Câmara encerra ano e se prepara para posse

por Paulo Torres publicado 03/12/2014 09h27, última modificação 03/12/2014 09h29
Sessão Extraordinária realizada no dia 22 marcou o fim da sessão legislativa de 2010. Ao todo, foram 44 sessões ordinárias e 22 extraordinárias realizadas durante o ano, que contou com um total de 212 Projetos de Lei votados. Com o fim das atividades parlamentares, o Legislativo entra no recesso regimental a partir do dia 23. Vereador Renato Reimann encerra seu biênio como presidente e Adelar Holsbach assumirá o cargo no dia 2
Câmara encerra ano e se prepara para posse

Mesa tomará posse no dia 2

A Câmara Municipal de Toledo encerrou o ano legislativo de 2010 nesta quarta-feira – 22 de dezembro – com a realização da sua última sessão do ano, quando foram votados 20 Projetos de Lei (PL´s) e foi finalizada a tramitação de proposições.

A sessão extraordinária marcou o fim dos trabalhos legislativos de um ano que contou com um total de 212 PL´s, 468 Indicações e 381 Requerimentos votados. O término da sessão de 2010 também marca o fim da gestão do vereador Renato Reimann (PP) como presidente da Casa.

Reimann ocupou o cargo durante o biênio 2009-2010. Foi na gestão da atual Mesa Diretiva que a Câmara remodelou e ampliou sua estrutura física. A capacidade das instalações foi aumentada e preparada para suprir a demanda da futura expansão do número de parlamentares de Toledo – de 11 para 17 ou 19, a partir de 2013, por conta de alteração constitucional.

“Um dos grandes destaques e desafios destes dois anos foi a construção do novo prédio, uma necessidade muito antiga que o Legislativo tinha para bem atender a população e para executar da melhor maneira as atividades legislativas”, analisa Reimann.

A gestão da Mesa Executiva do biênio 2009-2010 também se destacou na administração orçamentária. Mesmo com a remodelação da sede da Câmara, a construção do anexo e os diversos investimentos feitos em equipamentos, cerca de R$ 4,5 milhões foram economizados pelo Legislativo e repassados aos cofres do Município para serem investidos nas mais diversas áreas.

“Acredito que alcançamos e superamos nossos objetivos iniciais. Buscamos sempre atuar com a máxima seriedade nas questões administrativas e tivemos um período legislativo de avanços, com importantes discussões sobre Projetos fundamentais para a população de Toledo”, salientou o presidente.

“E também há as projeções futuras: temos importantes editais lançados para melhorias no Legislativo, como a reforma do Plenário”, complementou.

Novo Presidente

Com a saída de Reimann, o cargo de presidente da Câmara de Toledo será ocupado pelo vereador Adelar Holsbach (PDT), eleito no último dia 13 de dezembro com dez votos – de um total de 11 parlamentares.

Holsbach tomará posse no dia 2 de janeiro, junto com a nova Mesa Executiva. A assinatura do termo de posse será feita na Sala da Presidência, às 11h.

O vereador diz estar entusiasmado para assumir a direção da Casa e afirma já ter traçado metas para o próximo ano. Aproximar a Câmara da população estaria entre uma das principais bandeiras de Holsbach. “Vamos adotar algumas medidas para que a comunidade venha a conhecer o trabalho dos vereadores, que cobre ações e saiba a verdadeira importância do Legislativo”, destaca.

A estruturação e o fortalecimento da Escola do Legislativo também estão entre as principais metas do futuro presidente. O foco seria manter um constante aperfeiçoamento de servidores e vereadores e fazer de Toledo um pólo regional de difusão de conhecimentos técnicos.

“Não podemos nos acomodar. Se hoje temos uma casa considerada modelo no país e uma ótima estrutura de trabalho, precisamos de mais ações para se manter essa posição de respeito”, declara Holsbach.

+ Relatório da 22° Sessão Extraordinária