Notícias

por tol publicado 17/12/2015 15h20, última modificação 05/01/2016 15h05
Handebol feminino tem moção por título invicto nos JAP’s

Handebol feminino tem moção por título invicto nos JAP’s

por Paulo Torres — última modificação 06/09/2018 10h44

Na 29° sessão ordinária da Câmara foi apresentada uma moção de aplausos à equipe de handebol feminino de Toledo pela conquista do título de campeã da fase final da Divisão “B” dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s). O evento foi realizado em Coronel Vivida e a moção foi proposta por meio do Requerimento nº 182/2018, apresentado na sessão realizada na segunda feira (03).

Handebol feminino tem moção por título invicto nos JAP’s - Leia mais…

  Moção aplaude 2ª Corrida dos Advogados e Advogadas

Moção aplaude 2ª Corrida dos Advogados e Advogadas

por Paulo Torres — última modificação 06/09/2018 10h35

Realizada na segunda-feira, dia 3, a 29° sessão ordinária da Câmara teve apresentada uma moção de aplausos à OAB Subseção de Toledo, pela realização da 2ª Corrida dos Advogados e Advogadas. O evento foi realizado no dia 18 de agosto no Parque Ecológico Diva Paim Barth e a moção a respeito foi proposta através do Requerimento nº 183/2018, subscrito por 17 vereadores.

Moção aplaude 2ª Corrida dos Advogados e Advogadas - Leia mais…

CPI ouve guardas e arquiteto e aprova convocações

CPI ouve guardas e arquiteto e aprova convocações

por Paulo Torres — última modificação 11/09/2018 09h03

A CPI da Câmara de Toledo que apura denúncias em torno da obra do Hospital Regional ouviu nesta quarta-feira, dia 5 de setembro, às 9h, o arquiteto Carlos Eduardo Marchesi, que atuou nos projetos para a empresa Pro Saúde em 2002 e depois foi chamado novamente em 2010. A CPI também ouviu os guardas municipais da Silva Oliveira e Peliciolli, sobre o atendimento de ocorrência no HR quando o plantonista Evaldo Mensch solicitou apoio para verificar um veículo que teria saído da obra com cabos retirados. A reunião também aprovou vários requerimentos de documentos e novas convocações para esclarecimentos.

CPI ouve guardas e arquiteto e aprova convocações - Leia mais…

Vereadores aprovam apoio ao Caça para 45ª Festa do Porco

Vereadores aprovam apoio ao Caça para 45ª Festa do Porco

por Paulo Torres — última modificação 05/09/2018 16h17

A Câmara Municipal aprovou nesta terça, dia 4, a concessão de incentivos ao Clube Caça e Pesca para realizar a 45ª Festa do Porco no Rolete. O apoio foi aprovado em sessão extraordinária, a partir das 15h, pela maioria dos vereadores. O apoio ao evento está previsto no Projeto de Lei n° 134, aprovado em primeiro turno na segunda-feira, dia 3. Também foi votado na extraordinária o Projeto de Lei nº 139, que autoriza o Executivo a abrir créditos adicionais suplementar e especial no orçamento municipal no valor de R$ 8,126 milhões, que terá votação final em nova extraordinária nesta quarta, dia 5.

Vereadores aprovam apoio ao Caça para 45ª Festa do Porco - Leia mais…

Câmara homenageia Nelson Minozzo em minuto de silêncio

Câmara homenageia Nelson Minozzo em minuto de silêncio

por Paulo Torres — última modificação 04/09/2018 16h00

A Câmara Municipal de Toledo realizou um minuto de silêncio na sessão ordinária de segunda-feira, dia 3, em homenagem ao agropecuarista Nelson Minozzo, falecido no domingo, dia 2, vítima de câncer. A homenagem foi proposta na abertura da sessão pelo vereador Ademar Dorfschmidt ao presidente Renato Reimann. Na homenagem também foram lembradas as mortes do comerciante José Pinto de Amorim, do Jardim Panorama, e de Ivonne Ferret, mãe da esposa do vereador Leoclides Bisognin, professora Neusa Bisognin.

