Moção aplaude atleta por conquista na bocha nos ParaJaps

por Paulo Torres publicado 09/07/2019 14h48, última modificação 09/07/2019 14h48
A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 8 de julho, teve apresentado o Requerimento nº 206, que propõe moção de aplausos ao atleta de Bocha Adaptada Ronaldo Scariot que conquistou o 3º Lugar na categoria BC3 do 8º Jogos Paradesportivos do Paraná-Parajaps. Os 8º Jogos Paradesportivos do Paraná-Parajaps, foram disputados de 19 a 23 de junho em Londrina. Ronaldo Scariot já foi campeão duas vezes consecutivas do ParaJap’s, nos anos de 2015 e 2016.
Moção aplaude atleta por conquista na bocha nos ParaJaps

Sesssão ordinária de segunda-feira teve apresentada homenagem ao atleta

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 8 de julho, teve apresentado o Requerimento206, que propõe moção de aplausos ao atleta de Bocha Adaptada Ronaldo Scariot que conquistou o 3º Lugar na categoria BC3 do 8º Jogos Paradesportivos do Paraná-Parajaps. Os 8º Jogos Paradesportivos do Paraná-Parajaps, foram disputados de 19 a 23 de junho em Londrina.

Ronaldo Scariot foi campeão duas vezes consecutivas do ParaJap’s, nos anos de 2015 e 2016. Conquistou o 1º Lugar no Campeonato de Paradesporto ocorrido em Maringá, no ano de 2016 e agora conquistou o 3º Lugar no ParaJAP’S, realizado em Londrina em 2019.

O Projeto de Bocha Adaptada teve inicio em Toledo no ano de 2013, através da professora Fabia Freire. A professora afirma que a divulgação da atividade desenvolvida foi de “boca a boca”, chegando assim a Ronaldo Scariot, que procurou o projeto e marcaram de conversar para a apresentação do esporte para ele, que em seguida começou a treinar e se dedicar. Os treinamentos, inicialmente, se deram com materiais como cano de PVC cortado ao meio e no espaço cedido pela - Unipar Campus II. Todos os materiais e equipamentos alcançados foram pelo esforço, boa vontade e patrocínio.

A Bocha Adaptada é dividida em classes de acordo com o grau de comprometimento motor ou limitação, e em cada divisão podem praticar ambos os sexos. Os atletas da categoria BC3 utilizam calhas e um calheiro para a realização do jogo. Nessa categoria o atleta possui paralisia cerebral ou não cerebral, ou de origem degenerativa.

Contudo, o jogo pode ser uma atividade de Educação Física em programas escolares ou de forma recreativa, como esporte competitivo. A técnica ressalta que que o atleta Ronaldo Scariot possui um desempenho de nível extraordinário, mesmo possuindo tantas dificuldades, sendo campeão duas vezes consecutivas do Parajap’s, nos anos de 2015 e 2016.

O Requerimento206 é subscrito pelos vereadores Marli do Esporte, Ademar Dorfschmidt, Ademir Paludo, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Valtencir Careca e Walmor Lodi.