Indicada homenagem a ex-vereador de Novo Sarandi

por Paulo Torres publicado 05/09/2017 16h10, última modificação 06/09/2017 10h57
A denominação de um próprio público de Toledo em homenagem ao ex-vereador Pedro Tártaro foi proposta na Câmara Municipal na sessão de segunda-feira, dia 4. A proposta foi apresentada através da Indicação nº 841, que “sugere o nome Pedro José Tártaro para nominar logradouro ou próprio público municipal”. Pedro Tártaro integrou duas legislaturas da Câmara de Toledo, a partir dos anos de 1977 e 1983, tendo sido eleito em ambas a partir de sua atuação no Distrito de Novo Sarandi, onde foi a primeira criança a nascer, em 1952.
Indicada homenagem a ex-vereador de Novo Sarandi

O então vereador Pedro Tártaro entre os vereadores José Mendes de Souza (esq.) e José Alceu Lahm

A denominação de um próprio público de Toledo em homenagem ao ex-vereador Pedro Tártaro foi proposta na Câmara Municipal na sessão de segunda-feira, dia 4 de setembro. A proposta foi apresentada pelos vereadores Walmor Lodi, Marly Zanete e Olinda Fiorentin, através da Indicação nº 841, que “sugere o nome Pedro José Tártaro para nominar logradouro ou próprio público municipal”.

Pedro Tártaro integrou duas legislaturas da Câmara de Toledo, a partir dos anos de 1977 e 1983, tendo sido eleito em ambas a partir de sua atuação no Distrito de Novo Sarandi, onde foi a primeira criança a nascer, em 1952, ano que marca a emancipação de Toledo de Foz do Iguaçu. Casado com Maria Lúcia Tártaro por 40 anos, dessa união eles tiveram os filhos Daniela, Paulo e Vinícius e deles dois netos.

Contador de profissão, Pedro José Tártaro foi eleito vereador em Toledo para seu primeiro mandato na legislatura de 1977 a 1982, pela antiga ARENA-Aliança Renovadora Nacional, tendo seu mandato prorrogado na época, quando Duílio Genari era o prefeito. Tártaro foi reeleito em 1982, já pelo PDS-Partido Democrático Social, que substituiu a ARENA na reforma política que atingiu também o MDB, que virou PMDB. Pedro Tártaro exerceu seu novo mandato de 1983 a 1988, quando era prefeito Albino Corazza Neto. Ele faleceu no dia 16 de junho de 2017, aos 65 anos, coincidentemente no dia do seu aniversário, vítima de uma segunda ocorrência de câncer após um caso inicial em 2000.

Primeiro vereador eleito pelo Distrito de Novo Sarandi, Pedro José Tártaro foi responsável por várias transformações no Distrito de Novo Sarandi: Telefonia, saneamento, melhoria na iluminação pública, conservação de estradas”, apontam os vereadores. Eles destacam ainda sua atuação na saúde da localidade, onde foi o responsável pela instalação do primeiro Posto de Saúde do Distrito, contribuiu com a construção do Posto da Polícia Rodoviária Estadual de Quatro Pontes, hoje Posto da PRF. Já no esporte, como ex-jogador de futebol amador, Tártaro foi um grande incentivador do esporte no distrito ao longo da vida, “tendo participado de várias competições e também da diretoria do Esporte Ouro Verde”, assinalam os vereadores. Mesmo depois de deixar a vida pública, continuou suas atividades como líder comunitário, tendo participado de várias ações voltadas ao desenvolvimento do Distrito de Novo Sarandi, apontam eles, destacando ainda sua atuação na política, onde “sempre teve participação ativa em decisões que envolviam o Distrito de Novo Sarandi”, tendo participado de inúmeras campanhas eleitorais em todos os níveis, sempre com posição firme e defendendo suas convicções. “Eternizar seu nome num espaço público, especialmente no Distrito de Novo Sarandi, é eternizar a lembrança de uma pessoa que viveu intensamente, foi presente na comunidade, próximo dos amigos, e uma marca para sua família”, aponta a Indicação nº 841.