Moção destaca anciã por completar 102 anos e opção por Toledo

por Paulo Torres publicado 31/05/2019 15h21, última modificação 31/05/2019 15h21
A sessão ordinária da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 27, teve apresentado o Requerimento n° 146, que propõe moção de aplausos à senhora Maria Joana Zimmermann pelos 102 anos de idade. Nascida no dia 15 de maio de 1917, em Júlio Castilho, Maria Joana Zimmermann viveu sua infância no Rio Grande do Sul, onde conheceu Jorge Zimmermann, com quem se casou em 20 de outubro de 1944. Tiveram nove filhos, sendo cinco meninos e quatro meninas, com oito nascidos no Rio Grande do Sul e o nono no Paraná, para onde mudaram-se em 1958.
Moção destaca anciã por completar 102 anos e opção por Toledo

Proposição foi apresentada na sessão de segunda-feira

A sessão ordinária da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 27 de maio, teve apresentado o Requerimento n° 146, que propõe moção de aplausos à senhora Maria Joana Zimmermann pela comemoração dos 102 anos de idadeNascida no dia 15 de maio de 1917, em Júlio Castilho, Estado do Rio Grande do Sul, Maria Joana Zimmermann é filha de Ernesto Pilizzon e Veronica Filippin. Dona Maria Joana viveu sua infância no Rio Grande do Sul, onde conheceu Jorge Zimmermann, com quem se casou em 20 de outubro de 1944. Tiveram nove filhos, sendo cinco meninos e quatro meninas: Valter, Valdir, Clair, Lúcia, Vilmar, Nadir, Vilsom e os gêmeos Valmir e Nair, todos nascidos no Rio Grande do Sul, exceto Vilsom, que nasceu já no Estado do Paraná, para onde decidiram mudar-se em 1958. Ao chegar fixaram residência primeiramente em Palotina e posteriormente vieram para o Distrito Vila Nova, onde residiram por muitos anos.

Chegaram a comemorar 50 anos de casados, mas Jorge Zimmermann em 1994 acabou falecendo. No último dia 15 de maio, a Sra. Maria Joana Zimmermann completou 102 anos, ao lado de sua família.

Completar 102 anos de existência, depois de rememorar tantas etapas da vida por terras tão diversas e em missão tão distinta, e desfrutar da recompensa e do reconhecimento que a Câmara Municipal de Toledo lhe devota nesta oportunidade, razão que nos faz estender a gratidão a Sra. Maria Joana Zimmermann”, aponta o documento. “Somos, juntamente a comunidade toledana e seus distritos, muito gratos pela sua missão honrosa que dedicou em favor de Toledo, tendo aqui depositado as apostas de seus projetos, que faz hoje de Toledo um referencial em qualidade de vida de nossa gente”, assinala o documento, subscrito pelos vereadores Renato Reimann, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi.