Copel anuncia na Câmara projetos de R$ 15 mi

por imprensa2 — publicado 03/12/2014 09h27, última modificação 03/12/2014 09h29
A Copel está antecipando em três anos uma série de investimentos em Toledo que chega a R$ 15 milhões. A informação é do gerente regional, Jair Benke, que participou da Tribuna Livre na Câmara. A concessionária também planeja abrir postos na região e para isso vai realizar concurso. As fraudes em medidores em Toledo preocupam a Copel e envolvem quase 100 empresas.

Devido ao crescimento de Toledo a Copel está antecipando em três anos uma série de investimentos previstos para o município e que chegam a R$ 15 milhões. A informação é do gerente regional da Companhia Paranaense de Energia-Copel, Jair Benke, que participou na última segunda-feira da Tribuna Livre na Câmara de Vereadores atendendo proposta do vereador Expedito Ferreira. Segundo Benke a série de obras prevista para 2015 com o crescimento do Produto Interno Bruto-PIB de 7,5% foi acelerada e antecipada já que o consumo de energia em Toledo nos momentos de pico está chegando próximo à reserva técnica  de 138 KV (Kilovolts). A entrega das obras está prevista para junho de 2012, sendo que  elas devem iniciar até o final deste ano, anunciou o gerente regional ao lado de Marco Aurélio Herdina, coordenador da Área de Projetos e Obras da Copel e acompanhado  de Rivelino Dutkiewicz, gerente de Toledo. Atualmente Toledo conta com 45,6 mil ligações urbanas e 4,5 mil ligações rurais e subestações nas avenidas Maripá e Ministro Cirne Lima, próximo ao Yara.

A diversificação da agropecuária em Toledo já motivara a busca de R$ 2,85 milhões para melhorar a confiabilidade  do sistema, mas nos últimos dias foram conseguidos mais R$ 200 mil, elevando a mais de R$ 3 milhões o valor destinado a essa finalidade. Segundo ele, a agropecuária tem demandado mais energia com a diversificação e o que antes era ramal agora virou tronco, exigindo ampliação e melhoria das redes. Além disso, a concessionária de energia elétrica também  busca melhorar o atendimento ao consumidor e para isso planeja abrir postos de atendimento ao menos em alguns horários periodicamente. “Nós não temos o direito de nos ausentarmos da sociedade”, disse ele, acrescentando que a Copel hoje talvez tenha o único produto que está em todas as residências.

Concurso público

Neste trabalho a Copel vai realizar concurso para contratar pessoal visando atender 4 horas por dia nos municípios de Nova Santa Rosa, Maripá, Tupãssi, Jesuítas e Formosa do Oeste até 15 de junho. Em seguida, até 15 de setembro, a empresa pretende abrir atendimentos em Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Quatro Pontes, Ouro Verde do Oeste, Mercedes e Iracema do Oeste. O vereador Leoclides Bisognin parabenizou a Copel  por buscar “ atender cara a cara”, destacando este tipo de atenção ao consumidor. Segundo ele assim a concessionária pode até não atender um pedido, mas diz ali para o consumidor, ao invés de manter-se à distância e atender apenas através de um tele-atendimento.

O vereador Ademar Dorfschmidt questionou sobre a expansão da rede de fibra ótica e a possibilidade dela levar internet à população. O gerente regional da Copel disse que mais de 50% dos municípios já estão cobertos e a Copel abriu a rede para os provedores, com velocidade maior,  já que não tem estrutura para levar o sinal até as residências. Essa abertura está  viabilizando que a internet seja oferecida com no mínimo 10 megas e preço 30% menor que o de mercado. Segundo Jair Benke  em Toledo a internet via fibra ótica já chegou e pode ser  disponibilizada a um provedor para distribuição. Segundo ele, no futuro  também pode ser possível  levar a fibra ótica até o consumidor  final.

Privatização e furto de energia

A Tribuna Livre também lembrou a tentativa de privatização da Copel e o vereador Rogério Massing lembrou a audiência pública realizada na Câmara de Vereadores sobre a questão quando era presidente do Legislativo. “Que bom que a Copel continua sendo nossa”, destacou Rogério Massing. O vereador Paulo dos Santos também abordou a questão, indagando da possibilidade de privatização da empresa  no novo governo e sobre suas tarifas sociais. Segundo Benke, de todas as políticas de cunho social nenhuma sofreu corte no novo governo e “queremos colocar a estrutura próximo do consumidor”. Segundo ele a privatização é  questão superada, pois a Copel é do Estado e assim vai continuar, já que é uma empresa de fomento para consolidar políticas públicas.

Benke ainda revelou preocupação com o furto de energia em Toledo via fraude no medidor, que envolve quase 100 empresas e está sendo apurado pelo Ministério Público e Judiciário. Também foi abordada a questão das Pequenas Centrais Hidrelétricas-PCHs e o custo da sua energia, que a Copel tem que comprar, mas o gerente in formou que o preço da energia hoje é regulado pelo mercado, sem muita margem de variação de preços, a não ser pela isenção de impostos visando atender políticas sociais. O vereador Adelar Holsbach lembrou a tecnologia de biodigestor para geração de energia, a qual o gerente regional disse estar em fase de regulamentação, acrescentando  que devido à potencialidade da suinocultura em Toledo este é um projeto ”que promete”, já estando em fase de testes em São Miguel do Iguaçu.