Reunião na Câmara debate telefonia celular em Toledo

por Paulo Torres publicado 26/08/2015 14h50, última modificação 31/08/2015 11h44
Os vereadores de Toledo, juntamente com o Ministério Público e o Procon, vão ouvir os consumidores para coletar as principais demandas com relação à telefonia celular. A ação foi definida em reunião nesta quarta-feira, dia 26, na Câmara Municipal, com a presença dos vereadores, do promotor de Defesa do Consumidor, Sandres Sponholz e do coordenador do Procon, José Aparecido Queiroz. Os vereadores Vagner Delabio, Rogério Massing, Reinaldo Rocha, Walmor Lodi, Lúcio de Marchi, Edinaldo Santos e Alcídio Pastório participaram e debateram a situação, apresentaram sugestões e definiram com Queiroz e o promotor Sandres as medidas a serem adotadas.

Os vereadores de Toledo, juntamente com o Ministério Público e o Procon, vão ouvir os consumidores para coletar as principais demandas com relação à telefonia celular. A ação foi definida em reunião nesta quarta-feira, dia 26, na Câmara Municipal, com a presença dos vereadores, do promotor de Defesa do Consumidor, Sandres Sponholz e do coordenador do Procon, José Aparecido Queiroz. A reunião foi chamada por antigos integrantes da extinta Comissão de Defesa do Consumidor e outros vereadores e inicialmente seria realizada na sede do MP mas acabou sendo na Câmara Municipal, a partir das 9h, devido à disponibilidade do promotor Sandres.

Os vereadores Vagner Delabio, Rogério Massing, Reinaldo Rocha, Walmor Lodi, Lúcio de Marchi, Edinaldo Santos e Alcídio Pastório participaram e debateram a situação, apresentaram sugestões e definiram com Queiroz e o promotor Sandres as medidas a serem adotadas. O promotor deverá contatar a Anatel-Agência Nacional de Telecomunicações para verificar a base de dados de Toledo, com oferta de torres por operadora e os tipos existentes. Já o Procon deverá disponibilizar formulário padrão para os consumidores exporem sua avaliação do serviço e reclamações, enquanto os vereadores vão divulgar o trabalho e mobilizar os consumidores através de suas páginas e perfis em

redes sociais, com apoio do Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal através de informações à imprensa, além de contatar os empresários a respeito.

A ideia é envolver igrejas, comunidades do interior, associações de bairros e outros e assim montar um quadro da telefonia celular e encaminhar pedidos de providências às operadoras. “O Ministério Público está disposto a priorizar este tema da telefonia celular dentro das ações voltadas à defesa do consumidor”, disse o promotor Sandres Sponholz. Queiroz, do Procon, colocou-se à disposição para reuniões com comunidades e nos bairros e sugeriu ainda envolver os universitários, destacando que a juventude é quem mais usa os celulares e sente as dificuldades.