Prefeito expõe ações e metas e agradece à Câmara

por Paulo Torres publicado 03/12/2014 09h27, última modificação 03/12/2014 09h29
A Câmara Municipal de Toledo abriu suas sessões ordinárias na segunda-feira, dia 6, com a presença dos onze vereadores e do prefeito José Carlos Schiavinato, para falar da situação do Município e das ações previstas para o ano. O prefeito falou ao vereadores logo após a abertura dos trabalhos, que teve um minuto de silêncio pelas mortes do deputado federal Moacir Micheletto e do vereador da primeira legislatura Ondy Hélio Niederaur. O prefeito agradeceu o papel que os vereadores desempenharam nas ações para a administração do Município em 2011. “Obrigado pela determinação, pela participação e pelo empenho de todos os vereadores, fazendo com que Toledo possa continuar crescendo, buscando supremacia no desenvolvimento, que é muito importante”, afirmou o prefeito.
Prefeito expõe ações e metas e agradece à Câmara

Câmara ouviu exposição de ações e metas do prefeito na sessão

A Câmara Municipal de Toledo abriu suas sessões ordinárias do ano na segunda-feira, dia 6, com a presença dos onze vereadores e do prefeito José Carlos Schiavinato, conforme estabelece a Lei Orgânica, para falar da situação do Município e das ações previstas para o ano. Acompanhado de secretários o prefeito falou ao vereadores logo após a abertura dos trabalhos, que teve um minuto de silêncio pelas mortes do deputado federal Moacir Micheletto e do vereador da primeira legislatura Ondy Hélio Niederaur. Dizendo ser uma satisfação ir à Câmara no último ano de sua gestão o prefeito agradeceu o papel que os vereadores desempenharam nas ações para a administração do Município em 2011. “Obrigado pela determinação, pela participação e pelo empenho de todos os vereadores, fazendo com que Toledo possa continuar crescendo, buscando supremacia no desenvolvimento, que é muito importante”, afirmou o prefeito. O presidente da Câmara, Adelar Holsbach, agradeceu, disse sentir-se feliz de ver que o trabalho dos vereadores está dando resultados para a população e que os legisladores, independentemente de lados políticos, sempre pensam na grandeza do Município .

No balanço das ações e exposição de metas o prefeito relatou que na pavimentação rural foram feitos quase 174 quilômetros de asfalto, devendo ser asfaltados mais 30 quilômetros em 2012. Também anunciou a conclusão da obra de reforma do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho nesta semana, possibilitando a operação no local de aviões de maior capacidade, além da implantação de galerias, meios-fios e calçadas, tanto na cidade quanto interior. O prefeito destacou nas ações o grande avanço ocorrido na área habitacional, destacando os recursos liberados pela CEF, especialmente para a população com renda até três salários mínimos. Na área de saúde ele destacou a instalação da pasta em sua nova sede, inclusive com as consultas especializadas e o Departamento de Saúde Mental. Na educação o prefeito destacou que o governo estadual dobrou sua participação no transporte escolar, que em 2011 teve R$ 300 mil do Estado, mas que apenas para os alunos da rede estadual exigiu R$ 1,5 milhão e que os prefeitos e entidades municipalistas discutem propostas a respeito.

Schiavinato destacou ainda a quitação das perdas salariais dos servidores e a concessão com autorização da Câmara de Vereadores de 2,09% de ganho real a partir de dezembro, além da reinstituição do abono por assiduidade. Destacou também a adoção do Plano de Cargos e Carreira do Magistério aprovado pela Câmara de Vereadores com alguns avanços importantes que o tornaram referência no Paraná, assinalando o merecimento dos professores pelo desempenho que os alunos obtiveram no Ideb. O prefeito destacou ainda a adoção de eleições diretas nos Centros Municipais de Educação Infantil-CMEIs, bem como a implantação do Plano de Cargos da Emdur e seu trabalho com competência e agilidade nas obras públicas toledanas. Entre as várias obras o prefeito destacou ainda o Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, que ao lado da reforma do Ginásio de Esportes Alcides Pan permitiu a Toledo ser um dos 73 municípios brasileiros aprovados para aclimatação dos atletas que virão ao Brasil para as Olimpíadas. Segundo ele isso trará um grande avanço, não em 2016, mas já antes através das visitas de países através de sua equipes olímpicas.

O prefeito Schiavinato destacou ainda a boa arrecadação do IPTU e ITBI e a excelente arrecadação do ISSQN, que foi “colocado a toda a sociedade produtiva de Toledo”. Quanto à dívida municipal disse que é perfeitamente administrável, sem qualquer dificuldade agora ou no futuro tal a qualidade dos empreendimentos que foram financiados e a maneira como foram desenvolvidas as ações, destacando que mesmo com todas elas Toledo ainda obteve superávit obtido no exercício anterior.