Empossados 7 suplentes de vereadores

por Paulo Torres publicado 03/12/2014 09h27, última modificação 03/12/2014 09h29
A Câmara Municipal de Toledo empossou sete suplentes de vereadores na sessão da última segunda-feira, dia 2 de setembro, estabelecendo uma marca histórica de integrantes de uma mesma legislatura. Com as posses dos suplentes a legislatura já tem um total de 26 ocupantes da cadeira de vereador, somando os 19 titulares e os suplentes chamados a assumir. Assumiram na segunda-feira 6 suplentes da coligação PP-PRP no lugar de 5 titulares, já que um – Odair Maccari - licenciou-se em seguida, abrindo a vaga ao suplente seguinte, Danilo Gass. Também assumiram os suplentes Ademir Paludo, Paulo Bernardi, Alcídio Pastorio e Mauro Maiorki, todos do PP-Partido Progressista. Assumiu ainda como vereador Gilberto Engelmann, da coligação PV-PSDB.
Empossados 7 suplentes de vereadores

Vereadores e público aplaudiram os suplentes empossados na Câmara




A Câmara Municipal de Toledo empossou sete suplentes de vereadores na sessão da última segunda-feira, dia 2 de setembro, estabelecendo uma marca histórica de integrantes de uma mesma legislatura. Com as posses dos suplentes a legislatura já tem um total de 26 ocupantes da cadeira de vereador, somando os 19 titulares e os suplentes chamados a assumir. Assumiram na segunda-feira 6 suplentes da coligação PP-PRP no lugar de 5 titulares, já que um – Odair Maccari - licenciou-se em seguida, abrindo a vaga ao suplente seguinte, Danilo Gass. Também assumiram os suplentes Ademir Paludo, Paulo Bernardi, Alcídio Pastorio e Mauro Maiorki, todos do PP-Partido Progressista. Assumiu ainda como vereador Gilberto Engelmann, da coligação PV-PSDB, em função da licença de Tita Furlan, do PV. Com sua posse o PSDB elevou sua bancada a três vereadores, o que foi destacado pelos integrantes do partido, Rogério Massing e Expedito Ferreira, pelo fato do partido não ter uma bancada deste porte há mais de dez anos.

A mudança na composição da atual legislatura ocorre por conta da licença coletiva dos vereadores do PP, Eudes Dallagnol, Lúcio de Marchi, Luís Fritzen, Luiz Carlos Johann e Renato Reimann. Todos licenciaram-se por 30 dias, com exceção de Johann, que pediu licença de 60 dias visando cuidar de questões de saúde. Os novos vereadores, após prestar compromisso solene, revezaram-se na tribuna durante a sessão, destacando seus compromissos e bases políticas. Odair Maccari (foto), que teve Odair Maccari.jpg960 votos, foi o primeiro a usar a tribuna, saudando os vereadores e destacando a atitude dos 5 vereadores do PP que licenciaram-se, que considerou um gesto de companheirismo deles, lembrando suas passagens anteriores na Câmara, confirmando pedido de licença do mandato após assumir como suplente, dando vaga a Danilo Gass, que foi empossado na sequência.

Os suplentes destacaram na tribuna sua trajetória e compromissos ao longo dela. Ademir Paludo (foto), que recebeu 733 votos, lembrou sua Ademir Paludo.jpgatuação como líder comunitário e na igreja, destacando a força que a região que representa ganha na Câmara com a posse dos suplentes, completando praticamente um terço dos 19 vereadores com origem e base nos bairros Panorama, São Francisco e imediações. Paulo Bernardi (foto abaixo), que obteve 652 votos, lembrou a importância do agronegócio na economia de Toledo e destacou a Sociedade Rural e a ExpoPaulo Bernardi.jpg Toledo, lembrando ainda ser o primeiro veterinário a assumir cadeira na Câmara Municipal. Alcídio Pastorio (foto abaixo), que recebeu 568 votos e assumiu como líder da Oposição, lembrou sua trajetória política e de sua esposa, que também já foi candidata a vereadora, com 900 votos, destacando a sua chegada à Câmara Municipal, com pouco mais da metade dos votos dela. Ele Alcídio Pastorio.jpglembrou os vereadores com quem já atuou, especialmente na área religiosa, destacando também o trabalho realizado com os idosos em sua trajetória, além da gratidão ao PP pela decisão da licença coletiva. Mauro Maiorki (foto abaixo), que teve 553 votos, disse estar orgulhoso de tomar posse, destacando sua surpresa com a oportunidade e a trajetória como secretário de Esportes por 16 anos, agradecendo aos 556 Mauro Maiorki.jpgeleitores que lhe deram a oportunidade de assumir como suplente, além das lideranças que se dedicaram à sua primeira campanha e dizendo que pretende aprender muito sobre o papel do vereador e seu significado para a comunidade.

Danilo Gass (foto abaixo), que teve 532 votos e assumiu como líder do PP na Câmara, agradeceu à sua família e lembrou sua atuação na área empresarial, inclusive junto à Associação Comercial Danilo Gass.jpge Empresarial de Toledo, e destacou a importância da micro e pequena empresa, que gera a grande maioria dos empregos no Brasil, além de muitos tributos. Para ele o gesto dos vereadores titulares mostra o que é companheirismo. Ele também disse que é preciso valorizar a micro e pequena empresa, que representa 99,1% das empresas e 60% dos empregados e apenas 20% do PIB. Afirmou que elas são 6 milhões de empresas mas sua mortalidade no primeiro ano atinge 37% e até 5 anos chega a até 70% e este período na Câmara Municipal também deve ser utilizado neste sentido. Destacou que tem consciência que se for feita a comparação da microempresa elas dão um show na geração de emprego e rentabilidade mas apanham muito e precisam se unir mais para usar a força que têm. Gilberto Engelmann (foto), agradeceu a humildade do Gilberto Engelmann.jpgvereador Tita Furlan ao licenciar-se, destacando que ninguém consegue chegar sem a ajuda dos companheiros, além de seus familiares, lembrando ainda o parentesco com o presidente da Câmara, Adriano Remonti. Disse que não é fácil colocar o nome à disposição, nem assumir uma situação partidária e muito menos bater na porta das casas levando uma candidatura e defendendo um candidato a prefeito. Lembrou ter sido sua segunda campanha, tendo alcançado 531 votos na primeira e agora 837 votos, mesmo com mais candidatos a vereadores, agradecendo ao ex-prefeito José Carlos Schiavinato e dizendo que está na Câmara para contribuir com a população.