Vídeo pelos 70 anos de Toledo alcança 97 mil

por Paulo Torres publicado 21/07/2016 11h55, última modificação 22/07/2016 14h12
O vídeo sobre os 70 anos de fundação de Toledo, veiculado na fanpage da Câmara Municipal no Facebook superou a marca de 97 mil pessoas alcançadas, menos de 4 meses após sua veiculação. O vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara, reúne imagens do desbravamento e colonização do município e região e do desenvolvimento de Toledo, sendo veiculado por conta da passagem dos 70 anos de fundação da cidade, em 27 de março.
Vídeo pelos 70 anos de Toledo alcança 97 mil

O vídeo produzido pela Câmara reúne imagens do desbravamento e colonização do município e região e do desenvolvimento de Toledo.

O vídeo sobre os 70 anos de fundação de Toledo, veiculado na fanpage da Câmara Municipal – www.facebook.com/www.toledo.pr.leg.br -, superou a marca de 97 mil pessoas alcançadas, menos de 4 meses após sua veiculação. O vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara, reúne imagens do desbravamento e colonização do município e região e do desenvolvimento de Toledo. O vídeo tem na trilha sonora a música Caminhos de Toledo, de Luiz Carlos Borges, Miguel Bicca e Vinícius Brum, sendo veiculado por conta da passagem dos 70 anos de fundação da cidade, em 27 de março.

O vídeo conta com fotos do desmatamento da antiga floresta e os primeiros prédios de Toledo, com as madeireiras, o primeiro hotel e a antiga Igreja Matriz, demolida na década de 80 para construção da atual Catedral Cristo Rei. Também estão na produção imagens de um vídeo da Câmara Municipal sobre os 25 anos de Toledo, com desfile alusivo no Largo São Vicente de Paulo e corte do bolo do jubileu de prata.

O vídeo motivou muitos compartilhamentos e tem atraído acessos de vários pontos do Brasil, especialmente de toledanos e de pessoas com amigos e parentes em Toledo, inclusive alguns pioneiros e seus familiares. Hugo Briccius registrou nos comentários do vídeo um pouco da história da família e da cidade. “Me lembro muito bem, viemos para cá em 10 10 1951”, assinalou. Já Paula Gibbert aproveitou o espaço para relembrar seus familiares. “Os nomes dos meus avós, tios e pais constam no Memorial dos Pioneiros. Tenho orgulho disso, pois sei que foi um tempo difícil, embora tenha sido abençoado”, afirmou nos comentários, onde também foi levantada a questão dos nomes registrados e especialmente os dos pioneiros que ficaram de fora, como fez Natalina Sperotto. “Quando fui a Toledo mês de março, no Centro da cidade vi placas com nome dos pioneiros, constatei que o nome de meu pai não estava na lista”, apontou ela, que hoje mora em Santa Catarina. “Fiquei triste pois moro em SC e meu pai morreu faz 13 anos mas a mãe ainda mora no sítio em Boa Vista, terra que ele próprio fez o desmatamento”, apontou ela, que contou um pouco da trajetória de seus pioneiros. Seu pai Balduíno Sperotto chegou em Toledo na década de 50, relatou, junto com seus tios Sperotto, que tiveram o devido registro, coisa que não aconteceu com seu pai. “O nome deles consta na lista dos pioneiros, talvez tivesse que fazer um cadastro”, sugere ela, que no entanto não deixa de reconhecer e aplaudir a iniciativa. “(...) parabéns pela homenagem, assim mesmo considero ela feita a meu pai”, aponta Natalina Sperotto.

O debate sobre os desbravadores e a homenagem a eles no Memorial dos Pioneiros também foi levantado no grupo Bons Tempos de Toledo, que reúne mais de 2 mil pessoas interessadas na trajetória de Toledo e se dedica a registrar fotos de eventos e cenas passadas da cidade e região. O grupo recebeu o vídeo pelos 70 anos de Toledo e os questionamentos e propostas em torno das homenagens aos opioneiros desbravadores podem ser vistos em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=416596045164251&set=gm.1523942731188681&type=3&theater

Confira o vídeo sobre os 70 anos de Toledo