Vereadores destacam 50 anos da Paróquia de Novo Sarandi

por Paulo Torres publicado 09/11/2017 10h44, última modificação 09/11/2017 10h44
Foi apresentado na segunda-feira, dia 6, o Requerimento nº 196, subscrito por 13 vereadores, que propõe moção de aplausos pelos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora das Graças, do Distrito de Novo Sarandi. Ela surgiu com as primeiras famílias de colonizadores, nos anos 50, tendo sido criada em 1952 como capela da Paróquia de Toledo. A comunidade teve como primeiro presidente Aurélio Dall’Oglio e mais tarde passou a pertencer à Paróquia de Quatro Pontes. Em maio de 1967 a capela tornou-se paróquia, tendo como 1º pároco o padre Aloisio Baumeister, que atuava há doze anos na comunidade.
 Vereadores destacam 50 anos da Paróquia de Novo Sarandi

Requerimento apresentado na sessão de segunda-feira destaca o cinquentenário da paróquia

Foi apresentado na sessão de segunda-feira, dia 6 de novembro, o Requerimento nº 196, subscrito por 13 vereadores, que propõe moção de aplausos pelos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora das Graças, do Distrito de Novo Sarandi.

A Paróquia Nossa Senhora das Graças teve como marco inicial a chegada ao interior de Toledo das primeiras famílias de colonizadores, nos anos 50. Com espírito de aventura, partilha, entusiasmo, vontade e esperança de crescer e mudar de vida, os desbravadores tinham também muita confiança e fé em Deus que tudo daria certo, lembram os vereadores no Requerimento nº 196. Para poder se reunir e alimentar esta fé, os então moradores reuniram-se, no dia 17 de abril de 1952, com o padre Antônio Patuí com a finalidade de fundar a comunidade católica local como capela da Paróquia de Toledo. A comunidade teve como primeiro presidente Aurélio Dall’Oglio e mais tarde passou a pertencer à Paróquia de Quatro Pontes, quando em novembro de 1955 passou a fazer parte desta história o padre Aloisio Baumeister. Em maio de 1967 a capela tornou-se paróquia, tendo como 1º pároco o padre Aloisio. A nova paróquia era constituída pelas capelas de São Miguel, Linha Giacomini, Vila Cristal, Nova Santa Rosa e Alto Santa Fé.

Em 1968 foi iniciada a construção da edificação que hoje é a Igreja Nossa Senhora das Graças, mas que na época tinha por objetivo se tornar o salão de festas da comunidade. A história dessa comunidade é marcada por grandes momentos de demonstração de profunda fé e de muita oração, tendo como frutos dessa atuação vários nomes que atuam na missão da Igreja Católica. Entre eles setão o padre Hélio José Bamberg, Frei Olmiro Mülher, Frei Olivo Marafon e as irmãs religiosas Ercilia Maria Barichello (in memorian), Nilda Mülher, Tarcila Stoffel e Aida Maria Fleck.

Também é característico das pessoas da comunidade o espírito de partilha, participação e colaboração e por conta deles muitas pessoas dedicaram-se e continuam a se dedicar arduamente no trabalho em prol do desenvolvimento e bom andamento das pastorais e movimentos de comunidade paroquial, segundo apontam os vereadores Olinda Fiorentin, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marly Zanete, Neudi Mosconi, Renato Reimann, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi, que assinaram o Requerimento nº 196. “A moção de aplausos que ora apresenta-se é um justo reconhecimento por tudo o que representou e representa, nestes cinquenta anos, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, especialmente para a comunidade de Novo Sarandi”, destaca o documento da Câmara Municipal.