Câmara reduz uso de papel com notebooks

por Paulo Torres publicado 03/12/2014 09h27, última modificação 03/12/2014 09h29
A Câmara Municipal de Toledo concluiu a aquisição de computadores portáteis que deverão tornar o processo legislativo mais moderno e com menor uso de papel. Foram adquiridos 19 notebooks para uso dos vereadores e dois para o apoio de informática e imprensa e as máquinas estão tendo instalados os recursos necessários para acesso à rede da Câmara e internet. Os equipamentos foram adquiridos através de pregão presencial. “Faz parte do processo de modernização, onde vão ocorrer outros momentos para deixar a Câmara mais ágil, mais segura e mais moderna”, afirma o diretor-geral, Rodrigo Priesnitz. Segundo ele serão feitas outras aquisições visando a qualidade e a segurança das informações, como é o caso do painel eletrônico de votações para o registro dos votos dos vereadores.
Câmara reduz uso de papel com notebooks

Equipamentos estarão ligados à rede interna da Câmara e internet

A Câmara Municipal de Toledo concluiu a aquisição de computadores portáteis que deverão tornar o processo legislativo mais moderno e com menor uso de papel. Foram adquiridos 19 notebooks para uso dos vereadores e dois para o apoio de informática e imprensa e as máquinas estão tendo instalados os recursos necessários para acesso à rede da Câmara e internet. Os equipamentos foram adquiridos através de pregão presencial com a participação de três empresas – Teletex Computadores e Sistemas Limitada, MI Equipamentos Eletrônicos Limitada e VCO Comércio de Informática Limitada, sendo vencedora a primeira com proposta no valor de R$ 47.754,00. “Faz parte do processo de modernização, onde vão ocorrer outros momentos para deixar a Câmara mais ágil, mais segura e mais moderna”, afirma o diretor-geral, Rodrigo Priesnitz. Segundo ele serão feitas outras aquisições visando a qualidade e a segurança das informações, como é o caso do painel eletrônico de votações para o registro dos votos dos vereadores.

A licitação na modalidade de pregão presencial seguiu a tendência natural entre os órgãos públicos mais modernos, baseando-se no princípio da isonomia e observando a economicidade e demais princípios que regem a administração pública, aponta Lucas Teodoro, presidente da Comissão de Licitações da Câmara e pregoeiro. O uso desses equipamentos segue os padrões dos legislativos mais modernos e o pregão conclui mais uma etapa na modernização do Legislativo de Toledo, onde anteriormente foi instalado equipamento de multimídia e depois nova mesa de som e microfones. O agente de Informática Robson Scuzziato, que está preparando os notebooks, comenta que com eles os vereadores poderão acessar nas máquinas as matérias que hoje estão sendo impressas e que podem exigir 19 cópias cada uma. “Cada vereador pode abrir a matéria no seu notebook”, explica Robson, informando que os equipamentos contam com maletas para proteção, 4 portas USB, leitor de DVD, saída HDMI, saída de vídeo VGA e saída de fone de ouvido, entre outros recursos.

O presidente da Câmara Municipal, Adriano Remonti, destaca que os equipamentos vão reduzir gastos e despesas com papel por possibilitar as consultas de projetos, indicações, requerimentos e outros documentos via rede, sem necessidade de impressão. Ele informa ainda que a Câmara Municipal vai entregar os equipamentos a cada um dos 19 vereadores para agilizar e modernizar seu trabalho, mas já preparou um termo pelo qual o usuário se responsabiliza pelo equipamento. “É um patrimônio público que está sendo colocado à disposição dos vereadores e pelo qual eles têm a responsabilidade de uso”, lembra o diretor-geral da Câmara Municipal de Toledo, Rodrigo Priesnitz.