PM deve reabrir unidades em Vila Nova e Novo Sarandi

por Paulo Torres publicado 03/12/2014 09h27, última modificação 03/12/2014 09h30
Uma comitiva de Toledo obteve o compromisso da Secretaria de Segurança Pública de reabrir os destacamentos da PM em Vila Nova e Novo Sarandi. O vereador Renato Reimann integrou a comitiva liderada pelo prefeito José Carlos Schiavinato e acompanhada pelo deputado estadual Duílio Genari e que contou também com representantes do Conselho de Segurança, da Secretaria de Segurança e outras autoridades. O secretário Reinaldo de Almeida César recebeu a comitiva, que expôs o quadro do setor no município e solicitou medidas para atender a comunidade. O secretário comprometeu-se a normalizar o atendimento da PM em Vila Nova e Novo Sarandi até o dia 20 de abril, o que foi saudado pelo vereador Renato Reimann. O fechamento dos destacamentos motivou a aprovação pela Câmara Municipal do Requerimento nº 31, de 23 de fevereiro, aprovado em 27 de fevereiro com apoio de todos os vereadores e encaminhado ao governador Beto Richa e à Secretaria de Segurança Pública.
PM deve reabrir unidades em Vila Nova e Novo Sarandi

A comitiva de Toledo com o secretário estadual de Segurança Pública

Uma comitiva de Toledo esteve na terça-feira, dia 3, em Curitiba, tratando das questões da segurança pública e obteve o compromisso da Secretaria de Segurança Pública de reabrir os destacamentos da PM em Vila Nova e Novo Sarandi. O vereador Renato Reimann integrou a comitiva liderada pelo prefeito José Carlos Schiavinato e acompanhada pelo deputado estadual Duílio Genari e que contou também com representantes do Conselho de Segurança, Secretaria de Segurança, do administrador distrital de Novo Sarandi Odair Maccari e outras autoridades. O secretário Reinaldo de Almeida César recebeu a comitiva a partir das 17h na Secretaria de Segurança Pública, onde a comitiva expôs o quadro do setor no município e solicitou medidas para atender a comunidade. O secretário comprometeu-se a normalizar o atendimento da Polícia Militar em Vila Nova e Novo Sarandi até o dia 20 de abril, o que foi saudado pelo vereador Renato Reimann.

O fechamento dos destacamentos que atendiam os dois distritos motivou a aprovação pela Câmara Municipal de Toledo do Requerimento nº 31, de 23 de fevereiro, aprovado em 27 de fevereiro com apoio de todos os vereadores e encaminhado ao governador Beto Richa e à Secretaria de Segurança Pública. Na reunião com o secretário Almeida César também foi definido que até a reativação dos destacamentos nos dois distritos a Polícia Militar e a Guarda Municipal realizarão rondas em Vila Nova e Novo Sarandi para garantir a segurança pública. Renato Reimann relatou que a comitiva foi bem recebida e ficou muito satisfeito com o atendimento do secretário aos anseios das comunidades do interior. No encontro também foi entregue a documentação da doação de área municipal aprovada pela Câmara de Vereadores para a instalação da Delegacia Cidadã no Centro Administrativo.

Entre os documentos protocolados na Secretaria de Segurança Pública está ofício que aponta que os distritos Vila Nova e Novo Sarandi possuem juntos população superior a 95 municípios do Paraná. As comunidades, vizinhas, também possuem uma área de 176 Km², destaca o documento, que solicita “urgente e especial empenho no sentido de viabilizar a manutenção dos postos da PM nos distritos de Vila Nova e Novo Sarandi”. Os destacamentos existem desde a criação dos distritos, há 50 anos, e o documento defende a realização de melhorias e ampliação dos serviços policiais nas duas localidades. A reunião deve encerrar uma série de tratativas desenvolvidas nos últimos meses em torno dos destacamentos e que iniciou em Toledo, junto à 1ª Companhia da PM, passou pelo 19º Batalhão e o comando do 5º Comando Regional da Polícia Militar, incluindo reunião semana passada dos vereadores Renato Reimann e Luís Fritzen e representantes de Vila Nova e Novo Sarandi com o capitão Christian Guilherme Goldoni, comandante da 1ª Companhia e que comandou interinamente o 19º BPM, além do comandante do Batalhão, major Leonel José Bezerra.