Moção destaca atuação de delegada na Delegacia da Mulher

por Paulo Torres publicado 26/06/2018 11h03, última modificação 26/06/2018 11h03
A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 25, teve apresentada moção de aplausos à delegada Fernanda Lima Moretzsohn de Mello pela sua atuação na Delegacia da Mulher de Toledo. A manifestação dos vereadores foi proposta através do Requerimento nº 131, que recebeu assinaturas de 18 parlamentares toledanos. O documento à titular da Delegacia da Mulher de Toledo foi proposto por ela lutar pelos direitos das mulheres, conforme registrado no Requerimento nº 131.
Moção destaca atuação de delegada na Delegacia da Mulher

Documento foi apresentado na sessão ordinária de segunda-feira

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 25, teve apresentada moção de aplausos à delegada Fernanda Lima Moretzsohn de Mello pela sua atuação na Delegacia da Mulher de Toledo. A manifestação dos vereadores foi proposta através do Requerimento nº 131, que recebeu assinaturas de 18 parlamentares toledanos. O documento à titular da Delegacia da Mulher de Toledo, localizada na Vila Pioneiro, no antigo 1º Distrito da 20ª SDP, foi proposto por ela lutar pelos direitos das mulheres, conforme registrado no Requerimento nº 131.

Os vereadores Genivaldo Paes, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi lembra que a delegada assumiu há quase dois anos em Toledo. Antes a delegada foi policial civil no Estado do Rio de Janeiro e após prestar concurso para Delegado de Polícia, assumiu em junho de 2014 o cargo de Delegada de Polícia no Estado do Paraná. Em sua carreira paranaense a delegada esteve lotada em Cascavel e em julho de 2016, assumiu como titular da Delegacia da Mulher de Toledo.

Atualmente, além de suas funções na Polícia Civil do Paraná, a delegada é palestrante em semanas acadêmicas, concede entrevistas a programas de TV com a finalidade de propagar informações da luta pelos direitos das mulheres, destaca o documento. Os vereadores apontam que este trabalho busca “que as mulheres estejam em um nível de igualdade com os homens, visando o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher no município de Toledo e região”.

O documento aponta ainda que desde que a delegada assumiu a Delegacia da Mulher de Toledo foram mais de 1.200 inquéritos policiais instaurados, com mais de 1.300 concluídos, dos que já existiam em andamento. Além disso foram mais de 700 medidas protetivas solicitadas visando assegurar a integridade e direitos das mulheres. “A Delegacia da Mulher de Toledo atende diariamente de 15 a 20 mulheres, seja para solicitar medidas protetivas, seja para sanar dúvidas jurídicas”, destaca o documento. Ele lembra ainda que sob a gestão da delegada Fernanda como titular da Delegacia da Mulher diversas prisões foram feitas em razão do descumprimento de medidas protetivas. “Logo, é imperioso a esta casa de leis, ressaltar e, de forma singela, homenagear cidadãos que prestam serviços relevantes à sociedade, como no presente caso”, finaliza o documento.