Moção na Câmara aplaude família Rotta e sua matriarca

por Paulo Torres publicado 10/04/2019 15h35, última modificação 10/04/2019 15h40
Na segunda-feira (09), na 10º sessão ordinária da Câmara de Toledo, foi apresentada moção de aplausos à família de Domingos Rotta pelos relevantes serviços comunitários prestados. A apresentação dessa moção à Família Rotta, por meio do Requerimento nº 75/2019, “é também, um reconhecimento póstumo à sua matriarca Dona Ivone”, aponta o documento, que destaca o papel pioneiro da família no Jardim Porto Alegre.
Moção na Câmara aplaude família Rotta e sua matriarca

Moção apresentada na sessão da Câmara destaca família pioneira no bairro Porto Alegre

Na segunda-feira (09), na 10º sessão ordinária da Câmara de Toledo, foi apresentada moção de aplausos à família de Domingos Rotta pelos relevantes serviços comunitários prestados. A apresentação dessa moção à Família Rotta, por meio do Requerimento nº 75/2019, “é também, um reconhecimento póstumo à sua matriarca Dona Ivone, assim chamada pela comunidade toledana”, aponta o documento, que destaca o papel pioneiro da família no Jardim Porto Alegre.

O Requerimento nº 75 conta um pouco da história de Ivone Maria Rotta, que nasceu em 22/07/1935, no município de Espumoso/RS, filha de Reinaldino Klassmann e de Rosalia Klassmann. Ainda em Espumoso conheceu Domingos Rotta, com quem se casou ainda residindo em sua terra natal, no ano de 1955. Dona Ivone teve seis filhos em seu casamento com Domingos Rotta.

A família veio de mudança para Toledo em agosto de 1964, numa viagem de 10 dias. Logo após terem firmado residência no município, ela e seu marido Domingos Rotta iniciaram a construção de uma casa e um depósito para servir de local para instalação de uma fábrica de bebidas, no então recém-criado loteamento Jardim Porto Alegre. O estabelecimento foi instalado numa quadra inteira na avenida Parigot de Souza, em frente à Igreja Menino Deus, recém-entregue à comunidade.

Dona Ivone tinha o dom da simpatia, ativa nas questões comunitárias e, mesmo com seis filhos pequenos, sempre encontrava tempo para servir a comunidade com muito amor e carinho, e até mesmo quando esteve acometida da doença grave que lhe tirou a vida”, destaca o documento. Ela faleceu aos 82 anos de idade em Toledo, no dia 30 de março de 2018, depois de uma luta de 4 anos contra um câncer no pulmão.

Toda a comunidade do Jardim Porto Alegre sempre reconheceu a grandiosidade do seu trabalho voluntário, sendo zeladora de capelinha, ministra da eucaristia e sócia atuante do apostolado da oração, apontam os vereadores.

O documento foi assinado pelos vereadores Corazza Neto, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi.