Vereadores requerem instalação de CPI da coleta do lixo

por Paulo Torres publicado 04/04/2019 11h40, última modificação 05/04/2019 15h48
A Câmara de Toledo teve apresentado requerimento para instituição de Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar denúncias sobre o serviço prestado ao Município de Toledo pela empresa Transportec na coleta de lixo. O documento foi publicado no Diário Oficial Digital na quarta-feira, dia 3. Nesta quinta-feira, informações chegadas à Câmara levaram o presidente Antônio Zóio e o secretário Leoclides Bisognin a deslocar-se à sede da Transportec, onde encontraram apenas 20 funcionários parados e um caminhão sem um pneu. Os vereadores mantiveram contato com cerca de 20 funcionários da empresa que estavam no local e devem manter nova reunião nesta sexta-feira, às 10h, na Câmara Municipal.
Vereadores requerem instalação de CPI da coleta do lixo

Presidente Antônio Zóio e secretário Leoclides Bisognin visitaram a Transportec e ouviram trabalhadores

Requerimento CPI.pngA Câmara de Toledo teve apresentado requerimento assinado por todos os vereadores para instituição de Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar denúncias sobre o serviço prestado ao Município de Toledo pela empresa Transportec, Coleta e Remoção de Resíduos Ltda. O documento encaminhado ao presidente da Câmara, Antônio Zóio, foi encaminhado à publicação no Diário Oficial Digital, onde foi publicado na quarta-feira, dia 3 de abril. Nesta quinta-feira, informações chegadas à Câmara Municipal levaram o presidente Antônio Zóio e o secretário Leoclides Bisognin a deslocar-se com assessores à sede da Transportec na Vila Industrial para verificar a situação.

Os vereadores mantiveram contato com cerca de 20 funcionários da empresa que estavam no local, juntamente com um caminhão de coleta de lixo sem um pneu. Os funcionários relataram estar no aguardo do pagamento dos salários e os vereadores mantiveram contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Administração visando verificar a situação. O secretário de Meio Ambiente Neudi Mosconi relatou por telefone o encerramento do contrato com a Transportec na véspera. Os vereadores devem manter nova reunião com os funcionários da Transportec nesta sexta-feira, às 10h, na Câmara Municipal, após verificar a existência de alguma pendência do Município de Toledo com a antiga concessionária da coleta do lixo e a possibilidade de direcionar estes eventuais recursos para quitação dos salários em caso de não pagamento, bem como de alguma eventual pendência rescisória com os funcionários.

Segundo as informações obtidas pelos vereadores, na noite de quarta-feira, dia 3 de abril, sete caminhões de coleta de lixo estariam sendo retirados da cidade pela empresa. A tentativa de retirada motivou ação oficial, uma vez que os veículos estariam disponibilizados para a manutenção da coleta de lixo na cidade, sob a tutela do Ministério Público. Os veículos foram interceptados em ação da Polícia Militar e Guarda Municipal e recolhidos ao Pátio de Máquinas do Município de Toledo visando manter a prestação do serviço essencial à população.

O Requerimento apresentado na Câmara em 14 de março e assinado por todos os vereadores requer a investigação por CPI das falhas na coleta de lixo feita pela empresa Transportec. O documento requer que a Câmara “investigue as falhas na prestação de serviços público na coleta de lixo, em decorrência das irregularidades da empresa Transportec, nos meses de fevereiro e março de 2019”. A CPI terá prazo de 120 dias para executar seus trabalhos, com a possibilidade de prorrogação.

A partir da indicação dos nomes dos componentes da CPI pelos líderes das bancadas da Câmara o presidente do Poder Legislativo de Toledo, Antônio Zóio, deverá nomear os componentes indicados para em seguida ela ser instalada com a eleição do presidente, vice-presidente e relator.IMG_5839a.JPG