. Entre as proposições está o Projeto de Lei nº 55, que prorroga prazo para conclusão da unidade do Cense até 2021.

Câmara inicia apreciação de 7 projetos, incluindo novo prazo no Cense - Leia mais…

Câmara debate plano diretor do Biopark em audiência

Câmara debate plano diretor do Biopark em audiência

por Paulo Torres — última modificação 24/04/2018 10h48

A Câmara Municipal realizou audiência pública no dia 18 de abril para debater o Projeto de Lei nº 43, que trata da urbanização do Biopark e define parâmetros de uso e ocupação de solo e o sistema viário. A audiência esteve a cargo da Comissão Especial instituída pela Portaria nº 45, reunindo 8 vereadores, além de três secretários e dois representantes do Biopark. A audiência discutiu as 8 etapas previstas para ocupação do Biopark, as áreas destinadas ao poder público e seu impacto ambiental, especialmente no uso da água e na pecuária, além de reflexos na agropecuária daquela região.

Câmara debate plano diretor do Biopark em audiência - Leia mais…

Câmara debate plano diretor do Biopark em audiência quarta-feira

Câmara debate plano diretor do Biopark em audiência quarta-feira

por Paulo Torres — última modificação 17/04/2018 16h00

A Câmara Municipal realizará uma audiência pública quarta-feira, dia 18, às 14:30 no Plenário Edílio Ferreira. O evento é organizado pela Comissão Especial instituída pela Portaria nº 45, integrada pelos vereadores Ademar Dorfschmidt, Edmundo Fernandes, Leandro Moura, Pedro Varela e Vagner Delabio e voltado à participação da comunidade na apreciação da proposta que cria o plano diretor do Biopark.

Câmara debate plano diretor do Biopark em audiência quarta-feira - Leia mais…

Câmara apresenta moção pelos 10 anos de atuação da Afocato

Câmara apresenta moção pelos 10 anos de atuação da Afocato

por Paulo Torres — última modificação 19/04/2018 15h50

A Câmara Municipal teve apresentado o Requerimento nº 58, que propõe moção de aplausos à Afocato-Associação Focinhos Carentes de Toledo pelos 10 anos de sua atuação em Toledo. A entidade luta pelos direitos dos bichos de estimação, no combate ao abandono e crueldade e pela adoção responsável, tendo possibilitado em uma década o salvamento de grande número de animais, além do trabalho educativo e de conscientização da comunidade, aponta a proposição na Câmara Municipal, subscrita pelos 19 vereadores.

Câmara apresenta moção pelos 10 anos de atuação da Afocato - Leia mais…

Vereadores destacam atuação social de empresa aos 23 anos

Vereadores destacam atuação social de empresa aos 23 anos

por Paulo Torres — última modificação 17/04/2018 10h03

Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo nesta segunda-feira, dia 16, o Requerimento nº 57, subscrito por 13 vereadores, que propõe moção de aplausos à empresa Central Tintas, pelos 23 anos de atividade em Toledo. A empresa iniciou suas atividades em 1995, na Avenida Tiradentes, e em 1997 foi transferida para sua sede atual e hoje conta com uma filial em Toledo e uma em Cascavel.

Vereadores destacam atuação social de empresa aos 23 anos - Leia mais…

Moções destacam atletas por Brasileiro de Badminton

Moções destacam atletas por Brasileiro de Badminton

por Paulo Torres — última modificação 18/04/2018 09h45

Os vereadores apresentaram moções de aplausos a três atletas toledanos na Câmara de Toledo, dia 16 de abril, pelas conquistas obtidas no Campeonato Brasileiro Colegial de Badminton, realizado em Campo Grande/MS. As homenagens foram dirigidas através dos requerimentos 60/2018, 61/2018 e 62/2018, respectivamente aos atletas Rafael Gustavo de Faria, Willian Guimarães e Vinícius Gabriel Soares Alecrim de Paula.

