Câmara destaca 30 anos do Encontro Nacional de Microbacias

por Paulo Torres publicado 22/08/2017 15h50, última modificação 23/08/2017 09h21
A sessão da Câmara Municipal na segunda-feira, dia 21, teve apresentado o Requerimento nº 136/2017, que propõe moção de aplausos à Associação dos Engenheiros Agrônomos de Toledo – AEA pelos 30 anos do 1º Encontro Nacional de Manejo Integrado de Solos e Águas em Microbacias Hidrográficas. O evento ocorreu nos dias 18 a 20 de agosto de 1987. O documento assinado por 15 vereadores destaca a presença de autoridades de todo o Paraná e do Brasil no encontro. Toledo foi escolhido para o lançamento por ser considerado um dos municípios mais avançados na conservação de solos e águas.
Câmara destaca 30 anos do Encontro Nacional de Microbacias

Vereadores destacaram o evento nacional de conservação de solos e água em Toledo

A sessão da Câmara Municipal na segunda-feira, dia 21, teve apresentado o Requerimento nº 136/2017, que propõe moção de aplausos à Associação dos Engenheiros Agrônomos de Toledo – AEA pelos 30 anos da realização do 1º Encontro Nacional de Manejo Integrado de Solos e Águas em Microbacias Hidrográficas. O evento, realizado em Toledo, ocorreu nos dias 18 a 20 de agosto de 1987, no auditório do Colégio La Salle e foi organizado pela entidade. O documento assinado por 15 vereadores destaca que no encontro houve o lançamento do Programa de Manejo Integrado do Solo e da Água, que era coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná e executado em conjunto com as Secretarias Municipais de Agricultura.

O Requerimento nº 136/2017 é dirigido ao presidente da AEA, engenheiro agrônomo Marcelo Pereira da Silva, expressando os aplausos da Câmara de Toledo pelos 30 anos da realização do 1º Encontro Nacional de Manejo Integrado de Solos e Águas em Microbacias Hidrográficas. O evento teve como objetivo a mecanização da agricultura, com a construção de terraços e curvas de nível. O avanço que ele representa está na evolução das técnicas utilizadas para a manutenção e conservação dos recursos naturais.

Toledo foi escolhido como sede do lançamento do programa por ser considerado um dos municípios mais avançados no quesito de conservação de solos e águas. Este trabalho foi iniciado pela Emater-Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural e que se estendeu por diversos municípios do Paraná, destacam os vereadores. Com a conservação de solos, através de técnicas alternativas, o produtor aumenta sua produtividade em até 30% por cento, sem desgastar a terra e o bolso, simplesmente conscientizando-se do melhor aproveitamento dos recursos naturais de sua região, apontam os vereadores.

O documento destaca ainda ser necessário frisar que Toledo é considerado o 1º lugar em VBP (Valor Bruto da Produção Agropecuária) do Paraná, bem como, o 1º lugar em PIB agropecuário do Paraná e da Região Sul e 11º lugar no país graças a todo trabalho realizado na conservação de solos e águas por meio de técnicos competentes daquela época. Naquele evento Toledo reuniu 23 secretários de Agricultura dos Estados brasileiros, além da presença do governador do Paraná, ministro da Agricultura, secretário de Agricultura do Paraná.

O Requerimento nº 136/2017 é assinado pelos vereadores Leoclides Bisognin, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Leandro Moura, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Neudi Mosconi, Olinda Fiorentin, Pedro Varela e Renato Reimann.