Vereadores verificam espera dos CMEIs

por Paulo Torres publicado 03/12/2014 09h27, última modificação 03/12/2014 09h30
Os vereadores de Toledo visitaram a Secretaria Municipal de Educação, onde verificaram a lista de espera dos CMEIs, conheceram a estrutura de compras e o funcionamento geral da pasta. Na visita liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Adriano Remonti, os vereadores foram recebidos pela secretária Tania Elisete de Grandi, a qual destacou a importância da Secretaria da Educação dentro da Prefeitura de Toledo. Integraram a comitiva os vereadores Adriano Remonti, Edinaldo Santos, Lúcio de Marchi, Marcos Zanetti, Sueli Guerra, Tita Furlan e Walmor Lodi.
Vereadores verificam espera dos CMEIs

Vereadores com a secretária Tania verificam a lista de espera dos CMEIs

Ocupando a antiga sede da UTFPR junto à Funet juntamente com a Escola de IMG_0291a.jpgAdministração, a Educação conta com o maior quadro de servidores na administração municipal, com 1.647 servidores. São 925 cargos de professores distribuídos em 36 escolas, segundo a Secretaria de Recursos Humanos, com 31 professores de Educação Física, 152 professores de Educação Infantil e 167 ADSs-Assistentes de Desenvolvimento Social. A pasta tem orçamento de cerca de R$ 80 milhões e também atende desde 1996 os CMEIs-Centros Municipais de Educação Infantil, um novo conceito para as antigas creches, incorporando a função educacional ao atendimento infantil nas unidades. Atualmente são 23 unidades e em breve será inaugurada mais uma unidade, o CMEI Rosane Fontes, no Jardim das Orquídeas.

A Educação informou à comitiva de vereadores que atendia 13.087 crianças no final doIMG_0308a.jpg ano. Os CMEIs atendem cerca de 2 mil crianças de zero a três anos, enquanto a pré-escola atende 2.642 crianças de quatro e cinco anos e o Ensino Fundamental atende 7.627 crianças do 1º ao 5º ano nas escolas. Também são atendidos 140 alunos na EJA-Educação de Jovens e Adultos, onde é oferecida a alfabetização e o Ensino Fundamental de forma supletiva. A rede de 36 escolas contava com 500 turmas em novembro, chegando neste ano a 546 turmas do 1º ao 5º ano. Segundo a secretária Tania informou aos vereadores, os setores de estatística e documentação cruzaram dados e apontaram 61 crianças precisando de escola em Toledo. Por conta disso será criada mais uma turma na Escola André Zênere, no Jardim América, onde 20 crianças precisam de escola. Outro bairro com crescimento maior é o Coopagro, onde é necessário abrir vagas mas as escolas estão com o espaço apertado.

A secretária falou aos vereadores da lista de espera dos CMEIs, a qual contava com 755 crianças. Ela informou que a lista era maior mas verificando os dados chegou-se a esse total, relatando que na segunda-feira de Carnaval foram chamadas 170 crianças da lista antiga e acabaram sem do feitas 90 matrículas. Os vereadores conheceram o novo sistema de cadastro informatizado, que está sendo feito na Secretaria de Educação, onde na quarta-feira, dia 9, a lista apresentava 826 crianças esperando vaga e uma mãe estava cadastrando sua menina na busca da vaga número 827. A secretária destacou que a vaga por lei não é da mãe ou da família, nem segue mais o critério de assistência social, pois este é um direito da criança e como tal o preenchimento das vagas é pela ordem de chegada, independente da situação sócio-econômica. A única alteração na ordem é feita pelo Ministério Público, que pode indicar uma família cuja condição de risco social ou econômico exija prioridade.IMG_0291a.jpg