Câmara homenageia Nelson Minozzo em minuto de silêncio - Leia mais…

Câmara aprova realização de sessões extraordinárias

Câmara aprova realização de sessões extraordinárias

por Paulo Torres — última modificação 03/09/2018 15h59

A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira, dia 3, a realização de duas sessões extraordinárias nos dias 4 e 5 de setembro, às 15h, para apreciação de dois projetos de leis. As propostas, ambas do Poder Executivo, preveem autorização ao Executivo para concessão de incentivos ao Clube Caça e Pesca para a Festa do Porco no Rolete e autorização ao Executivo para abertura de créditos orçamentários suplementar e especial de R$ 8,126 milhões. A realização das sessões em caráter de extrema urgência foi aprovada por 16 votos a um.

Câmara aprova realização de sessões extraordinárias - Leia mais…

Boletim traz votação da LDO 2019, CPI, cemitério de cães e 60 do Morais

Boletim traz votação da LDO 2019, CPI, cemitério de cães e 60 do Morais

por Paulo Torres — última modificação 31/08/2018 11h45

Já está on-line o Toledo Legislativo, que traz a aprovação final da LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias 2019, a proposição que prevê a implantação de cemitérios privados para cães e gatos, além dos projetos que preveem antecipação do 13° salário a servidores que tiverem filhos e autorização para os professores usarem o transporte escolar. O boletim traz ainda reunião da CPI da obra do Hospital Regional, que ouviu dois guardas sobre furto de cabos e pediu novos documentos, além de moções pelos 60 anos do Morais Rego e outras proposições da sessão de 27 de agosto, entre outros temas.

Boletim traz votação da LDO 2019, CPI, cemitério de cães e 60 do Morais - Leia mais…

Servidora da Liga de Futebol recebe moção por 26 anos de trabalho

Servidora da Liga de Futebol recebe moção por 26 anos de trabalho

por Paulo Torres — última modificação 31/08/2018 10h10

Na segunda-feira (27), na 27ª sessão ordinária da Câmara, foi apresentada uma moção de aplausos a Ivete Carmen Rosch Lima, pelos 26 anos de trabalho junto à Liga de Futebol de Toledo. A homenagem, subscrita por 11 vereadores, foi proposta por meio do Requerimento nº 177/2018 e destaca a dedicação de Ivete à Liga, onde atuou até 2015.

Servidora da Liga de Futebol recebe moção por 26 anos de trabalho - Leia mais…

Moção parabeniza times de futsal por títulos na Copa Oeste

Moção parabeniza times de futsal por títulos na Copa Oeste

por Paulo Torres — última modificação 03/09/2018 11h52

Na 28ª sessão ordinária da Câmara, realizada na segunda-feira (27), foram apresentadas moções de aplausos às equipes de Futsal Feminino Sub 17 e Masculino Sub 17, pela conquista do 1° lugar na Copa Oeste, etapa de Céu Azul, por meio do Requerimento nº 175/2018 e do nº 176/2018, respectivamente. O time feminino foi comandado pela professora Salete Dallagnol, auxiliada pelo professor Luis Carlos Francisco Rodrigues. Já o masculino teve à frente os professores Erickson Verviebe de Oliveira e Aparecido Pinheiro Lima.

Moção parabeniza times de futsal por títulos na Copa Oeste - Leia mais…

Câmara homenageia 60 anos do Colégio Morais Rego

Câmara homenageia 60 anos do Colégio Morais Rego

por Paulo Torres — última modificação 03/09/2018 16h02

A sessão ordinária da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 27 de agosto, teve apresentado o Requerimento nº178, que propõe “moção de aplausos ao Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego, pelos 60 anos de atividades”. O estabelecimento foi criado através do decreto nº 25.155, de 31 de agosto de 1959, mas seu funcionamento iniciou-se no ano de 1958 com o nome de Grupo Escolar de Toledo, oferecendo 1ª a 4ª séries e 1º grau fundamental.

