PM aponta na Tribuna Livre alta de 237,75% nas apreensões de drogas

por Paulo Torres publicado 23/10/2017 16h15, última modificação 25/10/2017 10h25
As apreensões de maconha pelo 19º Batalhão da PM, de Toledo, cresceram 237,75% no período de junho a 20 de outubro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, tendo havido ainda queda de 32,25% nos homicídios e redução de 4,24% nos furtos. Os dados foram expostos na Tribuna Livre da Câmara Municipal, pelo comandante do 19º Batalhão da PM, tenente coronel Marcos Sperka. O coronel lembrou que dos 23 municípios da região de abrangência do 19º BPM vários ficam na fronteira, o que é agravante na segurança pública.
PM aponta na Tribuna Livre alta de 237,75% nas apreensões de drogas

Coronel Marcos Sperka falou aos vereadores e apresentou números desde junho

As apreensões de maconha pelo 19º Batalhão da PM, de Toledo, cresceram 237,75% no período de junho a 20 de outubro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, tendo havido ainda queda de 32,25% nos homicídios e redução de 4,24% nos furtos. Os dados foram expostos na Tribuna Livre da Câmara Municipal na sessão desta segunda-feira, dia 23, pelo comandante do 19º Batalhão da PM, tenente coronel Marcos Sperka. Segundo os dados da P5 do 19º Batalhão, no mesmo período do ano passado foram apreendidos 1.357 quilos de maconha, contra 4.666,57 quilos apreendidos de junho a 20 de outubro deste ano. Os homicídios foram 31 de junho a setembro do ano passado e 21 no mesmo período deste ano, enquanto os furtos caíram de 2.143 para 2.052.

O coronel lembrou que dos 23 municípios da região de abrangência do 19º BPM vários ficam na fronteira com o Paraguai, o que é agravante na segurança pública. O coronel disse que neste período como comandante, desde o fim de junho, elaborou planos de aplicação da Rotam-Rondas Ostensivas Tático-Móveis e Gotran-Grupo Ostensivo de Trânsito, além de preparar para o fim do mês uma ação do grupo K 9, do canil, no Terminal Rodoviário Alcido Leonardi. Nas apreensões de maconha a Patrulha Rural apreendeu carregamento com 1.035 Kg no dia 13 de setembro em Toledo, além de 516 Kg em 2 de agosto e outra carga de 220,5Kg foi apreendida em São Pedro do Iguaçu no último dia 12, numa operação que reuniu a Rádio Patrulha, Rotam, P 2 e CPU-Comando do Policiamento da Unidade, entre outras ações.

O coronel destacou ainda que na área de trânsito o objetivo não é a indústria da multa e a PM busca inicialmente a orientação e educação, mas muitas vezes a situação foge do controle e o policiamento tem que fazer cumprir o Código Brasileiro de Trânsito. O comandante Marcos Sperka destacou ainda as ações com a Polícia Civil e a Guarda Municipal, como na Operação Aifu-Ação Integrada de Fiscalização Urbana e disse que para o fim do ano espera um aumento de furtos, típico da época, o qual a PM se prepara para enfrentar.

O 19º Batalhão é formado pela 1ª Companhia, de Toledo; além da 2ª Companhia, de Marechal Rondon, e a 3ª Companhia, de Assis Chateaubriand e entre suas ações atuou na última quinta e sexta-feira na segurança da visita do presidente da República Michel Temer e do governador Beto Richa à C-Vale, em Palotina, que incluiu pouso do Airbus presidencial no Aeroporto Luiz Dalcanale Filho, em Toledo. Ao final o presidente Renato Reimann agradeceu ao coronel Marcos Sperka as informações expostas e colocou a Tribuna Livre à disposição quando o 19º BPM desejar.