Teste seletivo para estágios na Câmara tem 13,11% de abstenção

por Paulo Torres publicado 04/05/2017 11h10, última modificação 05/05/2017 14h06
A Câmara Municipal de Toledo realizou dia 4 de maio as provas do teste seletivo para contratação de 12 estagiários dos cursos de Direito e Jornalismo. As provas foram realizadas no Campus I da Unipar a partir das 8:30h e contaram com a presença de 53 dos 61 candidatos inscritos às vagas de estágio de Jornalismo e Direito. Sete candidatos deixaram de comparecer entre os inscritos para estágio de Direito e um não compareceu para a prova de Jornalismo, numa abstenção geral de 13,11%.
Teste seletivo para estágios na Câmara tem 13,11% de abstenção

Abstenção entre os candidatos às vagas de estágios foi de 13,11%

A Câmara Municipal de Toledo realizou nesta quinta-feira, dia 4 de maio, as provas do teste seletivo para contratação de 12 estagiários dos cursos de Direito e Jornalismo. As provas foram realizadas no Campus I da Unipar a partir das 8:30h e contaram com a presença de 53 dos 61 candidatos inscritos às vagas de estágio de Jornalismo e Direito. Sete candidatos deixaram de comparecer entre os inscritos para estágio de Direito e um não compareceu para a prova de Jornalismo, numa abstenção geral de 13,11%.

O teste seletivo teve inscrições de 05 a 12 de abril, tendo validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Diretoria-Geral da Câmara. O estágio será de 06 horas, dividido nos períodos matutino e vespertino, com 03 horas cada, com carga horária de 120 horas mensais e remuneração através de bolsa de R$ 1.250,00. As provas contaram com 15 questões em comum tanto para Direito como Jornalismo nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática e Conhecimento Gerais, mais 5 questões específicas de Direito e 5 de Jornalismo, conforme a área do inscrito. As abstenções foram de 11,66% no Direito e de 50% no Jornalismo.

Estarão aprovados todos os candidatos que atingirem a nota mínima de 50 pontos, desde que preencham os requisitos constantes no Edital 004/2017 e estejam em conformidade com os dispositivos da Resolução nº 18/2013 e no Ato nº 09/2017 da Câmara Municipal. Ocorrendo empate, o critério de desempate dos candidatos classificados privilegiará aqueles com mais idade. Será considerado aprovado e apto à seleção o candidato que alcançar a maior nota dentre os inscritos àquela vaga. No caso de empate, será considerado aprovado aquele com maior nota na prova de conhecimentos específicos e permanecendo o empate, o mais velho dentre eles. O resultado final será publicado e disponibilizado no sítio eletrônico da Câmara Municipal de Toledo – www.toledo.pr.leg.br - e Órgão Oficial Eletrônico do Município de Toledo até o dia 10 de maio. Os candidatos poderão recorrer no prazo de 02 dias a contar da publicação do resultado, mediante requerimento ao Diretor-Geral da Câmara, que decidirá em igual prazo.  Divulgado o resultado final, a Comissão Organizadora do Teste Seletivo ou a Diretoria-Geral convocará pelo Órgão Oficial do Município e pelo sítio eletrônico da Câmara de Vereadores os candidatos, conforme o número de vagas a serem preenchidas.

Atendendo a Recomendação Administrativa nº 01/2017, do Ministério Público, através do promotor Sandres Sponholz, que considerou congruentes com os trabalhos dos gabinetes dos vereadores apenas os cursos de Direito e Ciências Contábeis, a Câmara lançou novo edital eliminando as vagas para Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Gestão Pública nos gabinetes previstas inicialmente e limitando as vagas de Jornalismo apenas ao Departamento de Comunicação Social.

O estágio tem prazo máximo de dois anos e o vereador pode unilateralmente solicitar o desligamento do estagiário antes de findo o contrato, desde que haja anuência do supervisor.