Câmara homenageia 60 anos do Colégio Morais Rego - Leia mais…

Proposta prevê antecipação do 13º a servidor que tiver filho

Proposta prevê antecipação do 13º a servidor que tiver filho

por Paulo Torres — última modificação 31/08/2018 09h15

Câmara de Toledo está apreciando proposição que prevê alteração no Estatuto dos Servidores de Toledo visando o adiantamento do décimo terceiro vencimento, quando do nascimento ou adoção de filho. A proposta está prevista no Projeto de Lei nº 138, que “altera a legislação que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Toledo”, da vereadora Janice Salvador, e foi apresentada na sessão da Câmara na segunda-feira, dia 27. Após sua leitura o presidente Renato Reimann solicitou aos líderes a indicação de nomes para a Comissão Especial para a sua tramitação.

Proposta prevê antecipação do 13º a servidor que tiver filho - Leia mais…

Projeto prevê uso do transporte escolar por professores

Projeto prevê uso do transporte escolar por professores

por Paulo Torres — última modificação 04/09/2018 14h21

Deu entrada na Câmara de Toledo na sessão de segunda-feira, dia 27, o Projeto de Lei nº 137, da vereadora Janice Salvador, que “altera a legislação que autoriza o Executivo municipal a permitir utilização do transporte escolar custeado pelo Município de Toledo por estudantes universitários e por alunos de escolas particulares”, segundo sua ementa. A proposta visa que os profissionais da educação em serviço sejam beneficiados através de autorização da Secretaria da Educação para uso do transporte escolar.

Projeto prevê uso do transporte escolar por professores - Leia mais…

Câmara aprecia cemitérios para cães e gatos em Toledo

Câmara aprecia cemitérios para cães e gatos em Toledo

por Paulo Torres — última modificação 30/08/2018 14h06

A Câmara de Toledo está apreciando proposição que prevê a implantação de cemitérios privados para cães e gatos domésticos no município. O Projeto de Lei n° 131, que “dispõe sobre a implantação de cemitérios privados para sepultamento de animais domésticos no município”, é de autoria do vereador Ademar Dorfschmidt. Apresentado no dia 20 de agosto, ele foi lido e em seguida encaminhado pelo presidente Renato Reimann às Comissões Permanentes, devendo ser submetido à apreciação da CLR - Comissão de Legislação e Redação, CDU - Comissão de Desenvolvimento Urbano e Economia e CMA - Comissão de Meio Ambiente.

Câmara aprecia cemitérios para cães e gatos em Toledo - Leia mais…

CPI ouve mais 2 auditores da obra do HR de Toledo

CPI ouve mais 2 auditores da obra do HR de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 29/08/2018 16h10

A CPI da Câmara que apura denúncias em torno da obra do Hospital Regional ouviu nesta quarta-feira, dia 29, os dois integrantes restantes da auditoria da obra, engenheiro Vagner Fernandes Quinquiolo e analista Leandro Marcelo Ludvig. A CPI também aprovou requerimentos dos vereadores Gabriel Baierle e Janice Salvador solicitando documentos e ainda definiu as oitivas de mais dois guardas municipais que acompanharam a ocorrência com retirada de cabos da obra em 2016. Ela foi relatada pelo guarda municipal Evaldo Mensch no livro de ocorrências da obra e confirmada pelo guarda à CPI.

CPI ouve mais 2 auditores da obra do HR de Toledo - Leia mais…

LDO 2019 tem aprovação final na Câmara de Toledo

LDO 2019 tem aprovação final na Câmara de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 28/08/2018 12h02

A Câmara de Toledo aprovou na segunda-feira, dia 27 de agosto, a proposta da LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019. A proposição estabelece as metas e diretrizes para o planejamento orçamentário municipal para o próximo ano, foi entregue pelo Poder Executivo à Câmara no dia 15 de junho e no Poder Legislativo ganhou a forma do Projeto de Lei nº 96. A proposta teve o voto favorável de todos os vereadores nas duas votações, dias 20 e 27 de agosto, e o presidente da CFO, Leoclides Bisognin e o vereador Walmor Lodi debateram na votação a arrecadação projetada e o desempenho das receitas.

