Paciente propõe no Café Rosa que Toledo faça ultrassom preventivo de mama

por Paulo Torres publicado 16/10/2018 14h30, última modificação 16/10/2018 14h47
A realização de exame de ultrassom pelas mulheres de Toledo ao ingressar na menopausa foi proposta na Câmara pela professora municipal Marlise Hoffstaeter, durante o Café Rosa. O evento, realizado no dia 3 de outubro, reuniu vereadoras, servidoras, assessoras, estagiárias e seus colegas para incentivar a luta contra o câncer de mama. Marlise participou ao lado da secretária de Educação Edna Schaeffer Amaral e as duas falaram de sua luta contra a doença e a importância da prevenção. Marlise relatou que em duas mamografias que fez o exame não detectou o tumor, que só foi aparecer no ultrassom, defendendo sua adoção como sistemática padrão de prevenção a partir da menopausa.
Paciente propõe no Café Rosa que Toledo faça ultrassom preventivo de mama

Café Rosa teve relatos de Marlise e da secretária Edna sobre casos de câncer de mama

IMG_3995a.JPGA realização de exame de ultrassom pelas mulheres de Toledo ao ingressar na menopausa foi proposta na Câmara de Toledo aos integrantes da Comissão de Saúde e Seguridade Social e demais vereadores. A proposta foi lançada pela professora municipal Marlise Hoffstaeter, durante o Café Rosa, realizado na Câmara no dia 3 de outubro reunindo vereadoras, servidoras, assessoras, estagiárias e seus colegas para incentivar a luta contra o câncer de mama. Marlise participou ao lado da secretária de Educação Edna Schaeffer Amaral (na foto com as vereadoras) e as duas falaram de sua luta contra a doença e a importância da prevenção. Marlise porém destacou que em duas mamografias que realizou o exame não detectou o tumor, que só foi aparecer no ultrassom, defendendo por isso sua adoção como sistemática padrão de prevenção a partir da menopausa.

Marlise contou no Café Rosa que descobriu a doença quando estava de férias num início de ano no Nordeste, após ter feito mamografia em novembro que não deu nada. Após um dia intenso na praia brincando com o neto e andando de buggy ela sentiu dores na mama e ao procurar a Upa o médico lhe examinou e ao saber que era do Sul e ficaria até o fim do mês recomendou que retornasse. Ao voltar e buscar consultas em dois convênios sem sucesso foi ao Ceonc em Cascavel e conseguiu para o dia seguinte, mas só foi confirmar com o ultrassom. Por isso ela defendeu que as autoridades deveriam instituir o exame preventivo de ultrassom de mama a partir da menopausa, ao lado da mamografia já prevista mas que para ela não tem se mostrado suficiente para a detecção da doença.

A partir da sugestão a vereadora Olinda Fiorentin apresentou na sessão ordinária da Câmara de Toledo no dia 8 de outubro a Indicação n° 875, sugerindo ao Poder Executivo de Toledo a “aquisição de equipamento de ultrassom pelo Município para a prevenção do câncer de mama”.

Ao se analisar a importância da prevenção do câncer de mama, entende-se necessário que o Município adquira o equipamento supracitado, já que, na maioria dos casos, o simples exame de mamografia não é suficiente para detectar alterações que podem vir a ocasionar o câncer de mama, sendo indispensável o ultrassom para a obtenção de resultados mais completos”, aponta a Indicação n° 875, que lembra ainda que o câncer de mama “não atinge apenas as pessoas do sexo feminino, mas também, mesmo que raramente, os homens”. Portanto, visando a saúde e a garantia à vida dos cidadãos, além do fato de estarmos no mês do Outubro Rosa, propõe-se esta Indicação, conclui a proposição encaminhada pela Câmara de Toledo ao prefeito Lucio de Marchi.

O 2° Café Rosa reuniu na Sala de Reuniões da Câmara a partir das 9h as vereadoras Marli do Esporte, Janice Salvador e Olinda Fiorentin, enquanto a vereadora Marly Zanete não pode comparecer por pequena cirurgia já marcada. Como convidadas participaram as professoras Marlize Hofstaeter Zanini e Edna Schaeffer, as quais falaram de sua luta contra a doença, o tratamento e a participação de familiares e amigos. Também participou Madalena Costa, mãe da vereadora Marli que enfrentou o câncer há vários anos, além dos vereadores Vagner Delabio, Pedro Varela, Marcos Zanetti, Albino Corazza e Leandro Moura, além de servidoras, assessoras e estagiárias e seus colegas na Câmara Municipal.