Morre ex-vereador e cidadão honorário Leonardo Balcewicz

por Paulo Torres publicado 02/06/2017 11h50, última modificação 02/06/2017 15h36
Faleceu nesta sexta-feira, dia 2 de junho, em Toledo, Leonardo Balcewicz, ex-vereador que representou o Distrito de Novo Sarandi na Câmara Municipal de 1964 a 68 e era Cidadão Honorário de Toledo. O ex-vereador estava hospitalizado há vários dias e faleceu de madrugada, no Hospital Campagnolo. O corpo foi transferido pela manhã para o velório na Capela Nossa Senhora das Graças, em Novo Sarandi, onde será realizada missa de corpo presente às 16:30h e em seguida o sepultamento no cemitério do distrito.
Morre ex-vereador e cidadão honorário Leonardo Balcewicz

O ex-vereador Leonardo Balcewicz na sessão solene da Câmara ao lado dos vereadores Odair Maccari e Luís Fritzen

 

 

Faleceu nesta sexta-feira, dia 2 de junho, em Toledo, Leonardo Balcewicz, ex-vereador que representou o Distrito de Novo Sarandi na Câmara Municipal de 1964 a 68 e era Cidadão Honorário de Toledo. O ex-vereador estava hospitalizado há vários dias e faleceu de madrugada, no Hospital Campagnolo, com o corpo sendo transferido pela manhã para o velório na Capela Nossa Senhora das Graças, em Novo Sarandi, onde será realizada missa de corpo presente às 16:30h e em seguida o sepultamento no cemitério do distrito.

Leonardo Balcewicz exerceu mandato de vereador de Toledo de 1964 a 1968, na Quarta Legislatura da Câmara Municipal de Toledo, tendo papel destacado em várias ações nas áreas de educação e desenvolvimento econômico, como a transação onde o Frigorífico Pioneiro passou a integrar a Sadia. O ex-vereador e cidadão honorário deixa a esposa Orieta Irene Timm Balcewicz e os filhos Regina, Elizabeth e Leonardo Junior, além de genros, nora e netos.

Natural de Guarapuava, Leonardo Balcewicz emigrou para o Rio Grande do Sul, morando em São Gabriel e São Sepé, de onde veio para o Oeste do Paraná atuar como ceramista. Fixou-se inicialmente em Cascavel para atuar com cerâmica, mas veio para Toledo em busca de material cerâmico de melhor qualidade. Fixou-se no interior toledano, em Novo Sarandi, onde encontrou material cerâmico de qualidade e atuou no setor com sua família por 36 anos. No ano de 2016 foi indicado pelo então vereador Odair Maccari para a homenagem com o título de Cidadania Honorária, proposto pela Mesa Diretora da Câmara através do Proposto de Lei nº 83, aprovado por unanimidade pelos vereadores.

 

Histórico

Leonardo Balcewicz, nascido em 22 de setembro de 1930, na cidade de Guarapuava, Paraná, filho de Casemiro Balcewicz, de naturalidade polonesa e Emília Balcewicz, de naturalidade brasileira.

A família mudou muitas vezes de residência durante sua infância e, junto com seus 10 irmãos, foram primeiramente para a cidade de São Gabriel depois para São Sepé, na região da fronteira com o Uruguai e Argentina. Após essas mudanças, acabou se estabelecendo em Santa Rosa-RS, tendo uma infância muito dura com trabalhos braçais e vida de peão. Realizou os primeiros anos no colégio para aprender a ler e escrever, mas por causa da necessidade de subsistência, concluiu os estudos somente quando foi servir o Exército.

As condições sempre foram difíceis para a família. Quando ingressou no quartel, Leonardo permaneceu durante 15 anos na instituição. Recebia parte do soldo e direcionava para casa com a intenção de colaborar no sustento de sua mãe e irmãos, pois seu pai era representante comercial e permanecia durante meses fora de casa. Na condição de militar, fruto de seu comprometimento e esforço, foi condecorado em várias oportunidades por mérito, chegando à condição de instrutor de Mecânicos de Carros de Combate.

