Vereadores fazem moção de aplausos pelos 16 anos da Sicoob

por Paulo Torres publicado 10/04/2019 15h12, última modificação 10/04/2019 15h12
Na 10º sessão ordinária, realizada na segunda-feira (08), foi apresentada uma moção de aplausos à Cooperativa de Crédito da Região Meridional do Brasil – Sicoob, através do Requerimento nº 74/2019. O documento destaca os 16 anos da cooperativa e os “relevantes resultados alcançados por essa instituição, notadamente pela agência de Toledo, tanto no plano econômico como, especialmente, no social, trazendo, de forma direta e indireta benefícios ao município de Toledo”.
Vereadores fazem moção de aplausos pelos 16 anos da Sicoob

Moção à cooperativa financeira foi apresentada na sessão de segunda-feira da Câmara

Na 10º sessão ordinária, realizada na segunda-feira (08), foi apresentada uma moção de aplausos à Cooperativa de Crédito da Região Meridional do Brasil – Sicoob, através do Requerimento nº 74/2019. O documento destaca os “relevantes resultados alcançados por essa instituição, notadamente pela agência de Toledo, tanto no plano econômico como, especialmente, no social, trazendo, de forma direta e indireta benefícios ao município de Toledo”.

Em 17 de julho de 2002, nasceu em Toledo a Sicoob, já completando 16 anos de atuação neste município, aponta o documento da Câmara, destacando que ela vem sendo considerada pela sociedade toledana como uma das instituições financeiras responsáveis pelo crescimento do município. Em 2009 a cooperativa financeira criou o Instituto Sicoob, “para difundir o sistema cooperativista no setor financeiro em todo o espaço geográfico do Brasil”, aponta o documento, destacando que a cooperativa “traçou objetivos visando a aliar o setor produtivo econômico ao financeiro”.

Nos dias atuais, a Sicoob conta com mais de 38 mil cooperados, com atuação na região Oeste do Paraná, e com sete agências no Estado do Rio Grande do Sul.

Com três eixos de atuação em prol das comunidades - na Educação Cooperativista, Cidadania Financeira e Desenvolvimento Sustentável -, a cooperativa tem estes programas sociais hoje divididos nas diversas regiões brasileiras.

No eixo Educação Cooperativista, ela desenvolve programas e projetos que visam a difusão de valores cooperativistas, desenvolvendo os Programas Cooperjovem, Concurso Cultural e Cooperativas Mirins. No eixo Cidadania Financeira, a Sicoob tem como um de seus pilares a Educação Financeira, tendo o Programa Voluntário Transformador. No eixo Desenvolvimento Sustentável e Cidadania a cooperativa tem os programas Expresso SICOOB e “Papa Pilhas”.

O documento foi assinado pelos vereadores Corazza Neto, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi.