Moção aplaude Escola Princesa Isabel pelos seus 65 anos

por Paulo Torres publicado 20/03/2018 10h01, última modificação 20/03/2018 10h01
Na sétima sessão ordinária da Câmara foi pedida, através do Requerimento nº 32, uma moção de aplausos à Escola Municipal Princesa Isabel, do Distrito de Dois Irmãos, pelos 65 anos de instalação no Município de Toledo. Ela iniciou em 1953, numa construção de madeira e em 1974 foi construída em prédio de alvenaria, passando a atender do pré-escolar até a quarta série. Em 2007, houve a reforma e a ampliação do local.
Moção aplaude Escola Princesa Isabel pelos seus 65 anos

Sessão de segunda-feira foi a sétima ordinária do ano e lembrou a escola de Dois Irmãos

No dia 19 de março foi realizada a sétima sessão ordinária da Câmara em que foi pedida, através do Requerimento nº 32uma moção de aplausos à Escola Municipal Princesa Isabel, do Distrito de Dois Irmãos, pelos 65 anos de instalação no Município de Toledo. A Escola Municipal Princesa Isabel, localizada em Dois Irmãos, é uma das mais antigas escolas instaladas no Município e neste mês de março comemora 65 anos de existência.

O início deu-se em março de 1953, quando funcionava em uma construção de madeira. O local durante a semana abrigava a escola e aos finais de semana os encontros da comunidade católica, onde aconteciam as missas, por exemplo. Eram as alunas e os alunos, da primeira turma composta de onze crianças, os responsáveis pela limpeza da escola. O primeiro professor foi Armindo José Michels, que lecionou por cinco anos e os pais dos alunos contribuíram para o pagamento de seu salário.

Em 1956, foi construído um novo local para a Escola. O terreno foi doado por membros da comunidade, sendo que a Prefeitura Municipal de Toledo forneceu os materiais e os moradores a mão de obra.

Em 1974, a Escola Municipal Princesa Isabel foi construída em prédio de alvenaria, passando a atender do pré-escolar até a quarta série. Em 2007, houve a reforma e a ampliação do local.

A escola, por estar em um meio rural, já teve seus altos e baixos mas com a ajuda da comunidade continuou forte, por isso, é de grande importância o reconhecimento a esta história e o resgate da memória para as futuras gerações, aponta o Requerimento nº 32.

O documento foi assinado pelos vereadores Janice Salvador, Ademar Dorfschmidt, Airton Savelo, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi.