Tribuna Livre aborda 24° Campeonato do Panorama e projetos da região

por Paulo Torres publicado 02/07/2019 14h45, última modificação 04/07/2019 11h47
A Tribuna Livre da sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 1° de julho, teve a presença do presidente da Associação dos Moradores do São Francisco, Gilson Francisco, o qual está à frente da entidade há cerca de três anos. Gilson falou aos vereadores sobre o trabalho esportivo no bairro e na região, destacando o 24° Campeonato do Comércio do Panorama, encerrado no domingo com a vitória do Náutico Futebol Clube e ainda dos projetos e desafios do bairro e daquela região da cidade, que incluem investimento de R$ 1,9 milhão em recapeamento de várias ruas.
Tribuna Livre aborda 24° Campeonato do Panorama e projetos da região

Gilson Francisco fala na Tribuna Livre sobre o 24° Campeonato do Panorama

A Tribuna Livre da sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 1° de julho, teve a presença do presidente da Associação dos Moradores do São Francisco, Gilson Francisco, o qual está à frente da entidade há cerca de três anos. Gilson falou aos vereadores sobre o trabalho esportivo no bairro e na região feito pelo Instituto Oportunizar, destacando também o 24° Campeonato do Comércio do Panorama, encerrado no domingo com a vitória do Náutico Futebol Clube e ainda dos projetos e desafios do bairro e daquela região da cidade.

Gilson Francisco fez uma rápida prestação de contas dos últimos três anos da competição, que é disputada desde 1995 e tornou-se referência do esporte amador toledano. As disputas deste ano envolveram 16 equipes de futebol. Segundo o presidente da Associação de Moradores do São Francisco, o Campeonato do Comércio do Panorama mobiliza mil a 2 mil pessoas a cada domingo e por isto ele pediu ajuda, afirmando que é um evento de interesse de todos. Destacou a estrutura representada pela Praça Esportiva Noel Sérgio Godoi, que conta com arquibancadas cobertas e cabines esportivas para transmissão. “Tudo isso lá está num trabalho feito por todos”, disse ele, destacando que o evento sempre precisa de muita ajuda de cada um para que possa ser feito a cada ano.

Na sua 22a edição, em 2017, o Campeonato do Panorama arrecadou R$ 19,2 mil em placas e no total R$ 35,9 mil, mas teve despesas de R$ 12,5 mil, mais R$ 16,8 mil de arbitragem, além de outras, totalizando R$ 36,205 mil de despesas, sobrando um saldo de R$ 227 negativos. Já na 23ª edição as entradas tiveram R$ 28,2 mil de inscrições, cartelas da rifa da moto R$ 3,7 mil, mais R$ 13,88 mil da copa, mais R$ 8 mil da moto doada pela Panorama Home Center.

Já em sua 24a edição, em 2019, o evento teve arrecadação de R$ 30 mil com inscrições, mais R$ 10,75 mil com bebidas, R$ 6 mil da premiação pela Panorama Home Center, entre outras receitas, totalizando R$ 46,050 mil de entradas, mas com saídas de R$ 45,8 mil, resultando em sobras de R$ 250,00, explanou Gilson Francisco na Tribuna Livre na Câmara, onde relacionou os integrantes da entidade e convidou os voluntários que queiram participar, anunciando investimentos de R$ 1,9 milhão em recapeamento  em várias ruas naquela região da cidade.

O presidente da Associação dos Moradores do São Francisco, Gilson Francisco, também falou aos vereadores do trabalho do Instituto Oportunizar, que envolve 80 jovens atletas. Os treinamentos de futebol de campo são realizados no campo Michel Chardon nas terças e quintas, através do professor Paraná, Devanir Francisco e agora também o professor Nicomedes. Além disso o esporte no Grande Panorama envolve também o Ginásio de Esportes Lauri José Simon, que está recebendo a reforma da cancha de bocha e cancha de malha. O presidente da Associação dos Moradores do São Francisco disse aos vereadores e público que isto vem do trabalho de cada um através da política, pois as conquistas existem com as pessoas vestindo a camisa e trabalhando pelo município. Em aparte o vereador Ademir Paludo saudou Gilson e disse que foi presidente e vice da entidade e sabe a dificuldade do trabalho feito, afirmando que cada presidente deu o melhor de si na sua época. Paludo destacou que são 24 anos de Campeonato do Comércio do Panorama e o evento é resultado do esforço de toda a comunidade.