Moção aplaude Colégio Porto Alegre por prêmios na 16ª Febrace

por Paulo Torres publicado 03/04/2018 09h40, última modificação 04/04/2018 10h13
Na nona reunião ordinária da Câmara de Toledo, dia 2, foi apresentada uma moção de aplausos ao Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, pela conquista de premiações a nível nacional na 16ª Febrace-Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, de acordo com o Requerimento nº 46/2018. O Clube de Ciências “Cientistas do Jardim” iniciou em 2014, visando estimular alunos do Ensino Médio e Fundamental a buscarem o conhecimento relacionado às ciências em contraturno e atualmente conta com aproximadamente 120 alunos participantes.
Moção aplaude Colégio Porto Alegre por prêmios na 16ª Febrace

Documento foi apresentado pelos vereadores na sessão ordinária de segunda-feira

No dia 02 de abril foi realizada a nona reunião ordinária da Câmara de Toledo, em que foi apresentada uma moção de aplausos ao Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, pela conquista de premiações a nível nacional na 16ª Febrace-Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, de acordo com o Requerimento nº 46/2018. O evento é considerado uma das maiores promoções de ciências e engenharia do Brasil.

O Clube de Ciências tem a finalidade de criar ambiente, tendo como base a ciência, a tecnologia, a sociedade e meio ambiente, já que as questões científicas não estão isoladas do contexto social, político, ambiental e econômico dos estudantes, aponta o documento.

O Clube de Ciências “Cientistas do Jardim” teve início em 2014, tendo como objetivo estimular alunos do Ensino Médio e Fundamental a buscarem o conhecimento relacionado às ciências em contraturno sem obrigatoriedade e sem notas. Atualmente o Clube de Ciências conta com aproximadamente 120 alunos de ensino médio e fundamental divididos em 6 turmas no contraturno, sendo elas 3 turmas de 1º ano de clube, 1 turma de 2º ano de clube, 1 turma de 3º ano de clube, 1 turma de 4º ano de clube e 1 turma de 5º ano de clube. Cada turma possui 3 horas semanais divididas em dois dias para a realização das práticas previamente selecionada por professores da área.

De 13 a 15 de março, foi realizada a 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, na Escola Politécnica da USP, em São Paulo, capital. O Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, inscrito na feira, teve um resultado inédito para uma escola pública do Paraná. Além da classificação dos dois projetos, um foi o ganhador do prêmio FEBRACE – Criatividade e Inovação, como melhor projeto do país, com dois prêmios. O primeiro projeto é “Aplicação de Diferentes Concentrações de Extratos Vegetais no Controle do Fungo puccinia PsidII Winter em Myrciaria Cauliflora (1614)”, com a aluna Julia Coppini Schuch e tendo como orientadora Dionéia Schauren. Já o segundo projeto foi “O uso de Diferentes Concentrações de Extratos Vegetais no Controle In Vitro do Fungo Colleotrichum Musae Causadora da Antracnose nos Frutos da Bananeira (Musa Spp) –, contando com as alunas Ana Carolina Gonçalves Selva e Felipe Dávila (coorientador) e tendo Dionéia Schauren como orientadora.

O documento da Câmara de Toledo parabenizando pela conquista dos dois prêmios nacionais de estudos científicos foi assinado pelos vereadores Marli do Esporte, Ademar Dorfschmidt, Corazza Neto, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marly Zanete e Olinda Fiorentin.