Estudantes do Premen avaliam a sessão na tribuna

por Paulo Torres publicado 14/04/2015 11h10, última modificação 17/04/2015 09h22

A sessão da Câmara Municipal na segunda-feira, dia 13, contou com a participação de duas turmas de Sociologia do Colégio Castelo Branco/Premen, que na sessão anterior enviara duas outras turmas da mesma disciplina, acompanhadas do professor Everson Grando. A visita faz parte dos conteúdos abordados na disciplina de Sociologia e o projeto contou com a presença de cerca de 80 alunos da 2ª Série A e 2ª Série B no dia 6 e mais cerca de 70 na segunda, dia 13, das 2ª Série C e 2ª Série D.  A sessão também contou com as presenças das alunas Larissa Flois e Victória Miotto, que tiveram aberto espaço pelo presidente Ademar Dorfschmidt para usarem a tribuna. O presidente da Câmara justificou que da Mesa Diretora há uma excelente visão e observou que na sessão anterior as duas alunas acompanharam tudo, fizeram anotações e permaneceram até o final.

Usando a tribuna Larissa Flois (Foto) saudou seu professor, vereadores e colegas e disse que a oportunidade “realmente é uma grandeA estudante Larissa Flois honra”. Ela comentou do estudo da política na disciplina de Sociologia e a importância de sua vivência para conhecer na prática, apontando que foi isso que a vinda à Câmara proporcionou. “Participar de uma sessão nos torna parte do que foi decidido”, apontou Larissa Flois, destacando que é como se fossem também responsáveis pelo que foi definido em sua presença. Ela fez ainda um apanhado da sessão, destacando que a maioria dos vereadores abordou a vinda do campus da UFPR-Universidade Federal do Paraná para Toledo e o curso de Medicina, entre outros assuntos, além de tratar das questões da saúde e propostas de melhorias em comunidades para o bem de todos que delas usufruem.

Já Victória Miotto também agradeceu a oportunidade de expressar sua opinião e avaliou a sessão que acompanhou. Ela comentou a proposta de colocação de placas com nomes de pioneiros e embora concordando com a homenagem disse que existem assuntos mais urgentes para serem solucionados. Sobre a proposta de repúdio pelas cenas da novela ela defendeu o repúdio não só à novela, mas à emissora, apontando que para ela o principal motivo da proposta foi sim o beijo gay, pois se não fosse isso o tema nem seria colocado em pauta. Victória falou ainda dos relatos de vereadores sobre atendimento de saúde a moradores e elogiou sua atitude, mas disse que os vereadores têm poder suficiente para resolver outros problemas e não acordar na madrugada para esse tipo de atendimento. A estudante apontou ainda que os vereadores foram escolhidos por toda a população e defendeu que os problemas particulares e partidários que observou sejam resolvidos fora, ficando a Câmara como um espaço para tratar de assuntos que proporcionem a todos uma vida melhor.

Comentando na tribuna a respeito das manifestações das estudantes o vereador Marcos Zanetti destacou sua participação, que considerou muito boa,apontando os elogios e também as críticas, afirmando que "no mundo da política temos que saber absorver a crítica".

Combustíveis e benzeno

A sessão contou ainda com a participação do presidente do Sindicato dos Frentistas de Cascavel e Região, Antônio Vieira Martins, que agradeceu a proposição apresentada em Toledo sobre a questão do benzeno no abastecimento dos veículos, através do Projeto de Lei nº 22, do vereador Vagner Delabio, com apoio de Edinaldo Santos, Expedito Ferreira, Neudi Mosconi e Marcos Zanetti, que proíbe abastecer além do travamento da bomba. Ele disse que o benzeno causa câncer e problemas aos veículos e relatou que Cascavel já aprovou lei nesse sentido e Foz do Iguaçu fez o mesmo semana passada, destacando a importância do cuidado com a saúde, especialmente em relação à prevenção.

Certificado

Também participou antes da sessão Anderson Weiber, da empresa Instituto Mega de Pesquisas, que anunciou a realização de 5 a 15 de março de uma consulta a 865 pessoas e escolha de Ademar Dorfschmidt como “Vereador Atuante de Toledo”. Em seguida ele fez a entrega do certificado de 2015 a respeito ao presidente da Câmara Municipal, que agradeceu.