LDO 2019 tem aprovação final na Câmara de Toledo - Leia mais…

Câmara de Toledo aprecia utilidade pública da Abravespar

Câmara de Toledo aprecia utilidade pública da Abravespar

por Paulo Torres — última modificação 27/08/2018 11h22

A Câmara de Toledo está apreciando o Projeto de Lei n° 116, de 2018, que “declara de utilidade pública a Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos - Regional Paraná (Abravespar)”. A Abravespar é uma entidade de classe sem fins lucrativos e com fins educativos, fundada no ano de 1983. A proposta, de autoria do vereador Renato Reimann, foi apresentada em 17 de julho e depois de lida em plenário foi encaminhada à Comissão de Legislação e Redação, onde teve parecer favorável e seguiu para sua votação em dois turnos pelo plenário.

Câmara de Toledo aprecia utilidade pública da Abravespar - Leia mais…

Boletim traz CPI, convênios, LDO e moções a atletas e empresa

Boletim traz CPI, convênios, LDO e moções a atletas e empresa

por Paulo Torres — última modificação 24/08/2018 10h39

O boletim Toledo Legislativo n° 166 traz nesta semana informações da CPI da Câmara de Toledo sobre a obra do HR, a qual ouviu dia 22, o guarda municipal Evaldo Mensch, que registrou retirada de cabos da obra, além do primeiro auditor, engenheiro Márcio Wathier e a secretária de Planejamento Maísa Fazzollari. A CPI também aprovou depoimentos de outros 2 guardas e os funcionários da Endeal que teriam retirado os cabos, além de moções pelos 25 anos da Lactobom e as conquistas da bocha de Toledo no Brasileiro de Bocha no Toledão e à Afeto pelos Jogos Escolares no Paraná, entre outras propostas e temas.

Boletim traz CPI, convênios, LDO e moções a atletas e empresa - Leia mais…

Moção da Câmara aplaude os 25 anos da Lacto Bom

Moção da Câmara aplaude os 25 anos da Lacto Bom

por Paulo Torres — última modificação 23/08/2018 15h31

Na 27º sessão ordinária da Câmara foi apresentada uma moção de aplausos à Lacto Bom, pelos 25 anos de instalação em Toledo. A homenagem foi proposta por meio do Requerimento n° 168/2018, subscrito pelos 19 vereadores. A empresa alimentícia possui a matriz em Toledo desde 1993 e ao longo de sua trajetória nestas duas décadas e meia abriu novas unidades nas cidades de Palotina e Curitiba. No dia 6 de agosto de 2018 a empresa completou 25 anos de atividade industrial.

Moção da Câmara aplaude os 25 anos da Lacto Bom - Leia mais…

Toledano tem moção por Brasileiro de Bocha no Toledão

Toledano tem moção por Brasileiro de Bocha no Toledão

por Paulo Torres — última modificação 23/08/2018 15h07

Na segunda-feira (20) foi realizada a 27a sessão ordinária da Câmara, e nela foi apresentada uma moção de aplausos ao atleta toledano Andrei Salla Maschio. A homenagem, proposta através do Requerimento n° 169/2018, foi pela conquista do título de Campeão Brasileiro Juvenil de Bocha, com a equipe do Paraná. O atleta destacou-se no Campeonato Brasileiro de Bocha Juvenil Sub 18 e Sub 23, realizado no Clube Toledão entre os dias 19 e 21 de julho.

Toledano tem moção por Brasileiro de Bocha no Toledão - Leia mais…

Afeto recebe moção pelos Jeps PR e vaga no nacional

Afeto recebe moção pelos Jeps PR e vaga no nacional

por Paulo Torres — última modificação 23/08/2018 14h56

O Requerimento n° 170/2018 propôs na 27º sessão ordinária da Câmara moção de aplausos às atletas do Futsal Feminino de Toledo-Afeto pela conquista dos Jogos Escolares do Paraná de 2018 – JEPS. Toledo é o Paraná na disputa brasileira dos Jogos Escolares 2018. A vaga veio na manhã do dia 9, quando as toledanas venceram o Atlético Paranaense. Com um saldo de 16 gols elas deixaram para trás fortíssimas equipes como Ouro Verde, Atlético Paranaense e Foz Cataratas.

