Sessão legislativa inicia com 4 vereadoras em Toledo

por Paulo Torres publicado 01/02/2018 11h55, última modificação 02/02/2018 09h12
A nova sessão legislativa que inicia suas atividades ordinárias nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, contará com a maior bancada feminina na história da Câmara Municipal de Toledo. Com o fim da licença de Janice Salvador para atuar na Secretaria da Educação o Legislativo passa a contar com quatro vereadoras, fato inédito nos 65 anos do Município de Toledo. A bancada já tinha as vereadoras Marli Gonçalves, Marly Zanete e Olinda Fiorentin, que é também secretária da Mesa Diretora e passou a mostrar sua nova composição nas duas sessões extraordinárias realizadas nesta semana.
Sessão legislativa inicia com 4 vereadoras em Toledo

Vereadora Janice usou a tribuna e agradeceu a acolhida dos demais vereadores

IMG_1444a.jpgA nova sessão legislativa que inicia suas atividades ordinárias nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, contará com a maior bancada feminina na história da Câmara Municipal de Toledo. Com o fim da licença de Janice Salvador para atuar na Secretaria da Educação o Legislativo passa a contar com quatro vereadoras, fato inédito nos 65 anos do Município de Toledo. A bancada (veja foto abaixo) já tinha as vereadoras Marli Gonçalves, Marly Zanete e Olinda Fiorentin, que é também secretária da Mesa Diretora e passou a contar também com Janice Salvador já nas duas sessões extraordinárias realizadas nesta semana, quando a presença feminina entre os 19 vereadores chamou ainda mais a atenção.

O presidente da Câmara Municipal, Renato Reimann, deu as boas vindas à vereadora na abertura da sessão extraordinária do dia 30 de janeiro, a terceira realizada neste início de ano. Luís Fritzen, um dos vereadores com maior experiência legislativa e líder do Governo, disse que a vereadora vem completar a Casa e abrilhantar os trabalhos e tem certeza que suaIMG_5997a.jpg presença vai ser fundamental. A vereadora Marli Gonçalves disse na tribuna que Janice é bem vinda e que espera e torce para que faça a diferença, registrando que não adianta uma bancada de 30 mulheres se elas votarem de forma desigual ou estranha.

O vereador Leoclides Bisognin, também com várias legislaturas na Câmara, deu as boas vindas à nova legisladora e disse que agora o time das colegas vereadoras está completo. O vereador, ex-prefeito e ex-deputado estadual Albino Corazza também foi à tribuna, como vários dos vereadores e vereadoras. Corazza disse que agora na Câmara de Toledo mais de 20% dos vereadores são representados pelas mulheres. Destacou que poucas câmaras pelo Brasil chegam a esta proporção e isso é um sinal de que Toledo está saindo na frente.

Usando a tribuna na sessão extraordinária Janice Salvador agradeceu a acolhida dos demais vereadores e disse estar bastante feliz, embora consciente dos desafios que isso representa. A vereadora disse que por todo o trabalho feito se sente no compromisso de cumprir os três anos de mandato que lhe restam.

A vereadora Janice Aparecida de Souza Salvador é natural de Guarujá do Sul, SC, onde nasceu em 15 de abril de 1969. Professora municipal, disputou as eleições de 2012 como candidata a vice-prefeita em coligação com o PP, tendo João Poletto a prefeito e candidatou-se a vereadora em 2016, pelo PSDB-Partido da Social Democracia Brasileira, recebendo 1.385 votos. Janice foi o quinto candidato mais votado, assumindo como vereadora em 1º de janeiro de 2017 e licenciando-se para ser secretária da Educação, dando lugar ao primeiro suplente do PSDB, Neudi Mosconi. No dia 2 de janeiro de 2018 deixou a Secretaria da Educação, assumida por Edna Shaeffer Amaral, e no dia 3 de janeiro reassumiu o mandato na Câmara Municipal de Toledo.