CPI ouve supervisor da Transportec e requer cópias de notificações

por Paulo Torres publicado 23/05/2019 15h15, última modificação 23/05/2019 15h16
A CPI instaurada pela Câmara de Toledo para investigar “as falhas na prestação de serviços público na coleta de lixo” reuniu-se na quarta-feira, dia 22, para ouvir os depoimentos do supervisor da Transportec, Marcos “Picolé” dos Santos Rodrigues, e do contador da Prefeitura de Toledo, Milton Endler. A CPI é integrada pelo presidente, Marcos Zanetti, o vice-presidente Airton Savelllo; o relator Vagner Delabio e os membros Renato Reimann e Ademar Dorfschmidt. Também acompanharam a reunião os vereadores Leoclides Bisognin, Valtencir Careca, Janice Salvador, Marli do Esporte, Walmor Lodi, Pedro Varela e Olinda Fiorentin.
CPI ouve supervisor da Transportec e requer cópias de notificações

CPI ouviu supervisor da empresa e contador municipal

IMG_6292a.JPGA Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada pela Câmara de Toledo para investigar “as falhas na prestação de serviços público na coleta de lixo” reuniu-se na quarta-feira, dia 22 de maio, para ouvir os depoimentos do supervisor da Transportec, Coleta e Remoção de Resíduos Ltda., Marcos “Picolé” dos Santos Rodrigues, e do contador da Prefeitura de Toledo, Milton Endler. A CPI é integrada pelo presidente, Marcos Zanetti, o vice-presidente Airton Savelllo; o relator Vagner Delabio e os membros Renato Reimann e Ademar Dorfschmidt. Também acompanharam a reunião os vereadores Leoclides Bisognin, Valtencir Careca, Janice Salvador, Marli do Esporte, Walmor Lodi, Pedro Varela e Olinda Fiorentin.

Marcos Picolé disse que entrou na Transportec em maio de 2017, após saber de uma vaga na empresa e ser entrevistado no Hotel Vila Verde pelo diretor Márcio e como supervisor administrava os caminhões e contratava e demitia pessoal. Disse que tem graduação em Administração, é filiado ao PP e atuara anteriormente como diretor na Secretaria de Indústria e Comércio na gestão do prefeito Beto Lunitti. Sobre a alteração no CNPJ disse que ela ocorreu a partir da compra da Transportec pelo diretor Renato. Já sobre a adulteração de placas de caminhões disse que não tinha conhecimento e que elas vieram de mecânica onde a empresa tinha base, em São Sebastião, a qual foi transferida para Toledo para baixar custos e na mudança vieram dois caminhões e as placas estavam no almoxarifado.

Marcos também disse aos vereadores quanto aos funcionários que estava tudo em dia, como EPIs-Equipamentos de Proteção Individual, admitindo apenas um atraso numa leva de uniformes. Já sobre a balança do Aterro Sanitário disse que ela nunca funcionou no período em que esteve na Transportec e que a pesagem era estimada pela média, já que um caminhão coletor cheio carrega de 8 mil a 9 mil quilos e que não deixava extrapolar muito disso para evitar muito desgaste nos veículos.

Sobre a relação com a Prefeitura de Toledo disse que tratava com a Secretaria de Habitação e depois com a Secretaria de Meio Ambiente, através dos secretários Marilei Von Borstel, depois Ademir Paludo e por último Neudi Mosconi. Sobre a crise dos vales disse que houve atraso de dois dias em fevereiro e os funcionários haviam ameaçado greve se houvesse novo atraso. Disse que o vale foi pago à empresa encarregada às 16h na sexta-feira de Carnaval, mas o crédito só entrou nos cartões do pessoal na quarta-feira de cinzas e chegou a deslocar-se no sábado para pegar o valor em dinheiro vivo em Guarapuava. O diretor Márcio teria enviado o dinheiro de São Paulo para Curitiba e Júnior traria a Guarapuava mas quando estava perto de Cantagalo o diretor mandou abortar a viagem e o valor foi pago só na segunda-feira.

Já o contador Milton Endler disse aos vereadores da CPI que atua na Prefeitura de Toledo desde 1995 e desde 2003 está à frente do Departamento Contábil e responde perante o tribunal de Contas. Ele descreveu o processo de pagamento, onde primeiro é feito empenho da despesa e depois a liquidação, após a apresentação das certidões negativas, apontando que o certificado unificado tem validade de seis meses a certidão da Caixa Econômica de 30 dias e a municipal de 60 dias. Ele disse aos vereadores que sempre são juntadas as certidões e que desconhece alguma forma de burlar esta verificação de pagamento de tributos.

Depoimento e documentos

A CPI também apreciou dois requerimentos de convocação de depoentes e documentos. O vereador Airton Savello requereu convocação de Laureano Urbik como testemunha, informando que ele atua na balança do Aterro Sanitário, tendo a proposta aprovada por unanimidade e o depoimento marcado para o dia 29 de maio, às 9h. Já Marcos Zanetti requereu que seja oficiado o prefeito Lucio de Marchi solicitando cópias das notificações lavradas pelo fiscal do Contrato nº 0365/2016, Sebastião Nunes de Araújo Filho em face da contratada, a empresa Transportec, bem como informações acerca do fluxo de encaminhamento das notificações, desde sua lavratura até o recebimento pela notificada, com o encaminhamento de cópias de comprovantes de recebimento das notificações. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos membros da CPI.

Confira em vídeo a reunião da CPI da coleta da Transportec