Moção aplaude professora por Projeto Horta Comunitária

por Paulo Torres publicado 30/10/2018 11h48, última modificação 30/10/2018 11h48
A Câmara de Toledo aprovou o Requerimento nº 235, o qual propõe moção de aplausos à professora Sandra Kopeginski, vencedora do “Troféu Televisando”, edição 2018, categoria Prática Pedagógica. O Projeto Horta Comunitária é desenvolvido na Escola Municipal Olivo Beal, no Jardim Bressan, e foi um dos dez premiados no Paraná como melhor prática pedagógica. “Todos têm o dever de plantar um mundo mais saudável”, destacam os vereadores sobre o projeto desenvolvido no Jardim Bressan pela professora.
Moção aplaude professora por Projeto Horta Comunitária

Moção à professora foi apresentada na sessão ordinária da Câmara

A Câmara de Toledo aprovou o Requerimento nº 235, o qual propõe moção de aplausos à professora Sandra Kopeginski, vencedora do “Troféu Televisando”, edição 2018, categoria Prática Pedagógica. O Projeto Horta Comunitária é desenvolvido na Escola Municipal Olivo Beal, no Jardim Bressan, e foi um dos dez premiados no Paraná como melhor prática pedagógica do Televisando 2018.

A professora Sandra Inês Reisdorfer Kopeginski iniciou o Projeto Horta Comunitária há dez anos na escola do Jardim Bressan e agora foi premiada pela Rede Paranaense de Comunicação – RPC. A iniciativa da emissora é promovida em mais de 40 escolas municipais de todo o Paraná, tendo como objetivo principal trazer a comunidade mais próxima ao ambiente escolar.

Como prêmio a professora toledana recebeu uma smart TV 40 polegadas e os dois alunos participantes receberam como premiação tablets. Segundo o diretor da RPC, João Augusto Grande, o projeto desenvolve a qualidade na educação e na vida das crianças. Ele aponta que o foco principal é gerar mudança para melhor na atividade e a promoção de qualidade no aprendizado dos alunos.

Todos têm o dever de plantar um mundo mais saudável”, destacam os vereadores sobre o projeto desenvolvido na escola do Jardim Bressan pela professora. “Foi com esse pensamento que há 10 anos a Professora Sandra iniciou o Projeto Horta Comunitária na Escola Olivo Beal em Toledo”, aponta o documento da Câmara de Toledo. “As atividades realizadas também demonstram o excelente trabalho que é produzido dentro das escolas”, prossegue o documento, subscrito por sete vereadores.

O Requerimento nº 235 é subscrito pelos vereadores Ademar Dorfschmidt, Antonio Zóio, Gabriel Baierle, Marcos Zanetti, Olinda Fiorentin, Valtencir Careca e Walmor Lodi.

Mídia e educação

A primeira edição do Televisando foi realizada em Foz do Iguaçu e na época recebia o nome de “Televisando o Futuro”. Ele foi idealizado por Denise Alves dos Santos, uma ex-colaboradora da RPC. Depois de concluir seus estudos sobre mídia e educação na França, voltou para o Brasil com a vontade de implementar um projeto de televisão e educação e em 2007 cedeu os direitos do projeto para a RPC, que adaptou o escopo. Lançou, em 2008, em Foz do Iguaçu, inicialmente como um piloto e em 2009, as cidades de Londrina e Toledo foram beneficiadas. A partir de 2010 ele passou de três para dez municípios. Na edição de 2011, contou com o acréscimo de mais 12 cidades e hoje o projeto atende 40 municípios em todo o estado,