Poder Legislativo participa de homenagem a Tiradentes no 19º BPM

por Paulo Torres publicado 17/04/2019 14h50, última modificação 17/04/2019 15h49
A Câmara de Toledo participou na quarta-feira, dia 17, no 19º Batalhão da PM, da solenidade de homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, patrono da Polícia Militar. O alferes dos Dragões de Minas Gerais foi condenado à pena de morte e executado em 21 de abril de 1772 no Largo da Lombada, no Rio de Janeiro, por sua participação na Inconfidência Mineira, movimento que questionava o quinto pago à Coroa Portuguesa e defendeu a independência do Brasil. O Poder Legislativo foi representado pelo presidente, Antônio Zóio, participando ainda pelo Poder Executivo o vice-prefeito Tita Furlan e também pela Câmara os vereadores Leandro Moura e Olinda Fiorentin e o diretor Jadyr Donin, além de assessores e outras autoridades e lideranças.
Poder Legislativo participa de homenagem a Tiradentes no 19º BPM

Presidente da Câmara e vereadores acompanham com o vice-prefeito solenidade na PM

IMG_6065a.JPGA Câmara de Toledo participou na quarta-feira, dia 17, no 19º Batalhão da PM, da solenidade de homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, patrono da Polícia Militar. O alferes dos Dragões de Minas Gerais foi condenado à pena de morte e executado em 21 de abril de 1772 no Largo da Lombada, no Rio de Janeiro, por sua participação na Inconfidência Mineira, movimento que questionava o quinto pago à Coroa Portuguesa e defendeu a independência do Brasil. O Poder Legislativo foi representado pelo presidente, Antônio Zóio, participando ainda pelo Poder Executivo o vice-prefeito Tita Furlan e também pela Câmara os vereadores Leandro Moura e Olinda Fiorentin e o diretor Jadyr Donin, além do secretário de Segurança e Trânsito João Crespão, o delegado-chefe da 20ª Subdivisão Policial, Donizete Botelho, entre outras autoridades, além de lideranças de entidades, policiais e familiares.

O ato contou com a execução do Hino Nacional, seguida da entrega de medalhas de bronze e prata da Polícia Militar a 59 policiais que completaram 10 e 20 anos na corporação, respectivamente, sem punição e com ótimo comportamento policial. O vice-prefeito e lideranças também fizeram a colocação de uma coroa de flores junto a imagem de Tiradentes e foi lida a ordem do dia do comandante da PM do Paraná, coronel Péricles de Matos, que destacou o papel de Tiradentes como comerciante, prático dentista e ativista político ao trazer as ideias do iluminismo francês para buscar a independência do Brasil do domínio de Portugal. Furlan destacou a figura de Tiradentes e apontou que ele se revestiu do sentimento pátrio que foi fundamental para questionar a derrama, lembrando que então se pagava o quinto, um imposto de 20% para Portugal, quando hoje a carga tributária é o dobro. Disse que assim como Tiradentes ouviu que aquilo poderia colocar sua vida em risco o policial deve ouvir preocupações semelhantes de sua família mas assim mesmo levanta para ir defender “não se sabe o quê, não se sabe contra quem” e por isso seu patrono é um exemplo num país em que faltam ícones.

O delegado Donizete Botelho apenas enalteceu o trabalho “dos valorosos policiais militares, que diuturnamente combatem a criminalidade”, enquanto o representante da Loja Maçônica Willy Barth, Marcos Herdina, falando em nome das lideranças presentes, lembrou a honra e a integridade e destacou o triângulo dos inconfidentes que hoje figura na bandeira do Estado de Minas Gerais com o lema “Libertas Quae Sera Tamen” - liberdade ainda que tardia, em latim – e disse que Tiradentes honrou o significado de liberdade e pagou isso com sua vida. Já o comandante do 19º BPM, coronel Gustavo Afonso Rocha, disse que a Medalha da PM entregue na solenidade representa a qualidade do nosso policial militar diante dos problemas que a sociedade enfrenta, destacando que os policiais precisam ser corajosos e idealistas para escolher a carreira. O comandante da PM de Toledo destacou a mensagem da parte religiosa da solenidade e disse que o policial deve lembrar seu juramento, manter a firmeza de propósito e ajudar a sua comunidade.IMG_6061a.JPG

Veja vídeo da solenidade no 19° Batalhão da PM