Tribuna Livre expõe projeto de escola adventista em Toledo

por Paulo Torres publicado 05/12/2016 16h10, última modificação 12/12/2016 16h18
A Tribuna Livre da Câmara Municipal abordou no dia 5 o projeto de instalação em Toledo de uma escola adventista com atendimento do prezinho ao Ensino Médio e pré-vestibular. O espaço foi solicitado à Câmara pela Igreja Adventista e contou com explanação da professora Lindalva Accacio Lobato, diretora geral das escolas adventistas da região. Lindalva Lobato disse que a Igreja Adventista tem a segunda maior rede escolar particular do Brasil, com 458 unidades, sendo 73 na região Sul. “Escolhemos Toledo por estarmos vendo o progresso da cidade”, disse a coordenadora, informando que se o projeto se concretizar ele inicia em 2019 com a implantação das séries iniciais e demais níveis progressivamente, completando-se em 2026.
Tribuna Livre expõe projeto de escola adventista em Toledo

Diretora geral falou do projeto da rede adventista para Toledo

A Tribuna Livre da Câmara Municipal abordou na sessão de segunda-feira, dia 5 de dezembro, o projeto de instalação em Toledo de uma escola adventista com atendimento do prezinho ao Ensino Médio e pré-vestibular. O espaço foi solicitado à Câmara pela Igreja Adventista e contou com explanação da professora Lindalva Accacio Lobato, diretora geral das escolas adventistas da região. Ela esteve acompanhada de Sávio Fernandes, diretor Financeiro regional; dos pastores Olímpio Dias Barbosa, de Toledo; José Elias, presidente dos pastores da Igreja Adventista Luiz Damasceno, secretário do presidente, além do assistente financeiro regional da área educacional Eduardo Mello e da coordenadora pedagógica regional Sarah Bubna.

Lindalva Lobato disse que a Igreja Adventista tem a segunda maior rede escolar particular do Brasil, com 458 unidades, sendo 73 na região Sul. “Escolhemos Toledo por estarmos vendo o progresso da cidade”, disse a coordenadora, informando que se o projeto se concretizar ele inicia em 2019 com a implantação das séries iniciais e demais níveis progressivamente, completando-se em 2026, quando estariam implantados todos os níveis de ensino. Ela acrescentou que a instituição está aberta ao crescimento, intercâmbio e sugestões da comunidade.

A rede escolar adventista conta com unidades em Cascavel, Foz e Guaíra no Oeste e ainda Umuarama e Goioerê, no Noroeste, que são atendidas pela mesma estrutura regional, uma das quatro da rede adventista no Paraná. A diretora regional disse que a proposta pedagógica conta com atenção ao meio ambiente e a valorização do ser humano visando formar o cidadão autônomo e participante da sociedade. A rede também incentiva seus servidores a estudar, assim como os professores, contando com uma universidade corporativa com vídeo-aulas quinzenais.

Em seguida o presidente da Câmara, Ademar Dorfschmidt, abriu um espaço para as manifestações dos líderes das bancadas, que destacaram a importância do empreendimento, bem como do caráter cristão da proposta, entre outros aspectos. Entre as perguntas dirigidas pelos vereadores esteve a de bolsas de estudos, que devem corresponder a 20% das vagas oferecidas, desde as parciais às integrais, segundo a diretora geral Lindalva Accacio Lobato. O presidente Ademar disse que o projeto de doação de área está na Câmara Municipal e pode vir a motivar a convocação de uma sessão extraordinária, destacando que ele conta com apoio quase unânime, o qual deve ser alcançado.