Moções destacam atletas por Brasileiro de Badminton - Leia mais…

Vereadores destacam 25 anos do CMEI Crescer e Aprender

Vereadores destacam 25 anos do CMEI Crescer e Aprender

por Paulo Torres — última modificação 16/04/2018 15h31

O Requerimento nº 59, destacou na sessão da Câmara de Toledo os 25 anos de funcionamento do CMEI-Centro Municipal de Educação Infantil Crescer e Aprender. Situado no Jardim Bela Vista, o CMEI iniciou “uma história cheia de sonhos, desafios, esperanças e objetivos” em 1993, apontam os vereadores no documento assinado por 7 vereadores, apresentado na sessão da segunda-feira, dia 16 de abril.

Vereadores destacam 25 anos do CMEI Crescer e Aprender - Leia mais…

Apreciação do Plano de Mobilidade entra na reta final

Apreciação do Plano de Mobilidade entra na reta final

por Paulo Torres — última modificação 17/04/2018 16h03

Está na reta final de apreciação na Câmara de Toledo o Projeto de Lei nº 190, de 2017, que Institui o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A proposição de autoria do Poder Executivo foi enviada ao Legislativo no final de 2017, sendo designada Comissão Especial para a apreciação inicial da proposta integrada pelos vereadores Albino Corazza, Gabriel Baierle, Leoclides Bisognin, Vagner Delabio e Walmor Lodi. Na quinta-feira, dia 12, a Comissão Especial aprovou parecer a respeito da proposta, após ouvir a comunidade em audiência e receber sugestões da Associação dos Deficientes de Toledo e do professor Roberto Juchen.

Apreciação do Plano de Mobilidade entra na reta final - Leia mais…

Vereadores fazem moção de aplauso a jovem piloto de Toledo

Vereadores fazem moção de aplauso a jovem piloto de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 11/04/2018 11h28

Na décima sessão ordinária da Câmara de Toledo os vereadores propuseram, através do Requerimento 49/2018, no dia 09 de abril, uma moção de aplausos ao piloto Denyter Douglas Dorfschmidt, pela conquista do primeiro lugar no Campeonato Paranaense de Motocross. O piloto disputou a categoria minimotos na prova realizada em Toledo, sagrando-se campeão.

Vereadores fazem moção de aplauso a jovem piloto de Toledo - Leia mais…

Câmara aprecia a criação do Conselho da Cidade de Toledo

Câmara aprecia a criação do Conselho da Cidade de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 16/04/2018 12h02

A Câmara de Toledo está apreciando o Projeto de Lei nº 45, de 2018, de autoria do Poder Executivo, que cria o Conselho Municipal da Cidade de Toledo – Concidade Toledo, órgão colegiado de caráter deliberativo, propositivo, normativo e consultivo da política municipal de desenvolvimento urbano e rural. O órgão será composto por 20 conselheiros titulares e seus suplentes, sendo 10 representantes de organizações governamentais e 10 de entidades não-governamentais organizadas por segmentos. O organismo vai substituir os conselhos de Habitação e de Trânsito e de Acompanhamento e Desenvolvimento do Plano Diretor.

Câmara aprecia a criação do Conselho da Cidade de Toledo - Leia mais…

Câmara aprova remanejamento orçamentário de R$ 5,168 milhões

Câmara aprova remanejamento orçamentário de R$ 5,168 milhões

por Paulo Torres — última modificação 11/04/2018 13h55

A Câmara de Toledo apreciou em turno final na sessão de segunda-feira, dia 9, o Projeto de Lei nº 41, que autoriza a abertura de crédito orçamentário adicional suplementar de R$ 5,168 milhões no Orçamento do Município. A proposição visa inclusão de recursos para construção da usina do suco de frutas na Cozinha Social; adequação dos recursos do Orçamento do Povo; manutenção do Centro de Eventos Ismael Vicente Sperafico e manutenção da malha viária urbana e realização de recape em diversos pontos da cidade, além da inclusão de recursos de superávit em algumas fontes de recursos.

