Centro Cívico Tancredo Neves tem treinamento de brigadistas

por Paulo Torres publicado 10/04/2017 10h20, última modificação 17/05/2017 10h55
Um curso de brigadista reuniu dezenas de servidores das instituições instaladas no Centro Cívico Tancredo Neves. O conjunto de prédios reúne o Edifício Güerino Viccari, sede da Câmara Municipal, além da Prefeitura de Toledo, Fórum Wilson Balão e a sede do Ministério Público, atraindo milhares de pessoas de Toledo e da região diariamente. Por conta disso o Corpo de Bombeiros iniciou um trabalho de verificação das condições de segurança, que inicialmente conferiu instalações, saídas de emergência e equipamentos contra incêndio e foi encerrado com um curso de combate a incêndio e primeiros socorros.
Centro Cívico Tancredo Neves tem treinamento de brigadistas

Curso abordou primeiro socorros e também combate a incêndio

brigadistas5 a.jpgUm curso de brigadista reuniu dezenas de servidores das instituições instaladas no Centro Cívico Tancredo Neves. O conjunto de prédios reúne o Edifício Güerino Viccari, sede da Câmara Municipal, além da Prefeitura de Toledo, Fórum Wilson Balão e a sede do Ministério Público, atraindo milhares de pessoas de Toledo e da região diariamente. Por conta disso o Corpo de Bombeiros iniciou um trabalho de verificação das condições de segurança, que inicialmente conferiu instalações, saídas de emergência e equipamentos contra incêndio e foi encerrado com um curso de combate a incêndio e primeiros socorros.

O curso foi iniciado com aulas teóricas sobre incêndios e atendimento de vítimas de acidentes e primeiros socorros no dia 5 de abril, no auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura. Na quinta e na sexta-feira, dias 6 e 7, pela manhã, foram desenvolvidas aulas práticas de combate a incêndio e atendimento de primeirosbrigadistas2.jpg socorros na sede do Corpo de Bombeiros.

Nas aulas práticas os brigadistas praticaram o uso de extintores, com a extinção de fogo controlado, além do manejo de mangueiras e combate a incêndio em duplas. Já nos primeiros socorros as aulas tiveram emergências com bebês e adultos, com socorro e reanimação através do uso de bonecos próprios para a prática de massagem cardiorrespiratória, além do uso do DEA-Desfibrilador Externo Automático. O equipamento portátil, que visa a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), é de instalação obrigatória em ambientes com grande movimentação de público. Acionado, ele realiza a orientação por voz e é capaz de interpretar o ritmo cardíaco, selecionar o nível de energia, carregar automaticamente e aplicar.

brigadistas3.jpgbrigadistas.jpgCâmara

Na avaliação do Corpo de Bombeiros sobre a estrutura de segurança e prevenção de incêndios nos prédios do Centro Cívico Tancredo Neves a Câmara Municipal teve sua estrutura de hidrantes, mangueiras e extintores aprovada. Já na avaliação das brigadas de incêndio necessárias o Corpo de Bombeiros apontou a necessidade de 10 brigadistas para enfrentar situações de acidentes, incêndios e pânico no Edifício Güerino Viccari, sede do Poder Legislativo. O curso contou com participantes do Departamento de Comunicação Social, Departamento Legislativo, Departamento Administrativo e Copa.

Curso

As atividades do curso, comandadas pelo capitão Luís Eduardo Zarpellon, foram coordenadas pelo tenente Guilherme Rodrigues de Lima e tiveram como instrutores Eloísio Buzolin, Marcos Antônio Sehn, Almir Pereira Gonçalves, Eliseu Fernandes Apolinário, Arlei Bieger e Edinei Marcelo Gottselig.brigadistas8.jpg

Assista vídeo sobre o curso de brigadista no Centro Cívico de  Toledo