Casemiro Balcewicz era um inventor autodidata e de uma maneira rústica, com madeira e muita criatividade, inventou a primeira máquina para fazer tijolos furados, ainda em Santa Rosa – RS. A pequena empresa familiar começou e precisava de investimento para conquistar mercado.

Percebendo que a região Oeste do Paraná se revelava muito promissora, em decorrência da qualidade das terras e do clima, a família resolveu iniciar uma pequena olaria na cidade de Cascavel. Os irmãos de Leonardo, Victor (in memória) e Júlio Balcewicz e o pai Casemiro iniciaram o negócio e trabalharam 365 dias, mas não conseguiram produzir um tijolo sequer, por causa da qualidade da argila do lugar. Isso já era meados de 1960, e de maneira quase que desesperada, vieram até Toledo à procura de jazidas de argila para tentar novamente a instalação de uma olaria, chegando até o Distrito de Novo Sarandi.

A empresa iniciou as suas atividades, agora com uma argila de qualidade. Nesse período, enquanto a família procurava solução para a empresa, parte do soldo de Leonardo como militar continuava sendo importante para o sustento dos seus, mas diante da necessidade de mão de obra capaz de arrumar as máquinas ele juntou-se à família no empreendimento toledano. Em 1961, Leonardo Balcewicz veio somar forças com seus familiares na Cerâmica Balcewicz para ela poder trabalhar ininterruptamente, unindo a realização pessoal e a necessidade da família.

Em 10 de maio de 1966, casou-se com Orieta Irene Timm Balcewicz e tiveram seus 3 filhos: Regina Timm Balcewicz Nesello, Elizabeth Timm Balcewicz e Leonardo Balcewicz Junior. Na condição de rádio-amador PY5-BWZ, Leonardo mantinha sempre contato com muitas pessoas que precisavam de informações de familiares ou mesmo em casos de urgência, pois na época não existia telefone. O serviço era prestado por Leonardo com a satisfação de colaborar com o benefício da região e daqueles que aqui moravam e tornou-o conhecido na comunidade.

Por seu empenho e dedicação, foi procurado por Egon Pudell, grande liderança política da época, para representar o Distrito de Novo Sarandi na Câmara Municipal. Numa campanha de 30 dias, mesmo não conhecendo muitas pessoas na região e sem ter disponibilidade de recursos financeiros, foi eleito para o Poder Legislativo do jovem município. Leonardo Balcewicz exerceu seu mandato de 1964 à 1968, na Quarta Legislatura da Câmara Municipal de Toledo.

Durante seu mandato Leonardo Balcewicz desenvolveu inúmeras atividades em favor da comunidade e teve participação importante em algumas conquistas históricas do jovem município. Entre elas podem ser citadas a criação e construção do Colégio CNC (Campanha Nacional Educandários da Comunidade), hoje Escola Municipal Orlando Luiz Basei; colaboração com as negociações e incentivos para a instalação da então Sadia em Toledo e participação ativa para a criação das cooperativas do Oeste, junto com lideranças como Friedrich Isemberg, Leonardo Copetti e Eugênio Caspari. No caso da Sadia, a empresa catarinense iniciava sua expansão comprando o Frigorífico Pioneiro, em Toledo, quando Leonardo Balcewicz muito ajudou o diretor Pedrinho Furlan, contribuindo para que Attílio Fontana pronunciasse a frase “Alguém queira ou não queira as organizações Sadia permanecerão em Toledo”.

A saída de Leonardo Balcewicz da vida política foi motivada pela palavra empenhada com a esposa, Dona Orieta, de que não seria mais candidato a cargos públicos. Assim, passou a dedicar-se exclusivamente à agricultura e cerâmica, atividade encerrada após 36 anos no Distrito de Novo Sarandi, passando à condição de aposentado e agricultor, mas sempre residindo no mesmo distrito toledano.

Recebeu o título de Cidadão Honorário de Toledo em sessão solene no Teatro Municipal no dia 15 de dezembro, conforme a Lei “R” nº 73, de 12 de julho de 2016.

IMG_7076a.jpg