Restaurante é destacado pela Câmara por sustentabilidade

por Paulo Torres publicado 24/10/2017 10h35, última modificação 24/10/2017 14h16
O restaurante Pantanal foi homenageado na Câmara Municipal pelo seu trabalho em busca de um modelo sustentável de negócio, com cuidados em relação a resíduos, esgoto e energia, entre outros recursos. O restaurante situado no Jardim Parizotto começou a atuar em Toledo como um pesque-pague em 1997, e desde então cresceu até atingir o seu estado atual, com 108 mesas e capacidade máxima de 450 pessoas. O Requerimento nº 162/2017 pede uma moção de aplausos, tendo em vista que ações como as que adotou devem servir de exemplo às demais empresas, segundo o documento da Câmara Municipal.
Restaurante é destacado pela Câmara por sustentabilidade

Proposta de homenagem foi apresentada na sessão ordinária de 9 de outubro

O restaurante Pantanal foi homenageado na Câmara Municipal pelo seu trabalho em busca de um modelo sustentável de negócio, com cuidados em relação a resíduos, esgoto e energia, entre outros recursos. O restaurante situado no Jardim Parizotto começou a atuar em Toledo como um pesque-pague em fevereiro de 1997, e desde então continuou a crescer até atingir o seu estado atual, com 108 mesas e capacidade máxima de 450 pessoas. Devido ao crescimento do negócio, aumentaram significativamente também o consumo de energia elétrica e a produção de resíduos, o que os levou a buscar alternativas mais rentáveis, e também mais sustentáveis, mantendo um compromisso com o cuidado do meio ambiente. Através do Requerimento nº 162/2017, assinado por 13 vereadores, foi pedida uma moção de aplausos ao restaurante, tendo em vista que ações como as que adotou devem ser exaltadas por servirem de exemplo às demais empresas, segundo o documento da Câmara Municipal.

O estabelecimento, de propriedade de Martalena Paetzold Gonçalves, mais os sócios Wania Alice Araújo Paetzold e Nelmo Paetzold, recebeu votos de aplausos da Câmara Municipal por incorporar várias práticas sustentáveis em sua trajetória. O restaurante iniciou suas atividades como pesque pague, com apenas dez mesas, mas foi evoluindo e adaptando-se ao público, que mudou suas características. A empresa também resolveu modificar sua forma de atendimento, deixando a atividade do pesque pague, passando a atuar somente como restaurante. A ampliação foi gradativa até chegar à sua atual capacidade, onde atende simultaneamente até 450 pessoas.

"Com a ampliação do negócio, aumentou-se também o consumo de energia elétrica e a produção de resíduos. Visando a eficiência no negócio, os sócios decidiram adotar práticas sustentáveis, através da separação dos materiais recicláveis, que são doados a pessoas que realizam coleta desse material", destaca o documento da Câmara. Ele também aponta a preocupação com o tratamento do próprio esgoto, pois ali não há rede coletora, e que o Pantanal buscou produzir a própria energia elétrica, através de um investimento em painéis fotovoltaicos. A meta é tornar-se auto suficiente em energia elétrica, de maneira renovável e limpa, atendendo assim sua necessidade de energia atual sem comprometer as demandas futuras, visando a proteção ambiental e servindo como exemplo a outras empresas. "Por estas razões esta Câmara Municipal de Toledo, parabeniza o Restaurante Peixe Frito Pantanal, por adotar práticas sustentáveis em seu empreendimento", destaca o dolcumento assinado pelos vereadores.