Câmara aprova remanejamento orçamentário de R$ 5,168 milhões - Leia mais…

Câmara aprecia convênio tripartite do Aquário Municipal

Câmara aprecia convênio tripartite do Aquário Municipal

por Paulo Torres — última modificação 11/04/2018 13h53

A Câmara Municipal de Toledo está apreciando o Projeto de Resolução nº 6, da Mesa Diretora da Câmara, que “referenda termo de convênio celebrado entre o Município de Toledo, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e o Instituto Neotropical de Pesquisas Ambientais (Ineo), visando a manutenção e o funcionamento do Aquário Municipal”. A proposta visa referendar o convênio entre a Prefeitura de Toledo, Unioeste e Ineo- Instituto Neotropical de Pesquisas Ambientais visando o funcionamento e administração do Aquário Municipal, no Parque Ecológico Diva Paim Barth.

Câmara aprecia convênio tripartite do Aquário Municipal - Leia mais…

CTA debate projetos de estruturas e cargos e terceirização

CTA debate projetos de estruturas e cargos e terceirização

por Paulo Torres — última modificação 09/04/2018 10h48

A CTA-Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos, realizou reunião dia 5, na Câmara de Toledo, quando debateu projetos sobre a estrutura de cargos da administração municipal e Emdur e terceirização de serviços. A pauta da reunião teve o Projeto de Lei nº 9, que trata da estrutura de órgãos e de cargos em comissão da administração municipal; o Projeto de Lei nº 11, que altera a estrutura de cargos em comissão da Emdur e o Projeto de Lei nº 12, que estabelece critérios para selecionar organizações sociais visando atuação nas áreas social, educacional, ambiental, de desenvolvimento científico e tecnológico, cultural, esportiva e de saúde.

CTA debate projetos de estruturas e cargos e terceirização - Leia mais…

Câmara aprecia isenção do EstaR a idosos e deficientes

Câmara aprecia isenção do EstaR a idosos e deficientes

por Paulo Torres — última modificação 03/04/2018 11h27

A Câmara de Toledo está apreciando o Projeto de Lei nº 8, da vereadora Marly Zanete, que “acrescenta dispositivo à legislação que dispõe sobre Estacionamento Regulamentado para veículos na cidade de Toledo”. A proposta prevê a isenção de cobrança do EstaR-Estacionamento Regulamentado, nas vagas reservadas para os veículos utilizados por pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com deficiência.

Câmara aprecia isenção do EstaR a idosos e deficientes - Leia mais…

Moção felicita casal de Dois Marcos pelos 25 anos de casados

Moção felicita casal de Dois Marcos pelos 25 anos de casados

por Paulo Torres — última modificação 03/04/2018 10h34

Na nona reunião ordinária da Câmara os vereadores fizeram uma moção de aplausos e congratulações ao casal Odir e Evete Becker, pela celebração de Bodas de Prata, através do Requerimento nº 47/2018. O casal ao longo dos anos trabalhou e também são reconhecidos e respeitados na comunidade pelo seu modo de ser, sentir e agir como cidadãos responsáveis e preocupados com tudo que diz respeito ao bem coletivo, destaca o documento da Câmara de Toledo.

Moção felicita casal de Dois Marcos pelos 25 anos de casados - Leia mais…

Câmara aprecia proposta de cassar alvará por receptação

Câmara aprecia proposta de cassar alvará por receptação

por Paulo Torres — última modificação 03/04/2018 10h56

A Câmara Municipal de Toledo está apreciando o Projeto de Lei nº 189, que altera o Código de Posturas do Município de Toledo. A proposta, de autoria do então vereador Dalton Sperafico, foi aprovada por unanimidade na sessão de segunda-feira, dia 2 de abril. A proposta tem como objetivo inibir a venda de produtos oriundos de cargas roubadas ou furtadas, através da cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento receptador.