Afeto recebe moção pelos Jeps PR e vaga no nacional - Leia mais…

CPI ouve guarda sobre ocorrência, auditor do HR e secretária

CPI ouve guarda sobre ocorrência, auditor do HR e secretária

por Paulo Torres — última modificação 27/08/2018 11h16

A CPI que apura denúncias em torno da obra do HR ouviu no dia 22 o guarda Evaldo Mensch, que registrou a retirada de material da obra, além do primeiro auditor, engenheiro elétrico Márcio André Wathier e a engenheira civil Maísa Kuhn Fazzollari, secretária de Planejamento Estratégico. O guarda disse que acionou a central e os dois homens da Endeal estavam junto ao elevador, sendo um dentro e o outro serrando cabos e solicitou viatura para o flagrante. A CPI aprovou depoimentos dos dois outros guardas que acompanharam a ocorrência e requerimento à Endeal sobre a identidade dos funcionários.

CPI ouve guarda sobre ocorrência, auditor do HR e secretária - Leia mais…

Proposta da LDO 2019 entra em apreciação final na Câmara

Proposta da LDO 2019 entra em apreciação final na Câmara

por Paulo Torres — última modificação 21/08/2018 10h53

A Câmara de Toledo está apreciando o projeto da LDO 2019, que estabelece as metas e diretrizes para o planejamento orçamentário municipal para o próximo ano. A proposta é uma das principais leis da vida municipal, formando a base do planejamento orçamentário toledano, ao lado do PPA-Plano Plurianual e da LOA-Lei Orçamentária Anual. A proposição recebeu 11 propostas de emendas na CFO-Comissão de Finanças e Orçamento, que organizou audiência pública sobre o projeto em 3 de julho e na sessão de segunda, dia 20 de agosto, teve aprovação unânime em primeira votação.

Proposta da LDO 2019 entra em apreciação final na Câmara - Leia mais…

Câmara aprecia convênios com 20ª SDP e Marechal Rondon

Câmara aprecia convênios com 20ª SDP e Marechal Rondon

por Paulo Torres — última modificação 23/08/2018 14h38

A Câmara Municipal está apreciando para referendo convênios firmados entre o Município de Toledo, através da Secretaria de Educação e da Secretaria da Saúde, para atendimento a surdos em Marechal Rondon e atenção médica a presos da Cadeia Pública de Toledo. Os convênios foram firmados pelo prefeito Lucio de Marchi com a Polícia Civil do Paraná, através do delegado-chefe da da 20ª SDP, Donizete Botelho, e o prefeito rondonense Marcio Rauber, pela Prefeitura de Marechal Rondon.

Câmara aprecia convênios com 20ª SDP e Marechal Rondon - Leia mais…

Audiência vai debater fogos e efeitos nos autistas e animais

Audiência vai debater fogos e efeitos nos autistas e animais

por Paulo Torres — última modificação 21/08/2018 09h31

A Câmara Municipal vai debater em audiência pública proposta de proibição de uso de fogos de artifício com estampidos no município. A proibição está prevista no Projeto de Lei nº 99, que está sendo apreciado no Poder Legislativo. A audiência está prevista para o dia 28 de agosto, às 18:30h, no Edifício Güerino Viccari, sede do Poder Legislativo. A audiência sobre o PL 99 é organizada pela Comissão de Saúde, Seguridade Social e Cidadania da Câmara, visando instruir a apreciação da matéria.

Audiência vai debater fogos e efeitos nos autistas e animais - Leia mais…

Boletim traz novas oitivas da CPI, 70 do Cristo Rei, moção à GR e Tribuna

Boletim traz novas oitivas da CPI, 70 do Cristo Rei, moção à GR e Tribuna

por Paulo Torres — última modificação 16/08/2018 11h12

Já está on-line o boletim Toledo Legislativo nº 165, que traz informações da décima reunião da CPI da obra do Hospital Regional, que ouviu guardas municipais sobre episódio de suposto furto de material, além de aprovar depoimentos de auditores e guardas nos dias 22 e 29. A edição traz ainda moções de aplausos pelos 70 anos no Coral Cristo Rei, o mais antigo conhecido do Oeste, à GR de Toledo pelas conquistas no Brasileiro e atletas toledanos de badminton que venceram no Panamericano, disputado na Bahia. O boletim traz também a Tribuna Livre com a secretária de Assistência Social Marisa Cardoso, que falou dos fechamentos da Apada e do Albergue Noturno, além de outras informações.

