Câmara aprova R$ 2,2 milhões para centro industrial

por Paulo Torres publicado 25/05/2017 10h45, última modificação 26/05/2017 11h10
A Câmara Municipal aprovou a destinação de R$ 2,2 milhões para o Parque Industrial João Bortolotto, junto à Avenida Egydio Gerônimo Munaretto. A destinação está prevista no Projeto de Lei nº 56, que autoriza créditos adicionais suplementar e especial no valor de R$ 2,879 milhões e foi aprovado em turno final na segunda-feira, dia 22. Em extraordinária no dia 18 também foi votado e aprovado em turno final o Projeto de Lei nº 51, que autoriza créditos adicionais suplementar e especial no valor de R$ 1,19 milhão.
Câmara aprova R$ 2,2 milhões para centro industrial

Projeto que libera novos recursos para centro industrial teve aprovação final na sessão de segunda-feira

A Câmara Municipal aprovou a destinação de R$ 2,2 milhões para a execução da infraestrutura no Parque Industrial João Bortolotto, junto à Avenida Egydio Gerônimo Munaretto. A destinação está prevista no Projeto de Lei nº 56, que “autoriza o Executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementar e especial no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2017” no valor de R$ 2,879 milhões e foi aprovado em primeira votação em sessão extraordinária na quinta-feira, dia 18, e em turno final na sessão de segunda-feira, dia 22. Na extraordinária do dia 18, às 14h, também foi votado e aprovado em turno final o Projeto de Lei nº 51, que “autoriza o Executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementar e especial no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2017” no valor de R$ 1,19 milhão.

O PL 56 prevê um crédito adicional suplementar no valor de R$ 2.854.710,69, dos quais R$ 2,2 milhões para a execução da infraestrutura no Parque Industrial João Bortolotto, junto à Avenida Egydio Gerônimo Munaretto. O centro industrial foi iniciado em 2014 e com os novos investimentos receberá a infraestrutura necessária para abrigar empresas industriais. O projeto prevê que sejam disponibilizados no local 55 terrenos para indústrias em uma área total de cerca de 93 mil m² situada junto à avenida que faz a ligação entre a BR 467 e a PR 585. Para isso os vereadores apreciaram o remanejamento de recursos de R$ 2,2 milhões para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, para a execução da infraestrutura no Parque Industrial João Bortolotto.

Para isso foram aprovados pela Câmara Municipal créditos orçamentários de R$ 2,879 milhões, sendo R$ 2.232.645,12 para obras e instalações para implantação de unidades industriais, atendendo a Mensagem nº 45 do prefeito Lucio de Marchi, de 11 de maio. Nos recursos está o crédito adicional suplementar de R$ 2.294.293,68 no orçamento da administração direta e mais R$ 560,4 mil no Funrebom e crédito adicional especial no valor de R$ 25 mil. A origem dos créditos está em R$ 1,918 milhão de cancelamentos na administração direta e R$ 400,9 mil de superávit do exercício anterior da Cosip - Contribuição de Iluminação Pública.

Já o Projeto de Lei nº 51 “autoriza o Executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementar e especial no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2017” no valor de R$ 1,19 milhão. O PL 51 prevê crédito adicional suplementar de R$ 1,1549 milhão e crédito adicional especial no valor de R$ 48,4 mil, tendo como fontes cancelamentos parciais de R$ 166 mil e superávit financeiro de exercício anterior, especialmente R$ 1 milhão da AFD e ainda R$ 3,6 mil de rendimentos de aplicação financeira.

O PL 51 foi encaminhado pelo prefeito Lucio de Marchi à Câmara em 4 de maio para inclusão de recursos de superávit da Operação de Crédito Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), para aquisição de equipamentos para o aterro sanitário, aquisição de sistemas e equipamentos para irrigação do viveiro e para a urbanização da Rua Cerro Corá; inclusão de recursos de superávit e excesso de arrecadação na Secretaria da Saúde, para a UBS da Vila Paulista. A proposta também visa, segundo o Executivo, remanejamento de recursos da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família para pagamento de estagiários; remanejamento de recursos da Secretaria da Administração, para aquisição de software e adequação dos orçamentos das diversas secretarias municipais para a manutenção de suas atividades. O PL 51 foi aprovado em primeiro turno na sessão ordinária de 15 de maio e votado em turno final na sessão extraordinária de quinta-feira, dia 18.