Moção parabeniza 35 anos de trajetória do Jornal do Oeste

por Paulo Torres publicado 31/05/2019 15h32, última modificação 31/05/2019 15h32
A sessão ordinária da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 27 de maio, teve apresentado o Requerimento n° 147, que propõe moção de aplausos ao Jornal do Oeste pelos 35 anos de existência. “No dia 20 de maio de 2014, o Jornal do Oeste completa 35 anos de circulação, sem dúvida uma marca histórica entre os veículos de comunicação do Oeste do Paraná”, assinala o documento subscrito por 17 vereadores.
Moção parabeniza 35 anos de trajetória do Jornal do Oeste

Homenagem dos vereadores foi proposta na sessão ordinária de segunda-feira

A sessão ordinária da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 27 de maio, teve apresentado o  Requerimento n° 147, que propõe moção de aplausos ao Jornal do Oeste pelos 35 anos de existência. “No dia 20 de maio de 2014, o Jornal do Oeste completa 35 anos de circulação, sem dúvida uma marca histórica entre os veículos de comunicação do Oeste do Paraná”, assinala o documento.

Por esta história, este Legislativo não poderia deixar de prestar uma homenagem ao jornal a serviço da integração regional. Dizer se este ou aquele veículo é o maior ou melhor não é cabido, mas sim afirmar, com convicção, que a equipe do hoje jornal diário, que iniciou suas atividades com periodicidade semanal, trabalha diariamente para trazer informação à comunidade. Esta história começou em 20 de maio de 1984, numa iniciativa arrojada do empresário Jacó Carlos Diel, em um prédio alugado, com máquinas e equipamentos de tecnologia limitada, impresso em uma cor, com enorme sacrifício e extraordinária superação profissional e pessoal de todos os integrantes da equipe, depois de longo período impresso no parque gráfico da Folha de Londrina, em Londrina, e o veículo circulava semanalmente. Cinco anos após o início de suas atividades, o Jornal do Oeste ganhava sua sede própria, inaugurada pelo então governador Álvaro Dias e então prefeito Luiz Alberto de Araújo. Nesses anos de circulação, o veículo foi impresso inicialmente em offset, em parque gráfico de terceiros, passou pelo processo tipográfico, incluindo as famosas e históricas linotipos, que faziam a composição dos textos em chumbo quente, e experimentou o sistema naylon-print, que unia os dois processos anteriores, em equipamentos próprios. No início de 2000, retornou ao sistema offset, voltando a ser impresso em parques gráficos de terceiros, mas ganhou cores em suas edições diárias. Ao longo destes 35 anos o Jornal do Oeste especializou-se na superação de obstáculos como as adversidades pessoais e políticas, a precariedade de recursos, a carência de material humano e matéria prima, enfim, problemas que foram surgindo e sendo vencidos graças ao empenho de uma equipe disposta, criativa, pioneira em muitos sentidos. Aqui também fica uma singela homenagem a todos que ajudaram a escrever não simplesmente a história deste Jornal, mas também a história de Toledo, de uma região inteira. Em 1995, quando enfrentava uma das piores crises financeiras, foi adquirido por um grupo de empresários toledanos. O objetivo dos novos proprietários foi preservar uma empresa genuinamente toledana, gerando mais de 20 empregos diretos e uma instituição de imprensa, que fazia parte da história e evolução cultural do Município. Afinal, nos arquivos, inclusive fotográficos, do Jornal, estão quase 35 anos da história de Toledo e região. Atualmente, o veículo circula diariamente em Toledo e mais de 23 municípios do Extremo-Oeste do Paraná, além de possuir assinantes em diversas cidades do País. Todos que ajudaram a escrever a história do Jornal do Oeste, merecem o aplauso deste Legislativo e os votos de que este precioso veículo de comunicação tem ainda muita história para contar”, afirma o documento da Câmara, subscrito pelos vereadores Walmor Lodi, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio e Valtencir Careca.