Comunidade ucraniana visita Câmara e convida para evento cultural

por Paulo Torres publicado 15/07/2019 11h40, última modificação 18/07/2019 14h25
Representantes da comissão que está organizando a comunidade ucraniana de Toledo estiveram com o presidente da Câmara, Antônio Zóio, quando falaram do trabalho pelo resgate da sua história e tradições. Os imigrantes da Ucrânia estabeleceram-se em Toledo há cerca de 60 anos, adquirindo terras na região da localidade de Ouro Preto. Estiveram na Câmara o diretor Celso Saievicz e os conselheiros Juliandro Ostapechen e Daniel Kopicz, os quais convidaram o presidente Antônio Zóio para o lançamento da 1ª Noite Ucraniana de Toledo, em 7 de setembro, a qual será lançada em jantar no dia 20, em Ouro Preto.
Comunidade ucraniana visita Câmara e convida para evento cultural

Integrantes da comissão dos ucranianos com o presidente da Câmara, Antônio Zóio, e seu assessor, Roniclever Franco Soares

Representantes da comissão que está organizando a comunidade ucraniana de Toledo estiveram na segunda-feira, dia 15 de julho, com o presidente da Câmara de Toledo, Antônio Zóio, quando falaram do trabalho pelo resgate da história destes imigrantes e suas tradições que está sendo organizado. Os imigrantes da Ucrânia estabeleceram-se em Toledo há cerca de 60 anos, adquirindo terras na região da localidade de Ouro Preto, onde até hoje mantêm sua igreja, com missas no primeiro sábado do mês, às 9h. Estiveram no Gabinete da Presidência da Câmara o diretor Celso Saievicz e os conselheiros Juliandro Ostapechen e Daniel Kopicz, os quais aproveitaram para convidar o presidente Antônio Zóio para o lançamento da 1ª Noite Ucraniana de Toledo, em 7 de setembro, às 20h, a qual será lançada em jantar no próximo sábado, dia 20, em Ouro Preto.

O vereador Zóio congratulou-se com os representantes pelo trabalho que estão realizando, afirmando que ele é muito importante e soma para resgatar uma faceta de Toledo ainda pouco conhecida. “Enquanto estiver à frente da Câmara de Toledo vamos fazer de tudo para que o trabalho de vocês seja reconhecido e traga a cultura ucraniana para outros que ainda não a conhecem”, afirmou o vereador Antônio Zóio.

A Comunidade Católica São José Operário de Ouro Preto existe desde 1968 e é vinculada à Igreja Católica, mas segue o rito bizantino. Juliandro afirma que existem 25 a 26 ritos da missa católica e 99% seguem o rito padrão, mas o rito bizantino apresenta algumas particularidades históricas diferentes, embora pertençam todos à mesma igreja. Esta tradição é forte na Ucrânia e vem sendo mantida em Toledo, embora descendentes de ucranianos mais jovens tenham deixado o interior e vindo para a cidade e outras partes do município. Hoje eles estimam que a comunidade reúna mais de 100 famílias de origem, além de outras que não têm a ligação de sangue mas gostam do rito.

“Gosto de resgatar coisas da história e realmente não sabia desta questão”, confessou o presidente da Câmara de Toledo aos integrantes da comissão da 1ª Noite Ucraniana, destacando o valor de se trazer esta cultura ao conhecimento da sociedade.

A comunidade tem como presidente Mário Koval e vem sendo atendida pelo padre Sérgio Djmil. A organização dos ucranianos obteve apoio do padre Hélio Bamberg, ainda quando atuava como pároco da Paróquia Menino Deus, no Jardim Porto Alegre, onde teve as portas abertas e vem realizando celebrações no terceiro domingo do mês, às 10:30h.

Daniel Kopicz é natural de Prudentópolis e quando veio para Toledo com sua família sentiu muita falta da celebração bizantina. Por conta disso e da catequese que sua filha vinha fazendo ele por dois anos a levou a Cascavel para lhe proporcionar isto lá. “É uma celebração muito rica”, afirma ele, que somou-se aos demais para proporcionar este e outros aspectos da cultura ucraniana aos descendentes e apreciadores e comunidade em geral.

Neste trabalho a comunidade ucraniana organizou em abril um curso de pintura dos ovos de Páscoa na tradição da Ucrânia e nas terças vem oferecendo curso de canto litúrgico, preparando-se já para ampliar o curso ao canto popular. Em agosto inicia um curso de língua ucraniana, às segundas, às 20h, na Casa da Cultura e outras iniciativas estão sendo preparadas, segundo os representantes da comunidade ucraniana. “Fico muito interessado quando se inicia um projeto como este” comentou o presidente da Câmara de Toledo, Antônio Zóio, destacando a importância do resgate que está sendo feito pela comissão em relação à história e cultura dos imigrantes ucranianos de Toledo.IMG_7077a.JPG