Audiência na Câmara expõe contas de Toledo

por Paulo Torres publicado 03/12/2014 09h27, última modificação 03/12/2014 09h29
A Câmara Municipal ouviu em audiência pública nesta sexta-feira o prefeito José Carlos Schiavinato, o qual realizou uma exposição do desempenho das contas municipais no segundo quadrimestre do ano. O prefeito expôs os números municipais no período de maio a agosto e lembrou ser sua última prestação de contas ao Legislativo, destacando que em todos os períodos não teve qualquer reclamação (de queda) de arrecadação ou da participação da sociedade com referência a alguma situação negativa. Segundo os dados da audiência na Câmara, a dívida consolidada recuou em relação às receitas correntes líquidas, caindo para 16,04% neste ano. Segundo apresentado na Câmara Municipal a receita corrente líquida toledana em seu total anualizado (de setembro de 2011 a agosto deste ano) é de R$ 211,16 milhões.
Audiência na Câmara expõe contas de Toledo

Contas municipais do quadrimestre foram expostas na Câmara de Toledo

A Câmara Municipal ouviu em audiência pública nesta sexta-feira, dia 28, o prefeito José Carlos Schiavinato, o qual realizou uma exposição do desempenho das contas municipais no segundo quadrimestre do ano, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Acompanhado do secretário da Fazenda, Raul Baltazar,  pelo controlador interno Edmilson Lopes da Silveira e pelo diretor do Departamento de Controle Contábil e Financeiro, Milton Endler, o prefeito expôs a partir das 14h os números municipais no período de maio a agosto e lembrou ser sua última exposição de contas ao Legislativo, destacando que em todos os períodos não teve qualquer reclamação (de queda) de arrecadação ou da participação da sociedade com referência a alguma situação negativa. Presidida por Renato Reimann e com a presença dos membros Adriano Remonti e Luís Fritzen a CATFO recebeu uma exposição dos dados de arrecadação e destinação de recursos, além de esclarecimento de dúvidas dos vereadores. Também acompanharam a audiência os vereadores Ademar Dorfschmidt, Expedito Ferreira e Sueli Guerra, além de alguns populares e imprensa, os quais foram informados que a dívida consolidada de Toledo recuou proporcionalmente nos últimos anos. Segundo os dados da audiência na Câmara, a dívida passou de R$ 32,03 milhões em 2010, ou 21,34% das receitas correntes líquidas, para R$ 32,193 milhões ou 17,07% em 2011 e R$ 33,879 milhões, ou 16,04% das receitas correntes líquidas neste ano. Segundo apresentado na Câmara Municipal a receita corrente líquida toledana foi de R$ 18,1 milhões em maio, R$ 16,7 milhões em junho, R$ 17,3 milhões em julho e R$ 16,58 milhões em agosto e o seu total anualizado (de setembro de 2011 a agosto deste ano) é de R$ 211,16 milhões. O vereador Adriano Remonti indagou se os recursos do Hospital Regional estavam incluídos nos valores da saúde, sendo informado que apenas foram considerados no setor os R$ 300 mil da contrapartida municipal aos recursos federais que bancam a obra, vindo o restante de fonte livre. Já o vereador Luís Fritzen se disse imensamente satisfeito com com a evolução da dívida consolidada a reposição dos 25% de perdas dos servidores e os investimentos em saúde e educação acima das exigências legais, destacando ainda o acréscimo de 11% nas receitas correntes líquidas até agosto. O vereador destacou ainda o saldo de R$ 83 milhões no Fapes-Fundo de Aposentadoria e Pensões dos Servidores, apontando que não há preocupação com ele, que se pregava há algum tempo que seria uma bomba-relógio. Fritzen lembrou ainda que para os próximos quatro anos Toledo deve ter um orçamento de R$ 1,5 bilhão, parabenizando por esse desempenho o prefeito José Carlos Schiavinato, o secretário da Fazenda Raul Baltazar, os técnicos e a comunidade de Toledo, apontando que tem certeza que o trabalho foi feito com muita competência e honestidade.