Câmara aprecia proposta de cassar alvará por receptação - Leia mais…

Moção aplaude Colégio Porto Alegre por prêmios na 16ª Febrace

Moção aplaude Colégio Porto Alegre por prêmios na 16ª Febrace

por Paulo Torres — última modificação 04/04/2018 10h13

Na nona reunião ordinária da Câmara de Toledo, dia 2, foi apresentada uma moção de aplausos ao Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, pela conquista de premiações a nível nacional na 16ª Febrace-Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, de acordo com o Requerimento nº 46/2018. O Clube de Ciências “Cientistas do Jardim” iniciou em 2014, visando estimular alunos do Ensino Médio e Fundamental a buscarem o conhecimento relacionado às ciências em contraturno e atualmente conta com aproximadamente 120 alunos participantes.

Moção aplaude Colégio Porto Alegre por prêmios na 16ª Febrace - Leia mais…

Vereadores fazem moção ao TSE por lei do voto impresso

Vereadores fazem moção ao TSE por lei do voto impresso

por Paulo Torres — última modificação 03/04/2018 12h02

A partir do Requerimento nº 45/2018 os vereadores apresentaram, na nona reunião ordinária da Câmara, no dia 02 de abril, uma moção de Apelo ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral, para que seja implantado o voto impresso a partir da eleição de 2018. A medida é prevista na Lei 13.165/2015 e a proposição apresentada na Câmara de Toledo reuniu as assinaturas de 18 vereadores.

Vereadores fazem moção ao TSE por lei do voto impresso - Leia mais…

Câmara entrega moções a entidades e personalidades

Câmara entrega moções a entidades e personalidades

por Paulo Torres — última modificação 27/03/2018 11h17

Antes do início da oitava reunião ordinária da Câmara, nesta segunda-feira (26), foram entregues no Plenário e Auditório Edílio Ferreira as 15 moções de aplausos referentes ao mês de março aprovadas pela Câmara Municipal destacando entidades e personalidades por suas realizações e conquistas. Entre os participantes estiveram a Associação Toledana de Ginástica Rítmica Desportiva, pelos 28 anos do Projeto de Ginástica Rítmica de Toledo e a Fundação Educacional de Toledo – FUNET e Escola Municipal Borges de Medeiros, pelo 1º lugar na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional 2017, entre outros.

Câmara entrega moções a entidades e personalidades - Leia mais…

Câmara aprecia diretrizes para prédios, habitações e vias do Biopark

Câmara aprecia diretrizes para prédios, habitações e vias do Biopark

por Paulo Torres — última modificação 02/04/2018 11h46

A Câmara Municipal está apreciando o Projeto de Lei nº 43, que altera a legislação que declarou de urbanização especial a área do Parque Científico e Tecnológico de Biociências, o Biopark e definiu os parâmetros de uso e ocupação de solo e o sistema viário. Os maiores prédios atingiriam 20 pavimentos e seriam instalados no Setor Universitário 1- SU1, que prevê lote mínimo de 600m². As áreas a serem ocupadas com habitações são o Setor Residencial 1 — SR1 e Setor Residencial 2 — SR2, sendo que no primeiro está prevista habitação com lote mínimo de 600m², com testada de 15 metros e altura máxima de 2 pavimentos, enquanto no SR2 seriam residências menores,com lote mínimo de 250m², testada de 10 metros mas altura máxima 4 de pavimentos.

Câmara aprecia diretrizes para prédios, habitações e vias do Biopark - Leia mais…

Moção aplaude vencedor do Festival Paranaense de Xadrez

Moção aplaude vencedor do Festival Paranaense de Xadrez

por Paulo Torres — última modificação 27/03/2018 09h34

Os vereadores fizeram uma moção de aplausos a Jesse Emanuel Lorensetti, através do Requerimento nº 42/2018, pela primeira colocação no Festival Paranaense de Xadrez. O toledano conquistou o primeiro lugar na categoria Menores e Sub 20 no evento realizado pela Associação de Xadrez de Ponta Grossa (AXPG) com a Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR), entre os dias 9 e 11 de março, em Ponta Grossa. O evento reuniu 255 enxadristas de 30 delegações.

Moção aplaude vencedor do Festival Paranaense de Xadrez - Leia mais…

Ações do documento