Requerimento destaca 69 anos do Coral Cristo Rei

por Paulo Torres publicado 23/08/2017 09h55, última modificação 23/08/2017 10h03
Requerimento destaca 69 anos  do Coral Cristo Rei

Maestro e integrantes do Coral Cristo Rei acompanharam a sessão na segunda-feira

A Câmara Municipal aprovou na sessão de segunda-feira, dia 21, requerimento de moção de aplausos ao Coral Cristo Rei pela passagem dos 69 anos de sua atuação. Fundado antes da criação do Município de Toledo, o Cristo Rei é um dos mais tradicionais corais do Paraná e atualmente organiza o Encontro Municipal de Corais, evento já tradicional voltado ao canto coral e que tem reunido corais de Toledo e da região e também de outros estados. Por conta da homenagem o regente do Cristo Rei, maestro Darcysio Fritsch, além da ex-presidente do Cristo Rei e coralista Neusa Federhen, entre outros, acompanharam a sessão da Câmara Municipal na segunda-feira.

O Coral Cristo Rei foi criado no dia 15 de agosto de 1948, pouco mais de dois anos após a chegada dos primeiros colonizadores, já estando ativo quando da emancipação político-administrativa de Toledo, em 14 de dezembro de 1952. O Requerimento nº 137, assinado por 18 vereadores, destaca “a história deste grupo cultural, cuja existência jamais sofreu interrupção”, apontando que sua trajetória faz parte da “memória e a história de nossa gente”. O documento da Câmara aponta que o Coral Cristo Rei sempre tem estado presente nos principais eventos do município e representa a comunidade em eventos regionais e/ou nacionais. “Pela longevidade da entidade, entendemos que uma das vertentes culturais de Toledo seja o canto coral, vez que é expressivo o número de corais e grupos orfeônicos aqui atuantes”, aponta o documento da Câmara. O Requerimento nº 137 destaca ainda que por conta deste trabalho de canto coral um dos eventos tradicionais e marcantes da pauta cultural de Toledo é o Encontro Municipal de Corais, que neste ano terá mais uma vez sua edição.

O documento aponta ainda que o maestro Darcysio Fritsch está há 53 anos na condução do Coral Cristo Rei, sendo três anos como organista e 50 como maestro, sempre de forma voluntária. O Requerimento nº 137 aponta que “por considerar que todas as homenagens são poucas diante de tanta luta, união e determinação, os componentes deste Poder estendem os aplausos à diretoria, integrantes, colaboradores e àqueles que integraram o Cristo Rei” mas já partiram desta vida, in memoriam.

O documento é assinado pelos vereadores Neudi Mosconi, Ademar Dorfschmidt, Airton Paula, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi.