CPI dos recicláveis define tempos e convite para dia 13

por Paulo Torres publicado 06/09/2017 10h35, última modificação 18/09/2017 10h11
A Comissão Parlamentar de Inquérito nº 01/2017, destinada a verificar a coleta de resíduos recicláveis, solicitada pelo Requerimento nº 131/2017 e designada pela Portaria nº 91, realizou sua terceira reunião nesta quarta-feira, dia 6. Presidida pelo vereador Airton Savello e tendo como relator Neudi Mosconi a CPI é integrada também pelos vereadores Ademar Dorfschmidt e Corazza Neto e agora também pelo vereador Luís Fritzen. Na reunião foram definidos os tempos para discussão nas reuniões e aprovado depoimento no dia 13 do engenheiro Flávio Augusto Scherer.
CPI dos recicláveis define tempos e convite para dia 13

CPI aprovou requerimento para ouvir engenheiro no dia 13 de setembro

A Comissão Parlamentar de Inquérito nº 01/2017, destinada a verificar a coleta de resíduos recicláveis, solicitada pelo Requerimento nº 131/2017 e designada pela Portaria nº 91, realizou sua terceira reunião nesta quarta-feira, dia 6, a partir das 9h. Presidida pelo vereador Airton Savello e tendo como relator Neudi Mosconi a CPI é integrada também pelos vereadores Ademar Dorfschmidt e Corazza Neto e agora também pelo vereador Luís Fritzen e a reunião foi acompanhada ainda pelo vereador Gabriel Baierle, além de servidores, assessores e estagiários. No encontro foram definidos os tempos para discussão nas reuniões e aprovado por unanimidade requerimento solicitando a presença do engenheiro Flávio Augusto Scherer. Ele deverá comparecer no dia 13, às 9h, para falar do Plano Municipal de Manejo de Resíduos, o qual elaborou e vem acompanhando, já que uma servidora que também seria chamada para esclarecer os vereadores está fora tratando de questões de saúde.

A reunião marcou o ingresso do vereador Luís Fritzen, que assumiu o mandato de vereador na sessão de segunda-feira diante da licença de Pedro Varela, que integrava a CPI. Fritzen disse que a CPI é um instrumento legal da minoria, que pode solicitá-la com um terço dos votos dos vereadores para verificar eventuais irregularidades no Legislativo ou Executivo, desde que dirigida a fato determinado. O vereador disse que ainda tem dúvidas sobre como funcionou e está funcionando e sobre o que foi proposto mas afirmou que é uma atividade normal, recomendando porém aos vereadores não exagerar, convocando 50 ou mais pessoas.

Na última sexta-feira, dia de setembro, a CPI realizou sua segunda reunião, após requerimento para mudança da data da reunião assinado e aprovado pela maioria dos integrantes. Requerimento apresentado pelo vereador Corazza Neto para que fossem convidados o prefeito Lucio de Marchi e o vice-prefeito Tita Furlan, sua assessoria jurídica e técnica, o promotor do Meio Ambiente Giovani Ferri, Robert Gordon Hickson, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente e os diretores conselheiros da Cooperutil, Gerte Felipetto e Elton Baugartner teve discutidas e votadas individualmente suas propostas e elas foram reprovadas, com votos contrários dos vereadores Airton Savello, Neudi Mosconi e Pedro Varela e favoráveis dos vereadores Ademar Dorfschmidt e Corazza Neto.

Veja o vídeo da reunião da CPI nesta quarta-feira: