Moção aplaude desfile circense em Toledo pelo Dia Nacional do Circo

por Paulo Torres publicado 10/04/2019 11h20, última modificação 10/04/2019 11h25
A sessão ordinária de segunda-feira, dia 8 de abril, teve apresentado o Requerimento nº 76, manifestando os aplausos da Câmara de Toledo ao projeto Circo da Alegria pelo desfile artístico em comemoração ao Dia Nacional do Circo. A data lembra o palhaço brasileiro Abelardo Pinto, o “Piolin”. O Circo da Alegria funciona anexo à Escola Municipal Anita Garibaldi, contando atualmente com cerca de 150 crianças e jovens a partir dos quatro anos de idade.
Moção aplaude desfile circense em Toledo pelo Dia Nacional do Circo

Documento de homenagem ao Circo da Alegria foi apresentado na Câmara segunda-feira

A sessão ordinária de segunda-feira, dia 8 de abril, teve apresentado o Requerimento76, manifestando os aplausos da Câmara de Toledo ao projeto Circo da Alegria pelo desfile artístico em comemoração ao Dia Nacional do Circo. A data lembra o palhaço brasileiro Abelardo Pinto, o “Piolin”, nascido em 27 de março de 1897 e falecido em 04 de setembro de 1973 e considerado um grande representante do meio circense, onde destacava-se pela criatividade cômica, além da habilidade como ginasta e equilibrista.

O Circo da Alegria funciona no Jardim Europa, anexo à Escola Municipal Anita Garibaldi, contando atualmente com cerca de 150 crianças e jovens a partir dos quatro anos de idade. A maioria deles é de alunos da Escola Anita Garibaldi, onde o Projeto do Circo da Alegria teve início há 27 anos, em 1992.

A moção de aplausos proposta na Câmara é dirigida ao coordenador do projeto Circo da Alegria, Dado Guerra. O documento subscrito por sete vereadores destaca que “o projeto cumpre grande papel social, indo além da arte circense, trabalhando valores e ensinamentos úteis ao cotidiano de seus alunos”. Aponta ainda que a iniciativa de ensinamento do Circo da Alegria tem alterado a realidade social da comunidade, apoiando e oportunizando para crianças e adolescentes uma atividade lúdica e educativa.

As crianças participam de atividades circenses e o objetivo é que haja uma integração entre o aprendizado da escola e os valores ensinados nas oficinas”, apontam o documento. “Isso porque no lado de fora da escola os resultados deste trabalho refletem no comportamento das crianças e jovens, justifica o Requerimento76, subscrito pelos vereadores Marcos Zanetti, Airton Savello, Leandro Moura, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela e Vagner Delabio.