Câmara de Toledo faz silêncio por execução de vereadora

por Paulo Torres publicado 16/03/2018 11h30, última modificação 19/03/2018 16h09
A Câmara de Toledo realizou um minuto de silêncio durante sessão extraordinária nesta sexta-feira, dia 16, a partir das 9h, pela morte da vereadora carioca Marielle Franco. A homenagem foi solicitada pelo vereador Leoclides Bisognin e inicialmente ficaria para a sessão ordinária, segunda-feira, mas foi antecipada a pedido da vereadora Olinda Fiorentin, que apontou a repercussão mundial do atentado. A vereadora carioca foi morta com vários tiros na cabeça na noite de quarta-feira, dia 14, no Rio. Ela estava num carro e foi morto também o motorista, Anderson Pedro Gomes.
Câmara de Toledo faz silêncio por execução de vereadora

Vereadores fizeram minuto de silêncio em homenagem à vereadora assassinada no Rio

A Câmara Municipal de Toledo realizou um minuto de silêncio pela morte da vereadora carioca Marielle Franco durante sessão extraordinária nesta sexta-feira, dia 16, a partir das 9h. A homenagem foi solicitada pelo vereador Leoclides Bisognin e inicialmente o presidente Renato Reimann propôs sua realização na sessão ordinária, segunda-feira, mas foi antecipada a pedido da vereadora Olinda Fiorentin, que apontou a repercussão mundial do atentado. A vereadora carioca foi morta com vários tiros na cabeça na noite de quarta-feira, dia 14, no Rio, quando retornava de um encontro com mulheres negras na área central. Ela estava num carro e foi morto também o motorista, Anderson Pedro Gomes, que foi atingido nas costas.

Marielle Franco era ativista e foi eleita vereadora com 46 mil votos, assumindo na Câmara do Rio ano passado como o quinto mais votado entre os 51 eleitos, sendo duas mulheres. Filiada ao PSOL, ela foi assessora do deputado estadual Marcelo Freixo após iniciar militância anos atrás a partir da morte de uma amiga por bala perdida.

Primeira votação

A sessão extraordinária apreciou quatro projetos de leis tratando do reajuste de 1,8738% aos servidores municipais de Toledo e ainda de remanejamentos orçamentários visando ajustes quanto a repasses estadual para equipamentos do Hospital Regional e federal para a pista de arrancada. O reajuste dos servidores está previsto no Projeto de Lei nº 35, enquanto os Projetos de Leis 36, 37 e 38 fazem ajustes orçamentários, alterando o PPA-Plano Plurianual, LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias e a LOA-Lei Orçamentária Anual para adequar as peças orçamentárias em razão da criação de projeto/atividade para devolução de recursos pela Secretaria da Saúde, os quais foram destinados pela Secretaria Estadual da Saúde visando a aquisição de equipamentos para o Hospital Regional. A devolução do que sobrou visa regularizar a situação para a obtenção de novos recursos. As alterações incluem criação de dotação especial para prestação de contas ao Ministério dos Esportes, visando devolver recursos destinados à construção do retorno da Pista de Arrancada, além da adequação dos recursos da Secretaria da Saúde. A votação final dos quatro projetos, aprovados por unanimidade pelos 14 vereadores presentes, será na sessão ordinária de segunda-feira, dia 19 de março.