Boletim traz novas oitivas da CPI, 70 do Cristo Rei, moção à GR e Tribuna - Leia mais…

Vereadores homenageiam Cristo Rei por seus 70 anos

Vereadores homenageiam Cristo Rei por seus 70 anos

por Paulo Torres — última modificação 17/08/2018 10h11

Na 26° sessão ordinária da Câmara, dia 13, foi apresentada uma moção de aplausos ao Coral Cristo Rei, pelos 70 anos de existência em Toledo. O aniversário do grupo coral pioneiro de Toledo é comemorado em 15 de agosto e a homenagem foi proposta através do Requerimento n° 162/2018. No documento os vereadores apresentaram a história do coral, que é mais antigo que o próprio Município de Toledo. Todos os vereadores subscreveram o Requerimento n° 162/2018.

Vereadores homenageiam Cristo Rei por seus 70 anos - Leia mais…

CPI ouve guardas e aprova depoimentos de auditores do HR

CPI ouve guardas e aprova depoimentos de auditores do HR

por Paulo Torres — última modificação 15/08/2018 15h50

A CPI da Câmara de Toledo que apura denúncias em torno da obra do Hospital Regional realizou nesta quarta-feira, dia 15, sua décima reunião, onde ouviu os guardas municipais Roni Alvarenga de Mello Padilha e Moisés Bayer, além de aprovar convocações de membros da auditoria e guardas da obra para oitivas nos dias 22 e 29 de agosto. A reunião da CPI contou com os vereadores Walmor Lodi, presidente, Gabriel Baierle, vice-presidente, da vereadora relatora Janice Salvador e dos membros Ademar Dorfschmidt e Antonio Zóio, além dos vereadores Airton Savello e Genivaldo Paes.

CPI ouve guardas e aprova depoimentos de auditores do HR - Leia mais…

Supermercado de Toledo recebe moção por inauguração de nova loja

Supermercado de Toledo recebe moção por inauguração de nova loja

por Paulo Torres — última modificação 16/08/2018 10h13

Na 26° sessão ordinária da Câmara, na segunda feira (13), foi apresentada uma moção de aplausos à Primato Cooperativa Agroindustrial, por meio do Requerimento n° 161/2018, pela inauguração da 7° loja da sua rede de supermercados. A abertura da unidade vinha sendo preparada desde março e foi realizada no dia 26 de julho, no Jardim Panorama. Para a abertura das instalações foi preciso reformas e adaptações do local onde já funcionava um supermercado para alinhamento ao padrão da rede da cooperativa.

Supermercado de Toledo recebe moção por inauguração de nova loja - Leia mais…

Moção aplaude toledanos por Panamericano de Badminton

Moção aplaude toledanos por Panamericano de Badminton

por Paulo Torres — última modificação 17/08/2018 10h13

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 13, teve apresentados os Requerimentos nº 163 e 165, que propõem moção de aplausos aos toledanos Willian Guimarães e Rafael Gustavo Faria, respectivamente, pela conquista do título de campeão panamericano sub-17 de badminton em duplas. Os atletas conquistaram o título no Júnior Championships 2018 de Badminton, realizado na Bahia, reunindo participantes de todo o continente. William Guimarães também ficou com o título do sub-17 masculino ao vencer o canadense Colin Jia.

Moção aplaude toledanos por Panamericano de Badminton - Leia mais…

Câmara destaca conquistas da GR no Brasileiro em Curitiba

Câmara destaca conquistas da GR no Brasileiro em Curitiba

por Paulo Torres — última modificação 14/08/2018 15h48

A Câmara Municipal apreciou na sessão de segunda-feira, dia 13, o Requerimento nº 164, subscrito por sete vereadores, propondo moção de aplausos à Equipe de Ginástica Rítmica de Toledo. A manifestação da Câmara foi proposta pela premiação obtida na participação no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, realizado de 12 a 15 de julho, em Curitiba. A GR de Toledo conquistou o terceiro lugar no adulto e no infantil por equipe, com destaque para a ginasta Isabelle da Silva, que campeã no individual geral na categoria infantil nível 2.

Câmara destaca conquistas da GR no Brasileiro em Curitiba - Leia mais…

Ações do documento