Direção da Câmara acompanha trabalho em andamento na fachada

por Paulo Torres publicado 22/01/2018 15h55, última modificação 22/01/2018 16h06
O presidente da Câmara de Toledo, Renato Reimann, juntamente com o vice-presidente Airton Savello, esteve avaliando o trabalho em andamento na fachada do Edifício Güerino Viccari, sede do Poder Legislativo. A inspeção mostrou que o vazamento foi eliminado com um impermeabilizante, mas ainda ocorre perda devido à incidência de vento na coluna d´água principal, motivando proposta de alteração no sistema.
Direção da Câmara acompanha trabalho em andamento na fachada

Presidente e vice e servidor verificaram o trabalho e proposta para eliminar perda de água no espelho d´água

O presidente da Câmara de Toledo, Renato Reimann, juntamente com o vice-presidente Airton Savello, esteve avaliando o trabalho de limpeza, revisão e conserto do espelho d´água e fonte da fachada do Edifício Güerino Viccari, sede do Poder Legislativo. O trabalho na fachada foi iniciado em janeiro e está em andamento e a inspeção visou avaliar a questão da fonte na fachada, a qual vinha perdendo água devido a um vazamento no espelho d´água. A inspeção mostrou que a perda na bandeja do espelho foi eliminada com a aplicação de um impermeabilizante, mas mesmo com correntes colocadas para “guiar” a queda da água ainda ocorre perda devido à incidência de vento na coluna d´água principal, motivando proposta de alteração no sistema.

A sugestão apresentada e aprovada foi de retirada da coluna d´água principal de maior altura e sua substituição por duas novas fontes mais baixas e menos sujeitas à ação do vento. O espelho d´água funciona num sistema de bombeamento fechado, onde a água do próprio espelho é bombeada às fontes e cascata. Com a medida a expectativa é de assegurar um funcionamento econômico, onde a necessidade de reposição de água seja menor.

Segundo o presidente da Câmara de Toledo, Renato Reimann, com a solução dos problemas de telhado o espelho d´água e a fachada passaram a ter atenção prioritária e em seguida também a Sala de Imprensa será atendida, além da conservação rotineira das instalações.

O trabalho em andamento visa a impermeabilização do espaço do espelho d´água, revisão das bombas e substituição da tubulação, além da revisão do painel elétrico. O trabalho em andamento na Câmara de Toledo foi contratado por compra direta, modalidade escolhida para dar maior agilidade ao processo e devido ao seu custo baixo. O trabalho foi orçado no valor de R$ 5.946,60 pela Casa da Pistola e das Bombas, ficando abaixo do limite legal para exigência de licitação.

O funcionamento das fontes e espelho d´água também deverão embelezar o conjunto de prédios do Centro Cívico Tancredo Neves, onde a Câmara Municipal está instalada e que conta com outro espelho d´água na frente do Paço Municipal Alcides Donin. Os espaços públicos com fontes, além da beleza estética, contribuem para umidificar o ar no seu entorno. Isto é especialmente importante entre março e outubro, período de ar mais seco em áreas de planalto como a região de Toledo.