Moção aplaude AP-LER por destinação de R$ 3,5 milhões

por Paulo Torres publicado 26/05/2017 15h30, última modificação 26/05/2017 15h30
A Associação dos Portadores de Lesões por Esforços Repetitivos-AP-LER realizou um repasse de recursos de cerca de R$ 3,5 milhões ao Município de Toledo. Essa verba viabiliza a reestruturação de todo o complexo do Núcleo Integrado de Saúde Jorge Nunes, previsto para a Grande Pioneiro, incluindo o Centro de Fisioterapia e Recuperação. Por conta disso, a Associação foi homenageada pelos vereadores de Toledo com uma Moção de Aplausos, prevista no Requerimento nº 78/2017.
Moção aplaude AP-LER por destinação de R$ 3,5 milhões

Projeto destinando recursos da AP-LER teve votação final em sessão no dia 2 de maio

A Associação dos Portadores de Lesões por Esforços Repetitivos-AP-LER realizou um repasse de recursos de cerca de R$ 3,5 milhões ao Município de Toledo, através do Fundo Municipal de Saúde. Essa verba viabiliza a reestruturação de todo o complexo do Núcleo Integrado de Saúde Jorge Nunes, previsto para a Grande Pioneiro, incluindo o Centro de Fisioterapia e Recuperação. Por conta disso, a Associação foi homenageada pelos vereadores de Toledo com uma Moção de Aplausos, prevista no Requerimento nº 78/2017, apresentado na sessão ordinária de segunda-feira, dia 22 de maio.

O documento foi subscrito pelos 19 vereadores da Câmara de Toledo. A AP-LER (Associação dos Portadores de Lesões por Esforços Repetitivos) atua desde 1997, lutando pelos direitos dos trabalhadores lesionados e pela diminuição de casos de adoecimento em função da organização do trabalho, especialmente os geradores de LER-Lesões por Esforço Repetitivo. Os trabalhadores lesionados pelas LER inicialmente eram os bancários e as telefonistas. Atualmente, as prioridades da AP-LER são os trabalhadores vitimados pelos processos de trabalhos nos frigoríficos. Os recursos de R$ 3.559.628,19 são oriundos de pagamento da BR Foods, antiga Sadia, à Justiça do Trabalho e foram repassados através de convênio entre a BR Foods, Ministério do Trabalho e o Município e foram incluídos no Orçamento de Toledo através do Projeto de Lei nº 42, de 2017, de autoria do Poder Executivo, enviado à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores e que suplementa o Orçamento de Toledo no valor total de R$ 5.435.759,33. Dos recursos do convênio da AP-LER/Justiça do Trabalho/BR Foods R$ 2,22 milhões foram destinados à rubrica Construção, ampliação, reforma, melhoria e equipamento das UBSs e sedes administrativas de saúde”, onde obras e instalações receberam R$ 2.220.179,19 e equipamentos e material permanente R$ 599.449,00. À rubrica Infraestrutura para Serviços de Saúde de Média Complexidade e Alta Complexidade” foram destinados R$ 490 mil para obras e instalações e para equipamentos e material permanente mais R$ 250 mil. O PL 42 foi votado nos dias 24 de abril e 2 de maio na Câmara, sendo aprovado por unanimidade e enviado à sanção pelo Executivo, ganhando a forma da Lei R nº 27, de 3 de maio.

É uma ação de grande importância à saúde pública de Toledo, haja vista que tais valores tornam possível todo o complexo estrutural do NIS – Núcleo Integrado de Saúde, previsto para a Grande Pioneiro, desde a reabertura do Mini Hospital Dr. Jorge Nunes, já efetivada, além da futura Central de Especialidades e Saúde do Trabalhador (obra sendo edificada) e a futura Central de Fisioterapia e Reabilitação”, destaca o documento apresentado na Câmara em reconhecimento à AP-LER. O Requerimento salienta ainda que a obra terá 800 metros quadrados, em dois pavimentos, para atendimento a todos os munícipes que necessitarem de tratamento. “A AP-LER, através de sua diretoria e associados, merece os aplausos desta Casa de Leis, pois teve papel fundamental nesta conquista”, finaliza o documento aprovado na Câmara Municipal de Toledo em reconhecimento à destinação de recursos da AP-LER ao Município de Toledo.