Moção homenageia major do 19° Batalhão por 35 anos de serviço

por Paulo Torres publicado 11/06/2019 10h43, última modificação 11/06/2019 10h43
A sessão da Câmara de Toledo teve apresentado o Requerimento nº 170, o qual propõe moção de aplausos ao major Arsênio Rodrigues Filho, “pelos 35 anos de serviços prestados à população”. O major da PM é subcomandante do 19º Batalhão desde 2017 e no próximo mês de julho deixará o serviço ativo da Polícia Militar do Paraná, por ter completado 35 anos de serviço.
Moção homenageia major do 19° Batalhão por 35 anos de serviço

Homenagem foi proposta na sessão ordinária da Câmara de Toledo

A sessão da Câmara de Toledo teve apresentado o Requerimento170, o qual propõe moção de aplausos ao major Arsênio Rodrigues Filho, “pelos 35 anos de serviços prestados à população”. O major da PM é subcomandante do 19º Batalhão desde 2017 e no próximo mês de julho deixará o serviço ativo da Polícia Militar do Paraná, por ter completado 35 anos de serviço.

Natural de Curitiba, o major ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1986 na Companhia de Policiamento de Choque, atual Bope-Batalhão de Operações Especiais, na capital paranaense. Em 1995 veio para o interior, em Cascavel, e desde então esteve em várias unidades, até ser designado para o 19º Batalhão em 2017 no cargo de subcomandante, o qual ocupa até os dias atuais.

Nascido em 2 janeiro de 1967, na cidade de Curitiba, o major é filho de Arsênio Rodrigues e Ana Andressa Curado Rodrigues, esposo de Elaine Cristina Rodrigues e pai de Thiago Rodrigues e Thais Rodrigues, a qual é cascavelense, assim como os seus dois netos. Teve sua inclusão na Polícia Militar do Paraná no ano de 1986, no Curso de Formação de Soldados, na Companhia de Policiamento de Choque, atual Batalhão de Operações Especiais “BOPE", na cidade de Curitiba. Como Soldado, ainda serviu no 12º BPM, em Curitiba. No ano de 1991, ingressou no Curso de Formação de Oficiais, na Academia Policial Militar do Guatupê, sendo declarado Aspirante a Oficial em 1994. Em 1995, serviu no 6º Batalhão, na cidade de Cascavel, até o ano de 2001, sendo transferido para o 9º BPM, em Paranaguá. No ano de 2003, foi transferido para o Batalhão de Polícia Florestal, na cidade de Foz do Iguaçu. No ano de 2004, retornou ao 6º BPM, para novamente servir na cidade de Cascavel. No ano de 2009, foi transferido para o 16º BPM, na cidade de Guarapuava. No ano de 2012, foi transferido para trabalhar na Corregedoria da Polícia Militar do Paraná, na cidade de Curitiba. Em 2013, foi para o Batalhão de Polícia Rodoviária. No ano de 2016, foi transferido para a 4ª Seção de Estado Maior da Polícia Militar do Paraná. No ano de 2017, foi transferido para o 19º BPM, de Toledo, para assumir a função de subcomandante.

Durante sua carreira foi agraciado com as medalhas de bronze, prata e ouro, por ter completado respectivamente, 10, 20 e 30 anos de serviço, recebeu ainda a Medalha do Sesquicentenário da Polícia Militar do Paraná, 150 anos da PMPR, além das medalhas de: Mérito Rodoviário, do BPR; Mérito da Justiça e Disciplina, da Corregedoria; Mérito da Fronteira, do BPFRON; Mérito do 19º Batalhão; Mérito de Operações Especiais, do BOPE; Mérito Ambiental, do BPamb e Mérito Batalhão do Litoral, do 9º BPM.

Teve as seguintes promoções, todas pelo critério de merecimento: Soldado 1ª Classe, no ano de 1986; Cabo, no ano de 1990; Aspirante; no ano de 1994; 2º Tenente, no ano de 1995: 1º Tenente, no ano de 2003; Capitão, no ano de 2010; Major, no ano de 2017. Já no quesito formação acadêmica, concluiu o Curso de Formação de Oficiais, Bacharel em Segurança Pública, em 1994, na Academia Policial Militar do Guatupê; concluiu o curso de Direito na Universidade Paranaense, no ano de 2000; curso de Especialização em Formulação e Gestão em Políticas Públicas, no ano de 2007; curso de graduação Gestão Pública, pela Escola de Governo do Estado do Paraná, no ano de 2008; curso de Especialização em Segurança, Cidadania e Direitos pela Unioeste, no ano de 2008; curso de Especialização em Gestão e Segurança Pública, no ano de 2011; curso de Especialização em Segurança Pública pela FACEAR, no ano de 2012. No ano de 2013, concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, na Academia Policial Militar do Guatupê. Como conclusão de curso esteve nos Estados Unidos, realizando visitas técnicas à Polícia de Los Angeles, SWAT e Guarda Costeira Americana. Por fim, efetuou curso de Especialização em Direito Militar pela Faculdade Tuiuti, no ano de 2014.

No próximo dia 23 de julho, o major Arsênio Rodrigues Filho deixará o serviço ativo da Polícia Militar do Paraná, por ter completado 35 anos de serviço. “Em face de todo exposto, presta-se esta homenagem ao Senhor major Arsênio Rodrigues Filho, pelos 35 anos de serviços prestados à população”, aponta o Requerimento170, subscrito pelos vereadores Olinda Fiorentin, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marly Zanete, Pedro Varela, Renato Reimann, Valtencir Careca e Wamor Lodi.