Vereadores propõem moção a CTG pelos 24 anos

por Paulo Torres publicado 22/02/2019 15h05, última modificação 22/02/2019 16h23
Na 3° sessão ordinária da Câmara de Toledo foi apresentada uma moção de aplausos ao CTG Chama Crioula pelos 24 anos de fundação. Por meio do Requerimento n° 16/2019 os vereadores apresentam um pouco da história da instituição, fundada em 09 de janeiro de 1995. A entidade tradicionalista surgiu após uma fusão dos dois antigos CTG’s, Querência das Tradições e Rancho da Amizade. Seu primeiro patrão foi o senhor Nilton Girardelo e atualmente o cargo é ocupado por Orandy Gayardo.
Vereadores propõem moção a CTG pelos 24 anos

Vereadores propuseram documento pelos 24 anos do CTG Chama Crioula

Na 3° sessão ordinária da Câmara de Toledo foi apresentada uma moção de aplausos, ao CTG Chama Crioula pelos 24 anos de fundação. Por meio do Requerimento n° 16/2019 os vereadores apresentam um pouco da história da instituição, fundada em 09 de janeiro de 1995. A entidade tradicionalista surgiu após uma fusão dos dois antigos CTG’s, Querência das Tradições e Rancho da Amizade. Seu primeiro patrão foi o senhor Nilton Girardelo, sendo que atualmente neste cargo se encontra o senhor Orandy Gayardo.

O Chama Crioula hoje conta com as invernadas de danças, iniciantes, mirim A, juvenil A e adulto, além do Grupo de Chula que tem os integrantes nas categorias Pré-mirim, Mirim e Juvenil. Também existem as modalidades individuais que compõem as categorias: Musica, violão, causo, declamação, gaita piano e gaita ponto. Atualmente contando com mais de 150 pessoas envolvidas nestas categorias.

Recentemente foi realizado, ainda no ano de 2018, o XII FESTOART (Festival Toledense de Artes e Tradição), que segundo o MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), foi o maior evento tradicionalista no estado do Paraná, em todas as categorias disputadas. Destaca-se que o CTG Chama Crioula é Tricampeão Brasileiro de Danças Tradicionais.

O documento foi assinado pelos vereadores Pedro Varela, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Renato Reimann, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi.